tag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post8622817227283816311..comments2024-03-28T22:31:53.123+00:00Comments on velharias: Um desenho de Francesco BartolozziLuisYhttp://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comBlogger13125tag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-84336479664516639132015-05-12T15:37:39.607+01:002015-05-12T15:37:39.607+01:00Boa tarde. Tenho gravuras de Bartolozzi para venda...Boa tarde. Tenho gravuras de Bartolozzi para venda. Interessa?José Quintanilha Mantashttps://www.blogger.com/profile/10176065912524580768noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-37677281775684843422012-02-29T09:13:53.561+00:002012-02-29T09:13:53.561+00:00Volto aqui para agradecer, em primeiro lugar ao Jo...Volto aqui para agradecer, em primeiro lugar ao Joaquim Malvar a referência que faz ao meu post e a informação que aqui deixou sobre a Angelica Kaufmann e o Vieira Portuense como mediadores da vinda de Bartollozzi para Portugal, algo que desconhecia; ao Joka por nos ter permitido aceder a um acervo magnífico de obras de Bartollozzi.<br />CumprimentosMaria Andradehttps://www.blogger.com/profile/06494904903124630572noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-66136000084497281432012-02-28T17:49:17.447+00:002012-02-28T17:49:17.447+00:00Cara Quina
Muito obrigado pelas suas palavras sim...Cara Quina<br /><br />Muito obrigado pelas suas palavras simpáticas.<br /><br />abraçosLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-88351679587028570852012-02-28T17:48:21.946+00:002012-02-28T17:48:21.946+00:00Manel
De facto, julgo que o Bartolozzi foi apanha...Manel<br /><br />De facto, julgo que o Bartolozzi foi apanhado pelos acontecimentos em Portugal, o que deve ter tramado os seus planos de uma reforma sossegada num País com um clima melhor que o inglês. <br /><br />Esqueci-me aqui de referir que o período que se segue ao início das invasões francesas é tão mau em termos econónicos, que havia falta de papel e os artistas desenham nas costas de folhas impressas ou colavam 3 e 4 pedaços de papel velho para formar um todo. Vi um exemplo disso na exposição sobre o Cyrillo Volkmar Machado no Museu Nacional de Arte Antiga. Este exemplo é para reforçar a ideia que o Bartolozzi se teve que dedicar à estampa religiosa para sobreviver.LuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-33645046368379729432012-02-28T17:18:31.082+00:002012-02-28T17:18:31.082+00:00Limito-me a agradecer ao Luís e ao Joca ,pela &quo...Limito-me a agradecer ao Luís e ao Joca ,pela "riqueza"que aqui nos deixaram .<br /> Bem hajam<br /> QuinaIdanhense sonhadorahttps://www.blogger.com/profile/07030706632396648721noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-1882575022774901802012-02-28T17:16:57.464+00:002012-02-28T17:16:57.464+00:00Limito-me a agradecer ao Luís e ao Joca ,pela &quo...Limito-me a agradecer ao Luís e ao Joca ,pela "riqueza"que aqui nos deixaram .<br /> Bem hajam<br /> QuinaIdanhense sonhadorahttps://www.blogger.com/profile/07030706632396648721noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-10216222951161942882012-02-27T23:09:05.985+00:002012-02-27T23:09:05.985+00:00O desenho, de per si, é um exemplar algo esquemáti...O desenho, de per si, é um exemplar algo esquemático, destinado a usar como código de execução duma gravura. <br />Que o artista tinha uma segurança de traço é inquestinável, mas também outra coisa não seria de esperar, face à sua profissão, à sua carreira de sucesso e ao facto de, nos primeiros anos, ter iniciado a sua aprendizagem como pintor.<br />Para lá do que se poderia encontrar numa pesquisa na net, não saberia escrever nada mais sobre este autor.<br />No entanto, em conversa com o Luís, conjeturámos sobre o que teria feito um artista desta envergadura europeia acabar os seus dias aqui, um país periférico e meio esquecido, sobretudo em inícios do século XIX, quando o apogeu económico já tinha passado, e, em termos de liderança cultural, nada se passava por aqui. <br />Ainda estávamos a recuperar de uma calamidade terrível, o terramoto de 1755, e o brilho intelectual do casal real, João VI e a infame Carlota Joaquina não tinha nada a salientar. Eram um casal burguês, em que nenhum deles estava preparado para assumir o papel real, sendo de salientar que, ela, comportava-se de forma absolutamente lamentável. <br />Que Bartolozzi foi, logo de início, um artista de monta, mostra-o a quantidade de trabalhos que executou em Itália, país onde laborou até quase aos 40 anos de idade, sobretudo em Veneza e Roma; a sua qualidade e, julgo, ambição, leva-o, aos 39 anos, até Londres, onde irá viver os 40 anos seguintes.