tag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post2254884100171025570..comments2024-03-28T22:31:53.123+00:00Comments on velharias: O modernismo dos ratinhosLuisYhttp://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comBlogger9125tag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-80050317749102095002011-06-17T19:44:29.302+01:002011-06-17T19:44:29.302+01:00Vamos lá a ver se tenho algum tempo para comentar ...Vamos lá a ver se tenho algum tempo para comentar o teu post que me encanta pelas analogias que teces.<br />E também porque exploras os campos da abstracção versus figurativismo.<br />As teorias que tentam encontrar caminhos que levam da abstracção ao figurativo e vice-versa são absolutamente fascinantes e vários historiadores debruçaram-se sobre eles. <br />É aceite que as primeiras manifestações de grafismos tinham como base a observação de marcas deixadas sobre superfícies ou ossos, por exemplo, feitas ao acaso por instrumentos cortantes, que repetidas com base na aparente simetria que se via na natureza deu lugar à repetição de elementos que talvez criassem inicialmente padrões geométricos. Claro que a par deste acaso algo aleatório deve ter surgido outra manifestação já intencional, como era o caso das marcas de mãos. <br />Há pois dois campos iniciais de grafismos, um de cariz intencional e significante e outro aleatório que iniciou uma aproximação à geometria mais abstracta, mas com capacidades estéticas muito fortes, geometria esta que deu origem mais tarde à criação de formas relacionadas a necessidades bastante mais prosaicas como por exemplo a necessidade de contagem.<br />Por sua vez, o figurativismo, quando estilizado e levado à sua simplificação máxima, entra dentro do campo abstracto, que, ainda assim, denomino de significante, pois tem como base algo figurativo, como é o caso do cubismo, que procurou a aproximação à tridimensão a partir da exploração de vários pontos de vista bidimensionais.<br />Bem, como não quero escrever aqui um texto exploratório deste assunto (daria muito trabalho agora entrar por este campo, apesar de fascinante) só gostaria de comentar que a abstracção apresenta várias vertentes, algumas puramente geométricas e com conotações algo distantes do figurativismo, outras tendo como base o figurativismo, a sua simplificação intencional obrigou à perda do significante primordial.<br />Aliás, é curiso verificar que a arte oscila entre um figurativismo e a sua simplificação/estilização de tendência abstracta e vice-versa.<br />Peço-te desculpa por todo este arrazoado, mas é um tema que me é caro e sobre o qual agora iria escrever durante um tempo que não possuo.<br />No entanto, as peças que apresentas são muito interessantes, e noto com surpresa que a primeira foi produzida numa data algo mais próxima do que estaria à espera (se é que se pode esperar alguma coisa neste campo).<br />ManelAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-41161060589560152082011-06-16T23:42:46.012+01:002011-06-16T23:42:46.012+01:00Cara If
Registei as suas informações e só lhe agr...Cara If<br /><br />Registei as suas informações e só lhe agradeço partilha-las com esta comunidade de bloguers<br /><br />AbraçosLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-61878442534307192372011-06-16T23:28:15.043+01:002011-06-16T23:28:15.043+01:00Caro Fábio, o nosso amigo carioca
O seu comentári...Caro Fábio, o nosso amigo carioca<br /><br />O seu comentário é oportuno. De facto, aquele quadriculado lembra alguns padrões de azulejos.<br /><br />Sabe uma coisa? Esse mesmo prato também me recorda algumas decorações a canela que se fazem no arroz doce. <br /><br />AbraçosLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-89577778953157796812011-06-16T23:24:31.021+01:002011-06-16T23:24:31.021+01:00Cara Idanhense
já recebi os seus ratinhos, mas ai...Cara Idanhense<br /><br />já recebi os seus ratinhos, mas ainda gostava de olhar para eles com mais atenção. Depois lhe direi qualquer coisa, mas julgo que as suas peças poderão acrescentar mais aos nossos conhecimentos sobre esta faiança<br /><br />AbraçosLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-44002056742253432882011-06-16T23:22:22.243+01:002011-06-16T23:22:22.243+01:00Cara Maria Andrade
