quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Azulejos cosméticos


As casas antigas são como as velhas damas, precisam de muito pó-de-arroz para tapar as rugas e as outras marcas do tempo. As estruturas dos prédios antigos lisboetas são muitas vezes em madeira, ainda segundo o esquema da gaiola pombalina e como esse material encolhe ou estica, consoante a humidade ou o calor, as paredes abrem rachas todos os anos, que é preciso corrigir aplicando massa tapa-fendas, tal como fazem as velhas senhoras às suas rugas. E depois, para o aparecimento de todas estas rachas concorrem factores como a sucessão de obras mal feitas nestas casas antigas, que as fragilizam para sempre e ainda os pequenos sismos, que volta meia volta, sacodem os habitantes destas casinhas



Os azulejos antigos são uma alternativa à massa tapa-fendas e um óptimo cosmético para as casas antigas e por isso há que tê-los sempre à mão. Nesta parede do quarto dos meus filhos existia uma racha particularmente persistente, que há uns três ou quatro anos tapava e que reaparecia sempre. Com um fragmento de um painel historiado do século XVIII, comprado por tuta-e-meia na Feira da Ladra, tapei a malvada racha e dei a ilusão, que quando fiz obras em casa, apareceu debaixo do estuque um vestígio de um painel antigo de azulejaria.

O azulejo é realmente um material versátil capaz de criar ilusões dentro e fora das casas.

11 comentários:

  1. Ola Luis

    Desculpe a minha ousadia, mas não estará virado ao contrario? Ou seja, de.lhe uma volta de 45º grau para a direita..

    Fica com o que parece ser um corrimão...

    Adorava ir á feira da ladra ou "Lavra" mas o meu pai tem medo que eu me perca =D

    Ahahahah


    Um grande abraço

    Flávio

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís
    Admiro o seu engenho e arte! O azul cobalto entre os esbatidos acinzentados, entrelaçando as volutas e aletas, sobressai de forma magnífica no branco puro da parede.O azulejo (pobre da Feira da Ladra) ganha majestade. É um nobre, entre os seus pares.
    Cumprimentos
    if.

    ResponderEliminar
  3. Esta lindíssimo Luis, com criatividade...

    Um beijinho

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  4. Cara Marília

    Ainda bem que regressa ao nosso convívio. Espero contar mais vezes consigo.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Cara If

    Os azulejos portugueses tem potencialidades inesgotáveis. Nunca me deixo de supreender com o que podemos fazer com eles.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Caro Flávio

    É complicado saber em que posição original estariam estes azulejos tresmalhados. Fizeram parte de grandes conjuntos e quando os apanhamos soltos é quase impossível saber se estariam à esquerda ou à direita. Talvez tenha razão, mas a ideia é precisamente despertar a imaginação do visitante, como o flávio, que pergunta a si mesmo "como seria, aonde estaria?"

    ResponderEliminar
  7. Percebo perfeitamente o que fiz! Se tivesse 2 do mesmo conjunto, ainda era possível algo... Agora, quando é só um e com linhas... (ou folhas)


    Flavio

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Luis, estou a tentar reaprender o dia a dia.

    Quanto à posição do azulejo quanto a mim está perfeito. Parece-me que a gravura que tem ao lado é rectangular ao alto, certo? Se o azulejo fosse colocado de forma a parecer atravessado iria perder a armonia visual e deixaria de pertencer a um todo.Na minha humilde opinião numa casa em que os espaços livres ja são poucos (como o Luis costuma dizer) há que manter uma certa ordem para que nao pareça que somos engolidos pela decoração e o Luis tem essa sensibilidade natural, o que faz com que nos sintamos bem a olhar as suas paredes por mais peças e objectos que vão aparecendo. Parece que cada um escolheu o melhor sitio da casa para ficar e todos agradam quer aos olhos mais astutos quer ao olhar mais distraído.

    Perfeito Luis. Uma sensibilidade e bom gosto impares.

    Peço desculpa ao Flavio, mas o engraçado disto é mesmo dar a nossa opinião.

    Um Bem Hajam

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  9. Bem, cá estou eu outra vez, parece que hoje vim para ficar! É o que dá a falta de sono.

    Ora bem, fui observar novamente a imagem onde está o azulejo e reparei que a ideia de verticalidade é dada pela foto, e talvez seja isso que me dá a ilusão optica de armonia, mas independentemente disso, seja pela gravura, seja pelo espaço que o azulejo ocupa o resultado é excelente.

    :-)

    Abraço

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  10. Adorei o conceito "azulejo cosmético"!
    abraços,
    Fábio

    ResponderEliminar
  11. Também aprecio a sua arte de cosmética de paredes recorrendo aos nossos belos azulejos antigos.
    Esteja ou não o azulejo na posição original, o resultado é muito bom e invejo-lhe o gosto e a habilidade.
    Um abraço

    ResponderEliminar