tag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post981671455874642270..comments2024-03-28T22:31:53.123+00:00Comments on velharias: Faiança Portuguesa: comparar sem concluírLuisYhttp://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-26162736460066733492016-10-29T10:45:10.440+01:002016-10-29T10:45:10.440+01:00Vi o seu blogue sobre faiança e tenho um bule de c...Vi o seu blogue sobre faiança e tenho um bule de caldo antigo que gostava de saber a sua opinião e de possíveis colecionadores que estejam interessados. Como posso fazer para enviar fotos? ObrigadaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-47400056613192505992016-07-21T15:50:30.931+01:002016-07-21T15:50:30.931+01:00Maria Paula
Comecei a escrever o blog precisament...Maria Paula<br /><br />Comecei a escrever o blog precisamente com o objectivo de arrumar ideias sobre faiança portuguesa e ao longo destes anos todos, nesse processo de aprendizagem devo ter dito uns quanto disparates, mas julgo que eu e as pessoas que formaram um círculo de blogs sobre faiança e cerãmica aprendemos a ser cautelosos, modestos, pois não somos investigadores e sobretudo a estarmos atentos às novas publicações que vão fazendo luz sobre faiança portuguesa.<br /><br />Concordo consigo, quando refere a responsabilidade de escrever na net. É um acto público e se não tivermos uma atitude responsável e cuidadosa corremos o risco de lançar na rede conteúdos deturpados, que são tomados por certos pelo público de colecionadores amadores. Aliás, mudando agora um bocadinho de assunto, a forma desabrida como hoje se escreve nas redes sociais choca-me imenso. Agora sempre que abro o facebook só vejo mulheres e homens de classe média, que tem empregos respeitáveis e família a apelar ao ódio contra os muçulmanos, a escrever coisas como "matem-nos a todos" ou "expulsem-nos da Europa", sem pensarem duas vezes sequer que essa incitação à violência se pode um dia virar contra eles próprios. Escrever numa rede social é um acto publico e há que fazê-lo com responsabilidade.<br /><br />O prato é do Manel e a chávena e o pires são meus. Tem razão no que diz sobre a chávena, que apesar do seu ar ingénuo reproduz um formato da cerâmica europeia. Ficamos a aguardar pelo seu prato com o passarinho <br /><br />Bjos<br />LuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-15243410780026508242016-07-21T15:15:32.840+01:002016-07-21T15:15:32.840+01:00Margarida
Margarida
Talvez por ser tão simples e...Margarida<br /><br />Margarida<br /><br />Talvez por ser tão simples esta chávena não chamou, nem prendeu as atenções do vendedor ou potenciais clientes e por essas razões comprei-a um belíssimo preço.<br /><br />Um abraçoLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-64017413654846506432016-07-21T15:12:20.952+01:002016-07-21T15:12:20.952+01:00Manel
Este post partiu de uma associação estética...Manel<br /><br />Este post partiu de uma associação estética. Por uma intuição qualquer achei que esta minha chávena e o teu prato casavam bem e quando fiz as fotografias o resultado foi tão feliz, que resolvi escrever este post. Mas estas associações estéticas poderão não querer dizer nada. Correspondem a um gosto de uma determinada época. <br /><br />Apesar de evitar cuidadosamente ser sentencioso no que escrevo, o post é também uma reflexão sobre a cautela que há que ter nas atribuições.<br /><br />Um abraçoLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-47728025922161172402016-07-21T10:24:45.042+01:002016-07-21T10:24:45.042+01:00Caro Luís