<br />Deste período data a maior parte da sua obra, e, aqui, atingiu igualmente o apogeu da sua carreira. <br />Deverá ter experimentado um sucesso fora do vulgar pois, para lá de ser eleito membro fundador da Real Academia, foi apontado também "gravador do rei", posto influente e significativo da sua grande qualidade.<br />Maior a minha curiosidade quando sei que, aos 77 anos de idade, resolve trocar Londres por Lisboa; foi graças ao Joaquim Malvar que consegui resolver uma das peças que faltava no puzzle: a relação de ambos, Angela Kauffmann e Bartolozzi, a Vieira Lusitano. <br />Assim, tal como Joaquim Malvar mencionou, parti do princípio que o conhecimento entre a artista e Vieira Portuense deve ter contribuído para a entrada de Bartolozzi em Portugal; não obstante, tal facto não deve ser linear, e continuo a estranhar esta transição entre Londres e Lisboa.<br />Em Londres, face ao cargo que detinha como "gravador do rei", era-lhe atribuído um salário de 300 libras anuais (segundo o site: http://www.measuringworth.com/ukcompare/, esta quantia, em dinheiro atual, equivaleria a cerca de 300.000 libras, ou seja, cerca de 350 000 euros ...), assim, vir para Lisboa equivaleria a quê? <br />Seguramente não teria falta, nem de dinheiro nem de posição, muito menos de trabalho ou fama, então qual a razão?<br />Claro que, aqui em Lisboa, ainda viveu 6 anos sob proteção real, e ocupou o cargo de diretor da Academia Nacional, após o que, dada a fuga da família real para o Brasil (os ratos são sempre os primeiros a abandonar o navio), deverá ter ficado na penúria e sujeito a condições de vida pouco seguras.<br />Não pode, ou não quis, acompanhar a corte em fuga, pois era já um homem com 83 anos, e possivelmente debilitado.<br />Tão pouco deverá ter achado viável sair do país, face a uma Europa posta a ferro e fogo pelo louco e bélico Napoleão (sim, sei que a ele se devem o estabelecimento das primeiras constituições, mais democráticas, que passaram a governar as nações, corroendo o poder absolutista do "ancien régime", mas a que preço!!!), por isso deve ter decidido deixar-se ficar e ... assim viveu mais 7 anos, com certeza mergulhado em grave situação económica, até à sua morte, aos 90 anos. <br />Mas a sua vinda criou no país escola, a qual deixou obra de qualidade que, afinal, ainda hoje perdura! Há gente que vem por bem! <br />Gostei muito que tivesses aqui deixado a gravura retratando Thomas More, um homem, escritor e pensador, por quem nutro o maior apreço!<br />Sem saber muito bem o que escrever, acabei por desfraldar aqui um relambório ... sou incorrígivel!<br />ManelAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-63953567325562390812012-02-27T22:55:16.858+00:002012-02-27T22:55:16.858+00:00Caro Joca
Muito obrigado. Esse link é fantástico e...Caro Joca<br />Muito obrigado. Esse link é fantástico e Faculdade de Ciências da Universidade do Porto está de parabéns por ter digitalizado este fundo. Felizmente que há instituições públicas a desenvolver trabalhos estupendos na área da digitalização. O link fica aqui registado.<br /><br />Mais uma vez obrigado e um abraçoLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-86529739702927287352012-02-26T23:30:59.311+00:002012-02-26T23:30:59.311+00:00Caríssimos e caríssimas: aqui deixo ficar o link d...Caríssimos e caríssimas: aqui deixo ficar o link do Fundo Antigo da Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que digitalizou apenas 136 gravuras de Bartolozzi: http://www.fc.up.pt/fa/index.php?p=nav&f=fico.f_bartolozzi.capa. Sei que são poucas mas é melhor que nada, certo ;)Jokanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-32424926525759295262012-02-26T00:58:10.133+00:002012-02-26T00:58:10.133+00:00Caro Joaquim
Fico a aguardar as suas imagens. Ap...Caro Joaquim <br /><br />Fico a aguardar as suas imagens. Aproveitei para fazer uma pesquisa sobre Angelica kauffman cuja existência desconhecia e fui ter ao site da Royal Academy de Londres, instituição de que ela é um dos membros fundadores e numa das páginas mostra parte da sua obra e algumas das suas pinturas passadas a gravura por Bartolozzi.<br /><br />http://www.racollection.org.uk/ixbin/indexplus?_IXACTION_=file&_IXFILE_=templates/full/person.html&_IXTRAIL_=Names%A0A-Z&person=5750<br /><br />Obrigado e um abraçoLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-27159641513499410772012-02-25T00:45:55.354+00:002012-02-25T00:45:55.354+00:00Olá luís!
