As marcas da Vista Alegre são bem conhecidas de todos. Qualquer publicação sobre a produção daquela fábrica reproduz uma lista com as diversas marcas, que aquela casa foi usando ao longo da sua existência e na net encontra-se facilmente esse documento. Contudo, no tardoz das peças aparecem outras marcas, umas incisas e outras pintadas e é sobre estas últimas, que irei escrever hoje.
Uma vez, um seguidor deste blog perguntou-me qual era o significado desses sinais e números e respondi-lhe que não conhecia nenhum estudo sobre o assunto, e que a resposta só a encontraria nos arquivos da Fábrica da Vista Alegre, ou através de um levantamento sistemático dessas marcas, tentando encontrar denominadores comuns.
As velharias do Luís em limpeza |
Entretanto, esqueci o assunto e aproveitei a maldita pandemia, que me enclausurou, para fazer uma limpeza profunda na minha casa. Comecei por tirar tudo do sítio, lavei, esfreguei, limpei o pó e encerei e puxei brilho aos móveis. Como a minha casa é muito pequena, foi um verdadeiro caos e espalhei tudo por todo o lado, garantindo apenas um corredor vital que me assegurasse a passagem entre a cama e a cozinha, bem como entre o roupeiro e casa-de-banho. A própria porta da rua ficou tapada com cadeiras empilhadas e sabe Deus o que mais.
Ao limpar as peças do louceiro, lembrei-me da pergunta do meu seguidor e comecei a observar atentamente os númerozinhos pintados no verso das peças da Vista Alegre datadas do século XIX. Em primeiro lugar a maioria desses números aparece nas chávenas e nos respectivos pires e raramente em bules ou leiteiras. Tentei encontrar um padrão, que me indicasse, que determinada decoração ou forma seria marcada com um número específico, mas como eu tenho muitas peças desirmanadas de diferentes serviços, os resultados foram inconlusivos. Contudo, encontrei três chávenas que herdei da minha avó, todas elas do século XIX, do mesmo serviço e com a mesma decoração e portanto a partir dali, achei que talvez pudesse concluir qualquer coisa. As três chávenas apresentam três números diferente, 9, 99 e 46. Em suma, os númerozinhos pintados no tardoz das peças da Vista Alegre parecem não se reportar a uma decoração ou tão pouco a um formato. Presumo que serão marcas de controlo interno, talvez relacionados com as remessas destinadas ao forno, enfim, quem sabe.
Bem sei que não estou dar nenhuma informação relevante, mas nestes dias em que os noticiários nos bombardeiam com coisas horríveis, sabe bem distraír a cabeça com estes pormenores das peças da mais importante fábrica de porcelana portuguesa, a Vista Alegre