quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Décimo primeiro aniversário do blog velharias do Luís

Um aspecto da minha sala de jantar

A 30 de Setembro de 2009 iniciei o blog velharias do luís e ao longo destes 11 anos tenho escrito regularmente novos textos e novas publicações, é certo que nos últimos tempos com uma periodicidade mais espaçada. Como o próprio nome indica, é um blog sobre velharias, antiguidades, historia e memórias familiares

Por vezes quem está ai do outro lado do monitor, pergunta-me se eu sou saudosista ou se vivo mais no passado que no presente. Naturalmente que um blog sobre velharias é sempre uma coisa mais virada para o passado e com uma conotação algo saudosista. A minha formação académica é em história e sou bibliotecário num museu e digamos que a conservação da memória do passado faz parte da minha profissão. Vivo rodeado de livros escritos por gente que já morreu ou por objectos executados há mais de cem anos, duzentos ou trezentos anos. Mas o que aqui escrevo é a minha versão pessoal do passado, de uma forma livre e sem preocupações de usar uma linguagem académica.

A minha trisavô. No último quartel do século XIX a esperança de vida era baixa, mesmo entre a fidalguia.

Tive talvez a sorte de ter nascido numa família antiga, com um passado histórico de quatro séculos. Mas isso poderia não querer dizer nada. Há muita gente com apelidos sonantes e que se está nas tintas para a história. Digamos que para elas um bom apelido é como se fosse uma gravata Armani ou Yves St. Laurent. Mas na família paterna havia um gosto pela história, que remonta ao meu trisavô, o Padre José Rodrigues Liberal Sampaio e que me foi transmitido pelos meus avós e depois pelo meu pai. Continuei essa tradição aqui e evoco muitas vezes esse passado familiar, um tempo que já não conheci, talvez de uma forma algo idealizada. O passado empresta sempre uma certa patina romântica aos acontecimentos, o que por vezes não corresponde à realidade, que era bem mais crua e cruel. Recentemente, andei outra vez às voltas, com a vida da minha trisavó, a Maria do Espírito Santo, uma personalidade interessante, que manteve uma ligação amorosa com um padre e descobri que quer ela, quer os seus pais e a maioria dos seus irmãos morreram antes dos cinquenta e poucos anos. No terceiro quartel do século XIX, mesmo entre uma família abastada e fidalga a esperança de vida era baixa e os cuidados médicos incipientes. Não acredito de todo que os tempos passados tenham sido melhores que os de hoje. Também não tenho qualquer nostalgia da minha adolescência passada num bairro incaracterístico e mesquinho de Lisboa, onde todos viviam segundo as regras do parece bem e do parece mal e do quê é os outros vão pensar, nem tão pouco me apetece recordar a escola primária, onde a tabuada era aprendida à custa de estaladas e reguadas.

Não vivo no passado e não serei um saudosista, mas acredito na importância de conservar a memória daquilo que já passou. Como a Yourcenar escreveu na obra De olhos abertos, "Quando se gosta da vida, gosta-se do passado, porque ele é o presente tal como sobreviveu na memória humana".

Alguns retratos de família


33 comentários:

  1. Respostas
    1. Cara Joana

      Muito obrigado pelo seu comentário. Este texto é uma pequena reflexão sobre o gosto pela antiguidades, velharias e memórias familiares. Por vezes interrogo-me se sou de facto um saudosista ou se me interesso mais pelo passado que pelo presente.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Luís

    Parabéns pelo seu blog. Admiro a sua persistência e a qualidade dos seus textos.

    if

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ivete

      Obrigado pelas suas felicitações. Ao longo deste anos a Ivete tem sido uma comentadora habitual e também uma colaboradora deste blog.

      Manter o blog é um exercício mental, que me obriga a ler, pesquisar e escrever e me faz sair daquela terrível e fatal rotina casa-emprego.

      Um abraço e cumprimentos ao seu marido

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Carminho

      Muito obrigado. Espero que um dia te possa passar o testemunho do que tenho e do que aprendi.

      Bjos, teu pai

      Eliminar
  4. Parabéns pelo aniversário do blog!Ótimas publicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Louca por Porcelana

      Agradeço imenso as suas felicitações e a sua fidelidade a este blog.

      Um abraço

      Eliminar
  5. Bem, 11 anos para um blog é uma idade adulta. Muito raros são os blogs que conseguem atingir esta idade.
    A tendência é: a "montanha que pariu um rato", começam muito bem, depois vão esmorecendo até que ... dão em nada.
    Falta-lhes a perseverança e a força de vontade de manter um ritmo.
    Comigo, seguramente, aconteceria a mesma coisa, pois não tenho grande força de vontade nestas coisas, talvez por isso nunca tenha iniciado nada. Prefiro escrever aqui e seguir-te, sempre é melhor que "começar algo que ... não dê em nada".
    Assim, felicito-te pela vontade de teres continuado, de teres mantido sempre um ritmo, que, não sendo regular, mantém-se.
    E continuas sempre com exigência de rigor e uma escrita inovadora, intimista, que me agrada muito. Espero que continues, se assim te apetecer manter-nos informados, e bem, sobre as coisas do passado.
    É obra! Onze anos!!!! Mais uma vez, parabéns.
    O teu fiel seguidor
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Obrigado pelos teus votos de parabéns.