É desde sempre que conheço a sua preocup...Caro Luís<br />É desde sempre que conheço a sua preocupação com as atribuições precipitadas e sem fundamento das peças não marcadas. Fiz este princípio meu. E quanto mais vou lendo opiniões abalizadas, mais me calo, limitando-me-me a desfrutar da beleza das peças ou a conjeturar intimamente sobre uma série de coisas. Muitas pessoas não tomaram ainda consciência da responsabilidade do que é escrever na net. Num ápice, uma informação errada é difundida, induzindo em erro de forma permanente toda uma multidão que hoje pesquisa aqui os mais variados assuntos. Pessoalmente, redobro cuidados com a informação que recolho aqui na net filtrando as minhas fontes.<br />Parabéns ao Manel pelas belíssimas peças. A chávena, que na forma me parece inspirada em alguma faiança inglesa é um encanto e certamente destinada a uma classe social mais elevada.Penso que entre as camadas mais populares não haveria o hábito do uso de loiça assim tão específica.<br />--<br />Tenho um prato com um passarinho com corpo de peixe :) Vou mostrá-lo no meu blog.<br /><br />bjs<br /><br /><br />Maria Paulahttps://www.blogger.com/profile/03507989233990868735noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-22285837390980673542016-07-21T09:58:33.238+01:002016-07-21T09:58:33.238+01:00Bem interessante. A chávena é linda. Bom dia!Bem interessante. A chávena é linda. Bom dia!Margarida Eliashttps://www.blogger.com/profile/04571760382233074903noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-23886480038401422902016-07-19T21:37:26.231+01:002016-07-19T21:37:26.231+01:00Realmente o meu prato casa perfeitamente com a tua...Realmente o meu prato casa perfeitamente com a tua chávena e pratinho. São motivos que não estão distantes na conceção, mas isso não significa nada; vem mais mais vez confirmar que os pintores de faiança, portugueses, são mestres nas artes do desenho e com uma criatividade que me faz inveja. <br />Creio que se deviam inspirar, ou mesmo copiar mutuamente ou deveriam mesmo passar de fábrica para fábrica consoante as necessidades e as conveniências, levando consigo desenhos e estilos; diferentes fábricas pertenceram muitas vezes ao mesmo dono, ou foram por vezes herdeiras de outras que fecharam; os entrepostos de venda de louça serviam várias fábricas, por isso, era lógico que cada uma sabia perfeitamente o que se fazia noutra qualquer, sabendo mesmo os desenhos que eram mais populares, porque se vendiam melhor, enfim, a confusão do estudo das faianças é um mundo que só se poderá vislumbrar mediante estudos fiáveis, porque científicos, levados a cabo por gente igualmente fiável.<br /><br />Quanto a saber de onde estas peças que apresentas serão, bem, se não estão marcadas, podem ser de qualquer lugar e de lugar nenhum. Pode-se dar algum palpite quanto à região, mas até nisso as coisas não são claras, como tivemos hipótese de ver, mais uma vez, no livro sobre a cerâmica de Vilar de Mouros.<br /><br />Claro que todos nós conhecemos pessoas, algumas até muito respeitáveis, que pululam ao nosso redor, e que possuem a capacidade fantástica de não ter dúvida alguma (de salientar um ex-primeiro ministro, depois presidente da república, que tinha esta caraterística, e viu-se no que deu este figurão!!!), enchem a net de atribuições às "três pancadas", normalmente suspeitosa, só porque possuem a estranha veleidade de dar a entender aos outros que são "dótores" no negócio das atribuições (vá-se lá saber porquê!).<br /><br />Claro que lastimo as pessoas que vão nestas atribuições avulsas, porque, na verdade, a culpa não é totalmente delas; é que, na verdade, não há muita gente a saber sobre faiança, e as que sabem, com medo de errar, falam pouco e só quando possuem alguma base sustentável, pois, infelizmente, a nossa faiança raro se encontra marcada, como sucede com a inglesa, onde praticamente tudo se sabe e de uma forma bastante fiável.<br /><br />Assim, haverá, infelizmente, muita gente incauta que acredita nos vendedores da banha da cobra, sempre com a "boca aberta", espalhando e difundindo o erro como se de certezas fossem. Paciência! Não será o fim do mundo, claro, nem será um erro irremediável, mas que é uma lástima, lá isso é.<br /><br />ManelAnonymousnoreply@blogger.com