domingo, 11 de junho de 2023

Uma estampa de moda do início do século XIX ou a Girafomania



As estampas de moda do século XIX aparecem muito nas feiras de velharias. Estas gravuras foram destacadas de periódicos de moda ou de suplementos femininos de jornais, para serem encaixilhadas e decorarem uma parede de uma sala ou de um quarto. Mas, como o gosto mudou, hoje são monos, que se vendem a bons preços, pois já ninguém quer nos apartamentos minimalistas estas imagens de damas vestidas com metros e metros de sedas, muitas fitas e galões e ainda penteados complicados

A estampa que hoje apresento, comprada pelo meu amigo Manel, foi publicada originalmente no Petit courrier des dames, conhecido periódico parisiense, editado entre 1822-1868, segundo a catalogação da Biblioteca Nacional de França. Mas, quem a destacou recortou a parte superior da gravura, onde provavelmente se leria Modes de Paris, seguido de um número, que me permitiria identificar facilmente o ano em que foi publicada.
Imagens do Rijksmuseum de estampas do Petit Courier des Dames, datadas de 1829


Há centenas destas estampas digitalizadas em museu europeus, como no Rijksmuseum ou em páginas de vendas on-line de antiguidades, mas nenhuma biblioteca tem esta publicação periódica inteiramente digitalizada e on-line e nas minhas pesquisas não encontrei nenhuma igual à do meu amigo Manel. 

Como sempre me interessei por moda, calculava que tivesse sido impressa na década de 20 ou 30 do século XIX, até que no Youtube vi um documentário francês sobre uma exposição intitulada Les cheveux et des poils, apresentada no musée des arts décoratifs, de Paris, onde se refere a origem dos penteados que as elegantes desta estampa exibem e que me ajudou a datar e entender a referida gravura. Com efeito, em 1827 o vice-rei otomano do Egipto, Méhémet Ali, ofereceu ao rei de França, Carlos X, uma girafa, que foi apresentada ao público na ménagerie do Jardin des plantes, em Paris. Menágerie é o termo antigo usado na Europa para designar as colecções de animais exóticos, que muitos soberanos europeus formaram. 

Um prato com a girafa. Foto wikipédia

A girafa fez furor entre os Parisienses, que acorreram aos milhares para a visitarem tão estranho animal e muito depressa apareceram gravuras, pratos e travessas, bules e lamparinas e ainda caricaturas representando a girafa. 

Bule e lamparina em porcelana representando a Girafa. Foto de La Mode à la Girafe - The Fashion Historian


A moda feminina não escapou a esta verdadeira girafomania e foi lançado um tecido amarelo torrado, inspirado na cor do animal e ainda um penteado, que crescia em altura no cocuruto da cabeça, mediante um postiço ou uma estrutura em arame, sobre a qual se montava o cabelo em forma de um monte, sugerindo a altura do pescoço da girafa. Este penteado apareceu nos últimos anos da década de 20 e manteve-se em voga até aos primeiros da década de 30 do século XIX.




Nas minhas pesquisas, encontrei uma gravura publicada originalmente no Ladies Pocket Magazine, em Abril de 1830, que reproduz a apenas a jovem que está virada de frente e que se intitula Parisian ball dress. Ora, em Londres, essa grande metrópole, local de publicação do Ladies Pocket Magazine certamente andariam a par de todos os caprichos da moda francesa e posso presumir, que a gravura do Manel, tenha sido impressa nesse ano, ou quanto muito em 1829.

Parisian ball dress.


Em suma esta estampa, publicada no Petit courrier des dames, talvez entre 1829-1830, faz eco dessa girafomania, que tomou de assalto Paris no reinado de Carlos X.



Ligações consultadas:

9 comentários:

  1. Muito bem, Luís! São gravuras muito interessantes que nos mostram o modus vivendi de uma época com um tecer do tempo e do espaço que o Visconti tão bem ilustou nos seus filmes de época.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário. Com efeito o Visconti mostrava sempre uma preocupação muito grande com a indumentária nos seus filmes de época. Recordo-me de ter visto um documentário na televisão sobre a Morte em Veneza, em que o Visconti mandou reproduzir vestidos, a partir de quadros e fotografias da sua mãe, uma elegante milanesa, que brilhou na sociedade por volta de 1900. Um abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. António Muito obrigado pelo teu comentário. Um abraço de Lisboa

      Eliminar
  3. Muito interessante, Luís.

    ResponderEliminar
  4. O que vais descobrir sobre gravuras que encontro no chão das feiras de velharias e que consigo adquirir por meia dúzia de euros.
    Nem sabia que seria tão antiga. Julgava-a menos.
    Boa pesquisa, e fiquei admirado pelo resultado.
    Obrigado Luís, pelo trabalho
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel. Quando vi a estampa, já calculava que fosse mais ou menos desta época, mas o documentário sobre a exposição a "Les cheveux et des poils" fez-me situar esta estampa em datas mais precisas.

      Um grande abraço

      Eliminar
  5. Desconhecia esta moda - já tinha visto os penteados, mas não os relacionava com as girafas. Boa tarde!

    ResponderEliminar