segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Faiança inglesa e faiança espanhola

As peças de que hoje vou escrever, já foram apresentadas aqui há muito tempo. Mas, quando iniciei o blog há já onze anos sabia ainda pouco e fiz algumas atribuições erradas, apresentado peças de faiança espanhola, muito provavelmente da Pickman de Sevillha, como se fossem inglesas. Depois, voltei a escrever sobre assunto e corrigi as atribuições, mas a mesma dúvida se a peça é inglesa ou espanhola, colocou-se-me novamente acerca de um prato coberto, também já aqui apresentado e que eu acreditava ser inglês.


Efectivamente, um seguidor do blog, enviou-me um e-mail, com um prato coberto exactamente igual ao meu, pedindo ajuda para o o identificar e ao olhar para ele com atenção reparei que o motivo central é muito parecido com uma padrão que a Pickman de Sevilha fabricou durante mais cem anos. O motivo central representa uma fonte com uns putti, um lago e um palácio ao fundo. Pensei, será que este prato coberto é afinal espanhol?  

Escudela atribuída à Pickman

Como os leitores que acompanham este blog sabem certamente, os ingleses foram os primeiros a fabricar faiança de uma forma industrial e em larga escala, com técnicas modernas, como o transfer-way. Posteriormente, ao longo do século XIX invadiram todos os mercados com as suas faianças a preços acessíveis e de grande qualidade, decoradas com paisagens, mais ou menos reais ou fantasiosas.

Um pouco, por toda a Europa, outros fabricantes tentaram fazer concorrência aos ingleses e começam também a produzir faiança de uma forma mecanizada, em grandes quantidades e imitando as decorações inglesas. É o caso da nossa fábrica de Louça de Sacavém, Sargadelos e a Pickman em Espanha, ou Sarreguemines em França.

Resolvi rever então tudo que já tinha pesquisado acerca da Pickman e de Sargadelos, inclusive reler um e-mail que tinha recebido do Museo Belas Artes da Coruña, onde muito gentilmente uma das conservadoras me esclarecia de alguns pormenores deste assunto. 

Faianças atribuídas à Pickman

Em primeiro lugar há algumas diferenças da decoração da Pickman, em relação a este prato coberto. A fábrica espanhola de Sevilha usou cisnes a nadar no meio do lago e o palácio que se vê lá ao fundo é diferente deste prato coberto As decorações usadas pelos espanhóis na borda deste padrão também não tem nada a ver com esta minha peça. Por fim, a qualidade da faiança do prato coberto é muito melhor que os das faianças espanholas, não apresentando o chamado craquelé daquelas e o seu brilho é quase o da porcelana, mas eu também não conheço assim tão bem as faianças da Pickman, fábrica cujo período de laboração vai de 1839 até aos dias de hoje, para ser tão perentório. 

Este prato coberto tem um brilho que falta à faiança espanhola

No entanto, ao pesquisar na base de dados dos museus espanhóis, http://ceres.mcu.es encontrei alguns dados que me levaram um pouco mais longe. Segundo a ficha de uma destas peças da Pickman a fábrica espanhola ter-se-ia inspirado numa das decorações do fabricante Inglês, Thomas Godwin de Burslem, (1804-1834). 

Fiz algumas pesquisas pelo nome deste fabricante sem resultados conclusivos, mas encontrei uma decoração parecida à usada pela Pickman, o Montezuma pattern, fabricada por outra firma também com o nome Goodwin, a John Goodwin ou Goodwin & Co (1852-1871), no site http://www.thepotteries.org/


Montezuma pattern, de John Goodwin ou Goodwin & Co (1852-1871). Foto de http://www.thepotteries.org


Montezuma pattern, de John Goodwin ou Goodwin & Co (1852-1871). Foto de http://www.thepotteries.org

Aliás este meu prato coberto, bem como o do seguidor do meu blog, apresentam uma pequena letra no tardoz, o "M". Será que este M se reporta ao nome do padrão Montezuma ou é alguma marca de controlo interno ou ainda relativa ao tamanho, por exemplo Medium?