      Creio que uma das razões pela qual mantenho o blog há 11 anos é porque escolhi um tema relativamente genérico, as velharias, onde cabe muita coisa, a faiança, a porcelana, o mobiliário, ferragachos antigos, memórias familiares, fotografias ou simples visitas a museus ou ainda uma varanda antiga numa terra portuguesa. Digamos que nunca me falta assunto.

      Também conto sempre com a tua colaboração, escrevendo sobre as velharias e antiguidades que compras, ou contando com os teus comentários, que continuam uma ideia, que deixei apenas esboçada no texto. Nós os dois sempre gostámos de trocar ideias por escrito, ainda que quase todos os dias conversemos ao telefone.

      Creio que talvez o interesse da minha escrita aqui tem a ver com a sinceridade que procuro dar a tudo o escrevo.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Muitos parabéns! E espero que venham muitos mais!!! Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Margarida faz parte do grupo dos seguidores históricos deste blog e muito lhe agradeço essa fidelidade.

      Apesar dos altos e baixos da minha vida pessoal ou profissional, preciso do exercício espiritual de escrever aqui regularmente.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Os blogues acho que servem para isso: construir redes de amizades com interesses comuns, partilhar e aprender coisas novas, um espaço onde podemos fazer esse exercício espiritual. Bom dia!

      Eliminar
  7. Gosto muito de ler o seu blog e tenho aprendido imenso com os seus textos.Parabéns e obrigado pela partilha dos seus conhecimentos e descobertas. Afinal a História para ser História, deve ser partilhada para poder chegar ao futuro da forma mais fiel possível. No dia que se deixar de olhar para o passado, o futuro deixará de poder ser futuro. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Enfº Enfermo

      Obrigado pelo seu comentário tão simpático. Com efeito há gente que sabe imenso desta ou daquela matéria e guarda o conhecimento para si. Estou-me a recordar daqueles que se dedicam a genealogia e que acumulam toda uma série de histórias interessantes do passado e que as guardam para si. Hoje, a net concede-nos ferramentas para partilhar os nossos pensamentos e as nossas pesquisas e partilhar alguma coisa de interesse para a comunidade. Neste caso, procuro partilhar os meus interesses de colecionador, bem como os meus pequenos estudos de história familiar. Um abraço e mais uma vez obrigado

      Eliminar
  8. Muitos Parabéns ,Luis
    Onze anos...já passou tanto tempo e parece que foi ontem que descobri o velharias
    Tanta coisa já aconteceu...e nós sempre aqui atentos a este maravilhoo blog
    Aprendi muito quanto a antiguidades e a respeitar as memórias do que já passou
    Aprendi a dar o real valor aos caquinhos que tenho aqui em casa e que muitos já são centenários
    E graças ao Luis e ao querido Manel fiquei mesmo a adorar as velharias desde um simples prato a crucifixos em pau preto com cristos em marfim indo-português
    Um abraço para o luis e o manel



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Grace

      Para os seguidores históricos como a Grace tenho sempre um agradecimento especial, pois deram-me um encorajamento na altura em que estava a arrancar com o blog.

      Um grande abraço para si

      Eliminar
  9. Grace,
    não vou deixar passar a oportunidade de lhe agradecer os seus comentários, no que a mim diz respeito, e desejar-lhe felicidades na sua vida.
    Envio-lhe igualmente um abraço
    Manel

    ResponderEliminar
  10. Parabens Luis

    Tens uma chave muito especial para entrares no mundo do passado e trazer os textos que partilhas. Muito poucos, a tendo essa chave, nem conseguem entrar.
    Obrigado
    vitor Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Vítor

      Ao longo da minha vida fui sempre lendo manuais de história ou de arte ultimamente consulto muitas teses de doutoramento, que estão felizmente todas on-line. Por vezes fico chocado com alguns dos textos que leio de tão enfadonhos que são e com uma linguagem académica pesada. Também para perceber o passado há que conhecer a vida, tentar entender o género humano. Talvez seja essa a chave de que fala e que creio que tenho, apesar de não ser um erudito ou um académico.

      Um abraço

      Eliminar
  11. Embora com uns dias de atraso não poderia deixar de o felicitar pelo aniversário do blogue que leva já um longa vida. Que se mantenha por muitos mais anos e que eu possa continuar a lê-lo e a aprender sobre tanta coisa bonita e com historia(s). :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa

      Obrigado pelas suas felicitações. Com efeito, tento sempre montar uma peque história agradável de se ler, quer escreva sobre um relógio, uma chávena ou uma fotografia antiga. Creio que nós os bloguistas desenvolvemos essa capacidade de aplicarmos os nossos talentos em 3 ou 4 parágrafos.

