Na Feira da Ladra, há um senhor de bigode loiro ou arruivado, que deve ter por objectivo chegar ao final do dia, sem nenhum dos cacos e velharias que carregou de manhã. Quer regressar a casa de mãos a abanar. Por essa razão é particularmente perigoso, pois mal nos vê vagamente interessados numa peça, põem-na nas nossas mãos, faz-nos um preço convidativo e se nos vê hesitar, baixa ainda mais o preço. Assim, quase sem dar por isso, ou mesmo sem querer, porque normalmente compro praticamente tudo em azuis, dourados ou vermelhos, voltei para a casa com este prato coberto num magnífico estado de conservação, tendo apenas gasto 20 euros. Por este preço era pecado deixa-lo lá.
Infelizmente, o prato coberto não está marcado. Presumo que seja faiança inglesa do século XIX, talvez da segunda metade. O tema não anda longe das chávenas que mostrei em post anterior, Temos no primeiro plano uma fonte com uns putti, segue-se um lago romântico e ao fundo há um palácio com umas torres, que me recordam as do Alcazar de Toledo.
Infelizmente, o prato coberto não está marcado. Presumo que seja faiança inglesa do século XIX, talvez da segunda metade. O tema não anda longe das chávenas que mostrei em post anterior, Temos no primeiro plano uma fonte com uns putti, segue-se um lago romântico e ao fundo há um palácio com umas torres, que me recordam as do Alcazar de Toledo.
No entanto, provavelmente trata-se de uma paisagem imaginada, que traduz a moda de representar vistas e países na loiça, tão típica da cerâmica inglesa e copiada por toda a Europa. Vasculhei na internet todos os sites de faiança inglesa e não consegui encontrar nada sobre este motivo, nem quem o fabricou.
No entanto por extraordinária coincidência, o Manel descobriu que tem um prato coberto exactamente com a mesma forma, mas com um motivo decorativo diferente. O dele é decorado em jeito de chinoiserie e no verso tem impressa a palavra Hong, sem dúvida o nome do motivo decorativo ou do serviço. Em suma, são duas decorações diferentes saídas da mesma fábrica. Aceitam-se palpites para quem terá fabricado estes dois pratos cobertos.
Já agora, para os mais novos, que são exclusivamente anglófonos e para os menos conhecedores do jargão de arte, chinoiserie é termo pelo qual se designa uma imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitectura ocidentais, em particular nos séculos XVIII e XIX
No entanto por extraordinária coincidência, o Manel descobriu que tem um prato coberto exactamente com a mesma forma, mas com um motivo decorativo diferente. O dele é decorado em jeito de chinoiserie e no verso tem impressa a palavra Hong, sem dúvida o nome do motivo decorativo ou do serviço. Em suma, são duas decorações diferentes saídas da mesma fábrica. Aceitam-se palpites para quem terá fabricado estes dois pratos cobertos.
Já agora, para os mais novos, que são exclusivamente anglófonos e para os menos conhecedores do jargão de arte, chinoiserie é termo pelo qual se designa uma imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitectura ocidentais, em particular nos séculos XVIII e XIX
Mais sobre esta peça em https://velhariasdoluis.blogspot.com/2020/11/faianca-inglesa-e-faianca-espanhola.html
Ola Luis muito boa tarde,
ResponderEliminarandava aqui às voltas com o Portal das Finanças para envio o meu IRS, o que não estou a conseguir (BRRRRRR) :-( , e para desanuviar vim dar "uma voltinha" até ao seu blog pois o deslumbre de um bom post está sempre garantido e com toda a certeza conseguiria esquecer o stress fiscal...
... e em boa hora o fiz, para me poder deliciar com este MAGNIFICO prato coberto, é de facto uma peça soberba, tambem gosto da peça do Manel, mas a minha preferencia vai sempre para o monocromo. Quanto à proveniencia das peças, deixo aqui uma ideia e um enderesso, se aceitar a minha ideia e o visitar depois diga-me qualquer coisa, a que conclusão chegou.
Descobri-o quando procurava a proveniência de um prato muito bonito que me passou pelas mãos e que a foto se encontra no meu blog (infelizmente na altura precisei de realizar dinheiro e tive que o vender...é assim a vida...não se pode ter tudo o que se quer :-( ).
Então cá vai, para mim existe a possibilidade de ser uma peça Espanhola da Fabrica de Sargadelos que nasceu em 1806 e ainda continua a laborar. Dê uma vista de olhos, penso que vai gostar www.sargadelos.com
Um abraço para o Luis e cumprimentos para todos os que visitam este Blog,
Marília Marques
Luis, que peça linda! Gostei em particular das flores da tampa. parabéns!
ResponderEliminarabs
Fábio
Continuo a pensar que, quer o teu prato coberto como o meu, se tratam de peças inglesas.
