sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Árvores centenárias em Vinhais

 


Talvez o que me impressiona mais nas terras de Vinhais seja a natureza. O povoamento é escasso, há montanhas desertas e árvores assombrosas por todo o Concelho, o único em Portugal onde não há eucaliptos. Não é preciso metermo-nos por picadas agrestes para encontrar árvores seculares.



Basta encostar o carro à beira da estrada e por todo o lado abundam castanheiros centenários com troncos enormes e copas descumunais. Enfim, é difícil encontrar adjectivos para os sentimentos, que nos despertam estas árvores quase imortais. O povo costuma dizer que um castanheiro leva 300 anos a crescer, 300 a viver e 300 a morrer 


Este ano decidi começar a fotografar alguns desses castanheiros. Talvez por saber que mais tarde ou mais cedo, vou perder a casa de Vinhais, quero ficar com boas imagens de tudo aquilo, que me impressiona naquela terra, de todas as coisas, que me recordam a infância e as pessoas, que ali me acarinharam e que já estão todas mortas. E os castanheiros são sem dúvida um símbolo não só de Vinhais, mas também de um certo sentimento de eternidade, que encontramos nas terras dos nossos ancestrais, onde sentimos, que poderíamos a dar continuidade ao destino de gerações e gerações, que viveram antes de nós, se por acaso ali continuássemos a viver.



Eu que estou habituado a fotografar os objectos pequenos, com os quais encho a minha casa, tive dificuldade em fixar com a câmara os castanheiros gigantescos que fui encontrando ou ainda uma nogueira duplamente centenária em Quintela, também no Concelho de Vinhais.


A copa gigantesca do castanheiro
Os meus filhos não ficaram indiferentes a estas árvores, e julgo que puderam sentir, ainda que de uma forma empírica, que o tempo pode ser muito mais que os escassos oitenta e poucos anos de vida, que, nós os humanos dispomos.


Uma nogueira secular e os meus filhos

12 comentários:

  1. Luis
    Mais dia menos dia a saudade vai tomar conta do seu coração
    Tudo aquilo que tivemos um dia e não demos valor,mais tarde vamos sentir imensa tristeza de a termos tido e não termos usufruído com todo o carinho
    Nada e mais poderoso que a Natureza
    O homem pode levar muitos anos a construir uma coisa e a Natureza em segundos...desfaz
    Ainda bem que seus filhos souberam aproveitar um pouco dessa maravilha ,que e o contacto com essa linda árvore
    Hoje não tem muito valor nas suas jovens vidas,mas amanhã uma certa ternura sentirão ao lembrarem-se que um dia o pai os levou a passar uma bela tarde com a Natureza
    Deixe que lhe diga que tem uns filhotes maravilhosos
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Grace

      Obrigado pela sua mensagem simpática. Em muitas religiões primitavas as árvores eram sagradas e quando vemos estas espécies já seculares percebemos imediatamente porquê.

      Abraços

      Eliminar
  2. Olá Luís
    A imensidão da terra transmontana, pela serenidade e paz interior que transmite, apela a sentimentos de Natal!
    Votos de um Bom Natal.
    If

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara If

      Um feliz Natal também para si.

      O Concelho de Vinhais possui um património natural bem conservado e que nos causa uma impressão muito forte. por outro lado, aquela paisagem evoca férias da infãncia e juventude e toda a gente que já partiu. Há qualquer coisas nestas paisagens do Nordeste Transmontano que me toca profundamente, que tenho dificuldade em explicar.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Olá Luis,

    Desta vez, um autêntico hino à natureza!
    Obrigado, mais uma vez, por este magnifico blog!...
    Aproveito para, agora aqui, desejar um bom Natal!

    Carlos González

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado, Carlos Gonzalez, um feliz Natal também para si

    abraços

    ResponderEliminar
  5. Olá Luís
    Desconhecia que Vinhais é o único concelho sem plantações de eucaliptos. Quando ando por essas estradas foras e vejo eucaliptais a perder de vista indago-me sempre sobre como seriam as nossas paisagens antes da era dos eucaliptos.

    Aproveito para lhe desejar a si e família um feliz Natal e um 2013 repleto de felicidade.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Maria Paula

    Também quando viajo de Norte a Sul do País e só vejo de um lado e do outro eucaliptos penso sempre como seria a vegestação tracional daquela zona. Em Vinhais pode ainda encontrar uma arborização tradicional. Nos matos, observa extensas áreas de carvalhal, as quercus pirenaicas e à medida que se aproxima das aldeias encontra os grandes soutos. Para quem gosta de ávores, recomendo Vinhais.

    Bjos e bom Natal

    ResponderEliminar
  7. Esses castanheiros ancestrais são autênticos monumentos vivos nas terras de Vinhais - rima e é verdade! ;)
    A nogueira também é um portento, e os seus filhotes por comparação bem o atestam, mas nogueiras, mesmo seculares, também por aqui as temos, castanheiros é que são mais raros e bem gosto de os ver com a folhagem nesse lindo tom de verde! Já plantei aqui vários e ainda não consegui que nenhum vingasse.
    Acho os soutos e os carvalhais uma beleza...e ainda por cima criam bons cogumelos... ;)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Maria Andrade

    Os Castanheiros gostam de terras ácidas e preferem as meia encostas e gostam de frio no inverno.

    Tal como nos carvalho, nas grandes copas dos castanhos desenvolve-se uma toda uma vida paralela, desde os javalis que comem as castanhas, até aos cogumelos e imagino a passarada, que não escolherá os seus ramos para fazer ninho.

    Bjos

    Luís

    ResponderEliminar
  9. Olá Luís.
    Regressei à pouco de Vilartão, onde passamos o Natal,e pondo a leitura em dia verifiquei este seu post sobre árvores.
    Gostei imenso. Não fossem as árvores a minha paixão e também objeto de um recente post meu.

    Um Bom Ano
    Joaquim

    ResponderEliminar
  10. Carom Joaquim

    Muito obrigado. Já fui espreitar o seu blog e já sei que vai plantar amendoeiras e nogueiras em quantidade. Todos os portugueses que plantem outras árvores que não eucaliptos deveriam ser condecorados.

    Um abraço

    ResponderEliminar