quarta-feira, 5 de maio de 2010

Chávenas inglesas do século XIX de Staffordshire

Tenho estas duas chávenas antigas, que nem sequer tem o pires. Uma delas tem a asa partida. Mas, encontro-lhes tanta graça. A bordadura é feita em folhas de parras e o fundo decorado com cachos de uvas e parras. A paisagem com um lago, cisnes, uma fonte e um palácio ao fundo era um motivo muito típico da faiança inglesa do século XIX. Já encontrei não sei quantas peças parecidas com decorações semelhantes nos sites de antiguidades americanos e ingleses, que dispõem de vastas colecções de faiança inglesa, mas nunca vi nenhuma igual a estas chávenas. Não estão marcadas. Só apresentam um 12, que deve representar o número do padrão ou o diâmetro da peça. Esta loiça com paisagens ou países como ficaram conhecidas em Portugal reflectia o gosto pelas viagens que os ingleses tinham, pois foram os primeiros europeus a fazerem turismo (o célebre grand tour) e alguns destes pratos eram como que postais ilustrados de cidades italianas, paisagens no Reno ou vistas do Bósforo. No entanto, creio que esta paisagem das minhas chávenas é imaginada, não corresponde à nenhuma realidade, mas antes ao conceito que se estipulava na altura do que era bonita paisagem, isto é qualquer coisa romântica com um lago, ruínas, palácios, cisnes e pares enamorados numa gôndola ou em contemplação, junto à margem.

Julgo que são de fabrico inglês, provavelmente da região de Staffordshire, onde estava concentrada a maioria das indústrias de faiança britânicas, que invadiram com os seus produtos a Europa e o mundo logo a partir do início do século XIX. Mas foram tantas as fábricas que laboraram nesta zona e nesta época, que a minha constatação equivale a dizer que a agulha que eu procuro está arrumada no palheiro.


A região inglesa de Staffordshire



No entanto, também já me lembrei que poderiam ser um fabrico antigo de Sacavém, já que esta fábrica com os seus patrões ingleses seguiu tão de perto as modas da velha Albion

6 comentários:

  1. São inglesas! Quase posso jurar que o são, e, no que toca a louça inglesa, ela tem a característica de se dar a conhecer com algum grau de fiabilidade.
    É bem verdade que já vi, e até possuo algumas peças, que parecem inglesas e que, no final, até se revelaram belgas ou mesmo francesas, de Sarreguemines, mas estas que apresentas ... quase de certeza serão inglesas.
    O que estranho é o facto de não estarem marcadas, mas devo acrescentar que também possuo peças inglesas, sobretudo dos inícios do séc. XIX, que não possuem qualquer marca.
    Não só o desenho, mas também a própria forma das chávenas, sextavadas, fazem delas peças muito elegantes e mesmo o colorido, um azulado a cair para o violeta, é fora do comum e muito atraente.
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Ola boa tarde,

    As chavenas são liiiiiiiiindas!!!
    Na minha opinião serão Inglesas e a marca deveria encontrar-se no pires à semelhança do que acontece muitas vezes e até com a "nossa" Loiça de Sacavém...

    Parabens pelas peças (acho que até tenho inveja) :-)

    Marília

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís

    Gosto em particular da tonalidade das chávenas
    Inspiram a Inglaterra!
    Uma delas fez-me lembrar um prato que o Luís e o Manel compraram à pouco tempo na feira da ladra,pelos patinhos e pelo tom
    Quanto à outra, faz-me muito lembrar um prato meu, comprado em Estremoz a um antiquário cigano com o mesmo motivo, parras, a lembrar videiras, só que o meu é todo em azul cobalto
    Esta decoração não é muito vista, aliás é a segunda que vejo, o meu prato, claro que não está marcado
    Gostei que as tivesse divulgado
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelos vossos comentários.

    Também me parecem mais inglesas e a Marília terá razão. Provavelmente a marca estaria no pires ou talvez no bule ou açúcareiro.

    abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá Luís
    Também tenho um covilhete muito parecido.
    A bordadura é em flores e folhas, no fundo tem uma paisagem chinesa com um elefante.
    Também tem um 12 e um nome,que penso,ROGERS.
    Não sei se é inglês ou português mas sei que é muito bonito
    Oceana

    ResponderEliminar