Fiquei encantado mais uma vez com o seu...Olá luís!<br /><br />Fiquei encantado mais uma vez com o seu post e hoje particularmente porque sobre Bartolozzi.<br />Já agora, permita-me também deixar aqui apreço pelo também muito bom trabalho da Maria Andrade, sobre Bartolozzi.<br />Curioso foi como aconteceu a vinda de Barolozzi para Portugal. Angelica kauffman era amiga comum de Vieira Portuense e de <br />Bartolozzi e é através desta que Vieira Portuense conhece Bartolozzi e muito contribuiu este para que ele viesse para <br />Portugal.<br />Aprendi quando era jovem a apreciar Bartolozzi com uma tia minha que também era uma sua admiradora.<br />Vou-lhe enviar por e-mail fotos de gravuras do período, italiano, inglês e português.<br />Também lhe envio uma outra foto de uma pintura possívelmente de Vieira Potuense. <br /><br />Um abraço <br />JMalvarJoaquim Malvar Azevedohttps://www.blogger.com/profile/03839610948591400683noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-37477363956871902342012-02-24T23:05:59.661+00:002012-02-24T23:05:59.661+00:00Maria Andrade
Recordo-me perfeitamente do seu pos...Maria Andrade<br /><br />Recordo-me perfeitamente do seu post sobre Bartolozzi. Confesso-lhe até que pouco ou nada sabia dele antes de ler o seu post. Depois de disso passei-me a interessar-me por este artista italiano e comecei a perceber as influências do trabalho dele junto dos gravadores portugueses, através de estampas minhas e do Manel.<br /><br />Depois surgiu este desenho enviado pela seguidora misteriosa e foi a oportunidade para perceber melhor o que era um gravador, uma espécie de tradutor, condenado a seguir e adaptar um original, mas imprimindo qualquer coisa de novo na obra.<br /><br />Sabe uma coisa? no fundo estes blogs são como aqueles romances do século XIX feitos a meias por dois escritores. Um faz um capítulo, o outro continua-o e depois o primeiro volta a apanhar novamente a história e assim sucessivamente.<br /><br />BjosLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-4957115295048217082012-02-24T19:01:41.796+00:002012-02-24T19:01:41.796+00:00Mais um post muito interessante, Luís, e mais uma ...Mais um post muito interessante, Luís, e mais uma vez também graças à inestimável colaboração da Seguidora Misteriosa.<br />Gostei muito de ver este desenho do Cristo assinado por Bartollozzi e também as imagens dos outros trabalhos dele que aqui acrescentou.<br />Deve estar lembrado que dediquei um post a Bartollozzi há pouco mais de um ano e considero os dois posts, este seu e o meu, muito complementares. <br />Aqui não refere a carreira brilhante deste gravador em Inglaterra, onde viveu e trabalhou durante 40 anos, a maioria deles ao serviço do rei George III, e onde foi contactado para vir para Portugal, mas refere o tipo de trabalho que ele cá desenvolveu mais a partir de 1808, e aspetos técnicos que não me ocorreriam, como o trabalho de desenhar e de passar o desenho para a placa de cobre e as considerações acerca da traição ao trabalho original que necessariamente tem lugar ao ser interpretado pelo gravador.<br />“Traduttore, Tradittore” é uma máxima que sempre se usava e explicava nas aulas de Técnicas de Tradução, mas nunca tinha pensado nela em relação ao trabalho dos gravadores...<br />Segundo a minha principal fonte para esse post de Janeiro de 2011, “Francesco Bartollozzi, R.A. - A biographical sketch”, sobretudo no período em que ele trabalhou na oficina de Wagner, em Veneza, dedicou-se também à produção de desenhos originais e revelava muita mestria no desenho de corpos, sobretudo de figuras clássicas. Tinha aprendido desenho na juventude com um artista inglês nascido na Flandres e desenvolveu muito essa vertente artística. <br />Por isso, este desenho deve ser mesmo um original dele, embora talvez dum período muito mais tardio, já da fase da vida em Portugal.<br />Deu-me muito prazer revisitar Bartollozzi e acho que são estas trocas de ideias e de conhecimentos que nos vão enriquecendo e proporcionando uma abrangência cada vez maior destes assuntos.<br />Um abraço e bom fim de semanaMaria Andradehttps://www.blogger.com/profile/06494904903124630572noreply@blogger.com