De facto neste post estiveram ...Cara Maria Andrade<br /><br />De facto neste post estiveram em causa os caminhos da abstracção percorridos pela arte, que estes belos exemplares de ratinhos tão exemplificaram. Ainda hoje conversei ao trelefone com o Manel sobre este assunto, que anda cheio de trabalho na escola, para vir cá comentar e chamou-me a atenção para dois processos distintos de abstracção, que encontramos nestes ratinhos. O primeiro é aquele que tende a simplicar em meia duzia de traços essenciais as figuras da natureza. São os casos daqueles pratos com a figura que parece um saltimbanco ou aquele com uma flor muito estilizada.<br /><br />O segundo caminho da abstração é aquele que nunca pretendeu representar nada. São as figuras e padrões geométricos em que os artistas se deliciam a pintar como se nada mais tivessem para fazer. São os casos do último prato e do quadriculado que a Maria Andrade gostou tanto.<br /><br />Em todo o caso, aguardemos o comentário do manuel que irá enriquecer este tema da abstração na arte que é simultaneamente velho como o mundo e ao mesmo tempo moderno,<br /><br />AbraçosLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-67322375094881628852011-06-16T17:31:26.001+01:002011-06-16T17:31:26.001+01:00Olá Luís
Dos humildes "Ratinhos" ao fabu...Olá Luís<br />Dos humildes "Ratinhos" ao fabuloso Picasso! Extraordinária a comparação entre a genialidade dos artistas. Quão bem se enquadram o traço ingénuo do "Janota", no seu passeio pela Avenida, com a serenidade da Família de Saltimbancos.Foi de mestre esta sua analogia.<br />Respeitando, embora, outras opiniões, penso que há uma linha de continuidade entre algumas decorações de peças Brioso, que mostram figuras femininas, e certas ornamentações de pratos Ratinhos, nomeadamente as imagens das "Bellas", de origem italiana, cujas elaboradas roupagens e coifas passaram a ser interpretadas livremente pelos modestos pintores portugueses. Estas figuras, por demonstrarem uma maior precisão no traçado e um esquema decorativo mais organizado poderão ser datadas do primeiro terço do século XIX.A paleta de cores incidia nos verdes e manganés.<br />Cumprimentos<br />if.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-11418028226438682912011-06-16T14:16:16.785+01:002011-06-16T14:16:16.785+01:00Que peças LINDAS! Fiquei encantando pelo com decor...Que peças LINDAS! Fiquei encantando pelo com decoração xadrez, que de certa forma me lembra padrões de azulejos.<br />Ótimas as correlações em seu post.<br />abraços!Fábio Carvalhohttps://www.blogger.com/profile/09416966303538609228noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-50421286385958300162011-06-15T17:53:04.468+01:002011-06-15T17:53:04.468+01:00Olá Luís , muito interessantes estes "ratinho...Olá Luís , muito interessantes estes "ratinhos " assim como o paralelismo que estabelece . Destes não tenho nenhum, mas são de,de facto , encantadores .<br /> Espero que tenha recebido por email alguns dos meus que creio serem do séc. XIX . mas , dir-me-à . Desculpe a minha ousadia .<br /> Ab.<br /> QuinaIdanhense sonhadorahttps://www.blogger.com/profile/07030706632396648721noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-78631812530560561642011-06-15T14:45:49.258+01:002011-06-15T14:45:49.258+01:00Olá Luís,
Não me canso de o repetir, mas a verdade...Olá Luís,<br />Não me canso de o repetir, mas a verdade é que graças a si e à amável cedência de fotografias das suas seguidoras misteriosas, notáveis colecionadoras de faianças, vamos aqui tendo uma amostragem bastante exaustiva da diversidade das faianças ratinho.<br />Segundo já li, e penso que o Luís também já referiu, os motivos geométricos nestas faianças antecederam a representação de figuras - humanas, de animais ou de plantas - por isso neste caso caminhou-se do abstrato para o figurativo, ao contrário do que aconteceu nas artes plásticas, o que é muito curioso.<br />Vi há pouco tempo à venda pratos semelhantes ao primeiro e ao último, mas há sempre diferenças. De todos, o que constitui para mim novidade em ratinhos é o do quadriculado, tão rústico, mas tão moderno! <br />Agradeço mais este acrescento ao meu conhecimento de ratinhos e o ótimo recreio para a minha vista.<br />Um abraçoMaria Andradehttps://www.blogger.com/profile/06494904903124630572noreply@blogger.com