      Um abraço

      Eliminar
  12. Salve Luís! Embora atrasado, segue meus votos de vida longa ao Blog! Sempre uma alegria prazerosa ler os artigos e acompanhar tuas pesquisas repletas de informações. Perdi a conta dos anos que acompanho teu trabalho, mas creio que são muitos. Abraços d´além mar! Edwin Fickel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Edwin.

      Eu é que agradeço os seus comentários tão oportunos, que desenvolvem ideias que esbocei ao toquei apenas ao de leve nos meus posts. Aprecio sempre muito aquilo que escreve.

      Um abraço, de Lisboa a velha capital

      Eliminar
  13. Caro Luís
    Um grande abraço de parabéns pelo décimo aniversário do seu fabuloso blog. Como sempre, escreveu um texto lindo, que li de fio a pavio, maravilhada com a sua capacidade de escrever de forma tão clara, sensível e sabedora. Continue por muitos mais anos a presentear-nos com a sua presença neste mundo bloguista! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora não tenho o prazer de a conhecer pessoalmente, a Maria Paula é quase uma amiga de longa data, daquelas pessoas que vemos pouco, mas de que sabemos bastante e com o qual partilhamos muito. Bjos e muito obrigado

      Eliminar
  14. Muitos parabéns ao Luis e ao Velharias...com este imperdoável atraso! Não sei como me passou este aniversário, mas a verdade é que vivemos tempos completamente fora da norma, situação que no meu caso se agrava por outros problemas que surgiram de novo...
    Oxalá continue a deliciar os seus seguidores com estes seus textos e temas tão interessantes. Grande abraço para o Luís e outro também para o Manel
    Sempre grata pela vossa amizade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos seus votos Maria Andrade. É sempre um prazer lê-la, mas preocupa-me saber que vos acontecem novos percalços. Oxalá se consigam ultrapassar e espero ver-vos de novo um destes dias, e cheio de coisas boas para partilhar.
      Um abraço para vós
      Manel

      Eliminar
    2. Maria Andrade

      Os seus comentários nunca chegam atrasados e são sempre acolhidos com saudade e alegria. Esta época que vivemos é muito atípica e está tudo confuso, alterado, incluindo as nossas vidas pessoais. Espero que tudo corra o melhor possível para si e para os seus. Bjos

      Eliminar
  15. Eu adoro o seu velharias!!! Acabei de ler os catadores de cerejas kkkk, e as descobertas que vc faz, a investigação, será, o que será??? E descobre-se que era de uma casa especializada em fazer cópias e que bem poderia vender como originais para os incautos.
    E essas pesquisas são ótimas, o recheio é bom para as imagens selecionadas tão bem.
    Aprendo muito aqui. Distraio e aprendo, cnheço o que não conhecia ou não tinha parado para conhecer.
    Parabéns, aliás, sempre estou aqui lhe parabenizando todos os anos. E este ano???O que se produziu de belo para constar daqui a cem anos nos anais de história da arte??? Não se catou uma cereja sequer. Beleza, zero. Só recorrendo ao passado, é mais garantido quando se gosta da vida...
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge

      Muito agradeço os seus parabéns, bem como todos os seus comentário ao longo destes anos, que acrescentam sempre uma nota de graça aos meus posts, além de que o Jorge faz sempre perguntas, que por vezes são desafiantes.

      Este ano tem sido péssimo com esta pandemia horrorosa, que está a transformar tudo e muitas vezes para pior. Mas temos que seguir umas das máximas enunciadas por Voltaire no seu livro o Cândido, que é mais ou menos isto: O mundo é mau, mas não mas não podemos contribuir com a nossa acção para piora-lo. É preciso continuar a cultivar o nosso jardim.

      "Il faut cultiver notre jardin" é o que eu faço nesta blog, tratar do meu jardim interior, cultivar uma felicidade relativa e possível.

      Um grande abraço

      Eliminar
  16. Caro Luis,
    Acabo de descobrir o seu blog! O maravilhoso mundo labiríntico da pesquisa na internet levou-me ao encontro de uma das suas entradas sobre a Fábrica de Louça de Miragaia.
    Parabéns pelo aniversário e que pena não o ter encontrado antes! A vantagem é que tenho agora muitos textos interessantíssimos seus para ler - uma alegria.
    Adorei este seu texto a propósito dos 11 anos do blog e adorei também a fotografia da sua sala de jantar: que maravilha! Espero encontrar mais.
    Obrigada e até breve, Gabriela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Gabriela

      Muito obrigado pelas suas palavras.

      A faiança tem sido uma constante assunto neste blog e a Fábrica de Miragaia foi objecto de vários posts. Como provavelmente já sabe, no mercado de velharias toda a faiança azul e branca do XIX é vendida como se fosse Miragaia, o que é de facto um engano.

      Também ao longo deste 11 anos fui aprendendo alguma coisa de fotografia, de modo a tornar os textos do blog ilustrados com imagens atraentes.

      Um grande abraço

      Eliminar