ResponderEliminarEstive a consultar o site sugerido pela Marília, mas não me parece que se integrem naquela manufactura espanhola, que, aliás, não conhecia, e que agradeço a sua divulgação.
Para além deste prato coberto, e desta mesma série, possuo também a respectiva terrina com base, molheira com respectivo pratinho e possuía também uma travessa de grandes dimensões que ... hélas ... caíu e fez-se em milhares de pequenas peças!!!
Já encontrei peças decoradas com o mesmo design da minha no site "Rubylane", mas também ali, estavam dadas com fabricante desconhecido, apesar de consideradas inglesas do século XIX.
Aliás, a forma da terrina é muito aparentada com outras, inglesas, deste período.
Todas estas peças com este motivo, possuem igualmente, na parte inferior, uma pequena letra "M" pintada a vermelho ferrugem, que me pergunto se está relacionada com o fabricante ou se se trata de outra identificação qualquer. Para além destes elementos possuem algarismos, que julgo estarem relacionados com o dimensionamento do tipo de peça.
Mas gosto muito desta tua peça, pela sua simplicidade e decoração a "grisaille"
Manel
Esqueci-me de te dar o site onde encontrei uma travessa com o mesmo motivo da minha e que seguramente será também do mesmo fabricante da tua peça:
ResponderEliminarhttp://www.rubylane.com/shops/tomjudy/item/1376
Manel
Luís!!
ResponderEliminarO seu prato é lindíssimo!Parabéns. Foi um óptima compra.
Se eu vivessem em Lisboa,seria certamente visita assídua da Feira da Ladra e com certeza seria uma séria concorrente sua. :)
Um abraço
Maria Gabela
Olá Luís
ResponderEliminarConheço o vendedor, mais a mulher,a cara dela austera de cabelo negro muito pintado remete o meu imaginário para coisa de "bruxa"...sem o ser...mas que parece, parece...ele um pobre diabo!
Ultimamente dedica-se mais a vender azulejos
Conheço a persistência para vender as peças, apenas se perguntamos o preço
O que gosto menos,é o olhar para o freguês e fazer o preço ali no momento
Detesto!
Bem, quanto à sua linda terrina, confesso, se a tivesse visto, nem perguntava o preço, por se tratar de uma peça que à partida não encadeia o meu olhar, apesar de bela
No entanto reconheço a tremenda e delicada beleza e excelente estado de conservação
Muito boa compra
Claro que é inglesa, sem dúvidas!
Nós por cá, copiámos esta loiça na fábrica de Alcântara, tenho uma peça que diz, "loiça à inglesa", com o mesmo fundo, o pé onde tem a marca
Raríssimo encontrar peças iguais, ou parecidas como a sua
Muito raro
No entanto em tempos vi uma semelhante, tinha uma grande marca, com palavras que depreendi"flor", na altura pesquisei na net e nada encontrei
Havemos de descobrir!
Por último, de referir o gosto não menos requintado do Manel, a sua terrina, ou prato coberto, é linda, soberba de encher uma sala!
Beijos
Isabel
Luis
ResponderEliminarHá uns dias que descobri este interessante blog, que tenho seguido com bastante interesse, por ser, também, uma apreciadora de velharias/antiguidades.
Quanto ao seu prato coberto, deixo aqui o que encontrei em dois sites.Pesquisei o segundo com bastante atenção, e encontrei uma peça(prato) marcado R. Walker HONG.
http://marthacorreaonline.blogspot.com/2008/07/antiguidades-do-brasil.html
http://cgi.ebay.com/HEAVIEST-FLOW-BLUE-BLACK-ANTIQUE-MULBERRY-PLATE-/250543889570?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a55945ca2
Obrigado Caro anónimo brasileiro
ResponderEliminarDe facto a marca é exactamente igual, embora o motivo decorativo não seja idêntico.
Abraço
Luís
LUÍS BELA PEÇA...
ResponderEliminarFABRICADA NA INGLATERRA, ESTA PEÇA, QUE NÃO É DE PORCELANA E SIM DE UM GRANITO QUE CHEGA QUASE A FAIANÇA.
MOTIVOS ORIENTAIS VÃO APARECER NAS LOUÇAS, QUE ENTRE CARTELAS TÍPICAS DO SÉC. XIX OSTENTAM A PALAVRA HONG.
ESTE NOME NADA MAIS É QUE O ESTILO DECORATIVO UTILIZADO NA LOUÇA E NÃO O NOME DA CIDADE DE FABRICO. ESPERO QUE TENHA AJUDADO EM SUA PESQUISA.
Cara Lucia
ResponderEliminarNem vinda ao meu blog. Tenho bem presente que Hong é o nome do motivo decorativo e que não se reporta à Fábrica, nem a cidade onde foi produzida a peça mostrada.
Um abraço