domingo, 5 de fevereiro de 2012

O chá da Mimi: o discreto bom gosto da Vista Alegre


Há peças que nos marcaram desde a infância e este serviço da Vista Alegre, decorado em tons de beije e ouro velho, que se encontrava na casa da minha avó Mimi, tornou-se para mim uma espécie de arquétipo do que é o bom gosto e a discrição. Os meus pais têm um serviço de chá semelhante, mas mais recente e durante alguns anos fui oferecendo à minha sobrinha Maria peças de um conjunto de jantar com uma decoração parecida. Depois da casa da minha avó ser desmanchada fiquei com o serviço de chá e não me canso de admirar a sua distinção sóbria. Aliás é curioso, que o Manel também se deixou encantar por ele e comprou numa casa de velharias um serviço de café igual a este só que em tons de azul celeste.



A marca das peças é aquela que a Vista Alegre usou entre 1922-1947 e posso talvez presumir que a minha avó Mimi o tenha comprado logo a seguir ao seu casamento nos anos 20.


Aliás comprou o conjunto todo, jantar, café e chá, mas os meus irmãos e eu repartimo-lo e agora cada um de nós tem a sua parte, o que pena tê-lo desmembrado, mas a vida é mesmo assim. Gosto tanto dele, que até já comprei duas peças do Serviço de Jantar na feira da Ladra, um prato coberto e uma travessa, mas não é fácil encontra-lo.



Resolvi partilha-lho hoje convosco, apesar de não ter nenhum bolo para acompanhar, como nos concorridos chás das terças-feiras, dados pela nossa Maria Andrade.

11 comentários:

  1. pega mal eu postar um comentário apenas para dizer "lindo! lindo! lindo!"? Pois não consigo pensar em outra coisa olhando as fotos.
    agora EXIJO (rs, que feio!) um chá em sua casa no final de março, só para eu conhecer e usufruir deste jogo!
    abraços!

    ResponderEliminar
  2. Muito fino este seu serviço VA da sua avó Mimi! E está completíssimo!
    Não sei se estes serviços terão sido comprados pela sua avó ou se terão sido oferta de casamento, o que era um hábito muito arreigado, pelo menos por aqui.
    O Luís esmerou-se na apresentação, com a toalha a condizer em simplicidade e elegância - sempre gostei muito das toalhas feitas com picô de croché à volta de panos de linho - e que dizer do requinte dos talheres!!!
    O bolo e o chá virão depois para a mesa... :)
    Eu não tenho muito por hábito apresentar bolo(s) nos chás do meu blogue, ao contrário das minhas amigas americanas, canadianas e da alemã Johanna, que são uns verdadeiros portentos nas artes da mesa e deixam-me muitas vezes com água na boca...
    Gostei muito, pode continuar :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto o serviço é de uma beleza sóbria ,encantadora ; e o talher que podemos espreitar não lhe fica atrás , não é verdade ?
      Ab.
      Quina

      Eliminar
  3. Caro Fábio

    O Chá está prometido em minha casa e com este mesmo serviço. Lá terei que me desenrascar a fazer um bolo, mas há-de sair qualquer coisa.

    Abraços e até Lisboa

    ResponderEliminar
  4. Maria Andrade

    A minha avó nasceu num meio muito provinciano, onde qualquer coisa saía nos jornais da terra, porque na pasmaceira de Chaves dos anos vinte não hava nada a noticiar.

    Um dos acontecimentos cobertos pelos jornais flavienses foi o casamento da minha avó ( o meu pai guardou os recortes de imprensa). Um deles vai ao cúmulo de descrever as prendas todas recebidas pelo casal e quem as deu. No entanto, o jornal só refere as pratas, as joias e o dinheiro. Talvez achassem que os serviços de loiça ou as panelas emprestassem menos dignidade à notícia. Já os talheres de prata que aqui vê são referidos nessa notícia.

    Gostei de ser informado que o trabalho desta toalha se designa por picô de croché à volta de panos de linho. Sabe? Sou um ignorante nessa matéria do petit point.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Cara Quina

    Muito obrigado!!! Vamos esquecendo a crise mostrando os nossos pequenos tesouros.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Continuo a achá-lo muito elegante, tanto que, como referes, comprei um semelhante, ainda que de cor mais fria.
    Chá é uma bebida que pode ser bebida por qualquer púcaro ou chávena mais requintada, no entanto, até parece que ele sabe melhor no último caso! Sabe-se lá porquê ...
    Talvez o sentir da porcelana fina entre os lábios, ou o segurar ligeiramentena na chávena não o deixe esfriar tão rápido, ou ir vendo a decoração requintada ajude à construção de um imaginário mais rico... não sei, mas deve haver alguma relação, ou então é só mania minha! Mas não dispenso as minhas chávenas delicadas e elegantes!
    Manel

    ResponderEliminar
  7. :) Tenho um Igual no entanto o meu é com a risca azul mar, todas as peças são iguais, foram prenda de casamento dos meus Bisavós, e neste momento estão-me confiadas:)

    ResponderEliminar
  8. Caro Anónimo ou Anónima

    Conheço essa variante em azul e é linda. Recebeu uma bela herança.

    Abraços e volte sempre

    ResponderEliminar
  9. Olá Boa Noite Luis.
    Começo por felicitá-lo pela suas excelentes apresentações neste seu blogue que partilho com alguma regularidade. Partilho consigo o gosto por tudo o que é Artes e Antiguidades, seja qual for o tema. Por diversas vezes tentei também manter um blogue para partilhar estes gostos. Sempre a falta de tempo a deixar estas atualizações para mais tarde. Ao ver este seu serviço V A, não resisto a partilhar aqui a última reliquia que adquiri, da Vista Alegre.

    http://tesourosdoutraera.blogspot.pt/2013/11/tete-tete-personalizado-da-vista-alegre.html

    Os meus cumprimetos e obrigado

    Amandio Marecos

    ResponderEliminar
  10. Cara Amândio

    Muito obrigado pelo seu comentário. Espero poder continuar a contar com a sua presença neste blog.

    Já fui espreitar o seu blog e fiquei encantado com o serviço que mostrou.

    Um abraço

    ResponderEliminar