A marca M , do meu prato coberto

A marca M, do prato coberto do seguidor deste blog

Em todo o caso, o meu prato coberto não é exactamente igual ao Montezuma da Goodwin ou Goodwin & Co. Pode tratar-se de uma variante do padrão desconhecida do autor do site http://www.thepotteries.org/ ou uma produção de outra fábrica inglesa, pois no Reino Unido também era vulgar duas ou três fábricas produzirem a mesma decoração com pequenas diferenças e estou a lembrar-me de alguns padrões muito populares na indústria inglesa, como o Willow Pattern ou o Asiatic Pheasants, este último produzido por mais de uma dúzia de fabricantes

Em suma, este prato coberto poderá ser inglês, talvez executado entre 1850-1870, mas a sua decoração está muito próxima das produções espanholas da Pickman ou mesmo de Sargadelos. A dúvida acerca da sua origem persiste sempre, pois na segunda metade século XIX, toda a Europa estava em processo de industrialização, as ideias e as formas circulavam rapidamente, surgindo modernas fábricas um pouco por todo lado, produzindo louça à maneira inglesa e o que nos parece à primeira vista britânico, poderá ser espanhol, francês, holandês ou alemão.


Alguns links consultados: 

http://www.thepotteries.org/allpotters/454a.htm

http://ceres.mcu.es/pages/Viewer?accion=4&AMuseo=MNR&Ninv=CE0323/17

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Cara Louca por Porcelana

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Estas paisagens imaginárias da faiança do século XIX são sempre encantadora.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Esta tua peça quase de certeza é inglesa.
    Tenho várias peças, uma terrina com o respetivo presentoir, um "sauce boat" e um prato coberto exatamente igual a este teu na forma, mas não no motivo, e todas elas estão marcadas no verso com a letra "M", e só o prato coberto apresenta o nome do padrão: "HONG", para lá do nº do padrão: "1016" e da tal letra "M".
    Segundo o site "The potteries", na página:
    http://www.thepotteries.org/allpotters/899.htm
    o padrão denominado "Hong" foi produzido por exemplo por Anthony Shaw (1851-1900) de Burslem, no entanto sei que este padrão foi igualmente produzido por outra fábricas, como a de Podmore, Walker & Co, Thomas Walker ou a de "Petrus Regout & Co, Maastricht.
    O aspeto do vidrado é de grande qualidade, sem craquelé, e com um "flow blue" impecável.
    Assim, penso que esta tua peça será quase de certeza inglesa.
    Por outro lado, no mesmo site "The potteries" existem pelo menos 4 fábricas que marcaram as suas peças só com a letra M, o que surge na página:
    http://www.thepotteries.org/mark/m/index.html.
    Isto tudo é um mundo, e, apesar da faiança inglesa estar muito bem identificada, porque a sua vasta maioria está devidamente estudada e marcada, há sempre coisas que nos escapam.
    Mas estas peças são fantásticas e pertencem a um período especialmente rico em motivos cores e formas.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Também estou convicto que este prato coberto será inglês. A qualidade da faiança é muito melhor que o das produções espanholas. Também me recordo desse padrão Hong, de que tu tens também umas peças.

      Contudo, este marca com a inicial "M" não me permitiu tirar grandes conclusões.

      Em todo o caso consegui perceber com alguma clareza, que o padrão o Montezuma está na base de uma das decorações mais populares da Pickman de Sevilha.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Que interessante. Gosto muito deste tipo de loiça antiga. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida

      Obrigado pelo seu comentário. Esta loiça inglesa do século XIX e as imitações que se fizeram dela um pouco por toda a Europa é muito sedutora com as suas paisagens reais ou imaginárias. Apresenta ainda outra vantagem, compra-se a preços muito bons.

      Um abraço

      Eliminar