tag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post5168642489305268432..comments2024-03-28T22:31:53.123+00:00Comments on velharias: Prato em faiança Miragaia?LuisYhttp://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-43192542113529253632010-01-05T16:54:50.551+00:002010-01-05T16:54:50.551+00:00Cara Luz Maria
Aprecio muito a sua opinião e de f...Cara Luz Maria<br /><br />Aprecio muito a sua opinião e de facto eu próprio não estou seguro de que seja Miragaia. Na exposição sobre a fábrica que houve no Soares dos Reis do Porto e no catálogo que a acompanhou, não consta nenhuma peça com esta, pois o comissariado apenas apresentou peças marcadas, cuja autenticidade estivesse fora de dúvidas. Foi um critério seguro, mas talvez discutível, pois provavelmente uma boa parte da produção nunca foi marcada. Contudo, nas escavações da fábrica lá apareceu este caco, semelhante ao meu.<br /><br />Relativamente à cor creme da minha peça, ela deve-se mais à fotografia do que a outra coisa. Na realidade a pasta é mais branca do que aqui parece e a cor do interior das florinhas é amarelo. A foto do reverso do prato é mais fiel à cor original. <br /><br />É uma pena de que não disponha de uma imagem da tal bacia em faiança, pois seria interessante compara-la com a minha. <br /><br />Tenho sempre as maiores dúvidas nas atribuições das faianças portuguesas. Como sabe, o mesmo motivo decorativo foi produzido por várias fábricas em simultâneo e quando as peças não são marcadas, fazer atribuições é quase como jogar no totoloto. Contudo, creio que estamos todos de acordo que deve ser um peça fabricada no Norte<br /><br />Já agora, a título de curiosidade, um amigo meu francês quando viu o prato, disse-me que só lhe lembrava o Oeil-de-perdrix, um motivo decorativo muito comum da porcelana de Sévres, que julgo eu ter origem na cerâmica islâmica.<br /><br />AbraçoLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-2388309334678199852010-01-04T15:35:18.995+00:002010-01-04T15:35:18.995+00:00Continuo a duvidar, peço desculpa pela frontalidad...Continuo a duvidar, peço desculpa pela frontalidade. Mas na muita faiança dita de Miragaia, toda a que conheço e é muita foi elaborada com barro branco, veja que o "caco" que mostra é branco, enquanto o seu prato, e apenas o estou a ver na foto dá uma notória impressão de ter sido feito em barro escuro, reveja o friso no verso do prato, além da textura do mesmo, apesar de belo, ser tipo "grosseiro",(pasta grossa) por isso inicialmente me inclinei para a Viúva Lamego,aliás tenho um cuja textura é muito semelhante, com corações no rebordo e a mesma cor de ocre(amarelo). Ainda falando do artefacto que mostra, as flores são diferentes, tem o "olho" em amarelo, o prato apenas tem o desenho das pétalas.Por lapso na altura não falei, mas na casa da avó do meu marido existia uma bacia em faiança , infelizmente não foi por nós herdada.Era tipo gamela onde a família comia cada uma com o seu garfo, conhece estas peças?.Dizia eu que a limpei e meti no escaparate onde esteve vários anos,branca com o rebordo alto todo cheio das flores iguais ao seu prato em azul. Sendo a casa na zona centro, ali só se comprava loiça de Aveiro,(Aradas e Aleluia)Outeiro(Águeda), muita de Coimbra e de outras várias fábricas do distrito de Leiria desde o Juncal até Alcobaça.Continua a pesquisa. Sabe que me inclino também para a fábrica Bandeira?Luz Mariahttps://www.blogger.com/profile/08525386474249619187noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-51192356467379909342009-12-17T13:23:09.457+00:002009-12-17T13:23:09.457+00:00Como sabes, tenho um prato em tudo semelhante ao t...Como sabes, tenho um prato em tudo semelhante ao teu, quer nas dimensões quer numa disposição dos elementos decorativos pela superfície (segundo círculos concêntricos), variando no entanto no próprio elemento decorativo que se repete, (que no meu se assemelha a pequenas borboletas), e nas cores utilizadas (que, mais uma vez, no meu, parecem estar mais de acordo com as que vejo associadas à Fábrica de Fervença.<br />Mas, e não percebendo mais disto do que tu, a intuição diz-me que esta tua peça está mais associada à produção do norte de Portugal, mas, que sei eu? <br />As coisas não podem ser classificadas por intuição, mas por um estudo aturado de cores, motivos, composição da pasta e semelhança com outras peças existentes, devidamente identificadas.<br />Por isso, "meto a minha viola no saco" e deixo-me ao sabor da contemplação, algo extasiada, da beleza destas peças, e pensar que hoje, infelizmente, esta tradição parece estar irremediavelmente esquecida, se não, perdida!<br />ManelAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-31423335028981128222009-12-16T12:44:07.865+00:002009-12-16T12:44:07.865+00:00Muito obrigado pelo seu comentário.
A sugestão V...Muito obrigado pelo seu comentário. <br /><br />A sugestão Viúva Lamego fica registada e vou fazer umas buscas na net, explorando essa hipótese. <br /><br />Creio que seria muito interessante conseguir-se reconstituir todo o processo de "gatar" a louça. Há uns tempos sugeri a uma senhora que tem uma oficina na rua de s. Vivente, que faz faianças com as técnicas e motivos decorativos antigos, para pôr gatos nos seus pratos, para conseguir uma falsa autenticidade ainda maiorLuisYhttps://www.blogger.com/profile/12737099779813228389noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4262757750526165887.post-33121996695234324532009-12-15T12:29:42.165+00:002009-12-15T12:29:42.165+00:00Este prato faz-me muito lembrar "Viúva de Lam...Este prato faz-me muito lembrar "Viúva de Lamego" pela textura ( grosso e pesado)também pela cor base creme baço e decoração. Feito em barro escuro início sec xx?. Gostei dos comentários sobre reciclagem, tudo igual na minha zona(centro) à excepção da palavra "sopa para os porcos" na minha terra diz-se "lavage".Naquele tempo o dinheiro estava concentrado em poucas famílias,(será que hoje não continua?, o povo vivia miseravelmente,e o progresso tardou em chegar assim como a globalização, daí reaproveitarem tudo, e quando a faiança se partia era reposta com os tais "gatos" que falou. De facto eram feitos com uma broca de rosca fina que era molhada em água, acho que tinha um cordel, mas já não sei a sua função, trabalho minucioso, ainda me lembro de ver tal trabalho por um homem a que vulgarmente se chamaria "vagabundo de nome Pelaralho que além de colocar "gatos nas faianças" arranjava as varetas dos chapéus de chuva e afiava facas.Coysas e Loysas de Ansião e outras terrashttps://www.blogger.com/profile/12588583589393104767noreply@blogger.com