sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Procurando as origens: a tia Bia de Soutelo

 
Trecho do inventário dos bens do Solar da família Montalvão em Outeiro Seco

Pouco depois da morte do meu bisavô, em 1965, a minha avó Mimi fez um inventário dos bens do Solar da família Montalvão em Outeiro Seco. É um documento que costumo consultar com frequência e um dia destes ao reler outra vez aquelas linhas encontrei referência dois crucifixos, um com o Cristo em marfim e outro em Madeira, que vieram da casa de Soutelo. Na altura, a minha avó Mimi, não se deu ao trabalho de explicar que casa era aquela, pois para ela e toda e toda a família isso era óbvio. Fiquei muito intrigado com esta casa de Soutelo, de que nunca tinha ouvido falar. Sabia que os meus bisavôs, além do solar de Outeiro Seco tinham outra casa em Chaves, no bairro da Madalena, encostada ao rio Tâmega onde passavam o inverno e com efeito, a minha avô menciona objectos que vieram dessa residência. Também era natural que tivessem uma ou outra coisa da Casa de Santo Estevão, dos Morais Sarmento, através da herança da minha trisavó, cuja mãe pertencia a essa família. Mas a minha avó nunca refere nada no inventário, que tivesse vindo da casa dos Morais Sarmento.

Pouco tempo depois falei ao telefone com a prima Lili, que é ainda única pessoa do ramo Ferreira Montalvão, que ainda vive em Chaves e perguntei-lhe se sabia alguma coisa dessa casa em Soutelo. A Lili lembrava-se de ouvir a sua mãe contar histórias acerca de uma Tia Bia, casada com um Domingos, que viviam em Soutelo e eram visita frequente do Solar, quando a minha avó e os meus tios avôs eram crianças, isto ter-se-á passado nos anos entre os anos 1905-1920. Nesse tempo, depois do jantar, como era vulgar nas famílias da época, rezava-se o terço. E durante a ladainha, Pai Nosso que estás no céu…, a tia Bia interrompia a oração e perguntava ao meu bisavô, Ó Jejé, este ano como foi a apanha da castanha?. Depois continuava a reza e a tia Bia voltava a perguntar, Ó Jejé, este ano como foi a colheita do centeio? e assim sucessivamente, ao longo de todo o terço, ia parando as orações com as mais diversas perguntas sobre o ano agrícola na quinta de Outeiro Seco. Claro, a certa altura era uma risota entre as crianças.

Mas apesar destes esclarecimentos fiquei sem saber a que ramo pertencia esta tia Bia de Soutelo. A Lili afirmou-me que a Tia Bia não era do lado da minha bisavó, gente que tinha casa em Mairos, outra localidade perto de Chaves, nem do lado dos Morais Sarmento, que como já referi, estavam em Santo Estevão, aldeia próxima de Outeiro Seco, na margem direita do Tâmega. Tão pouco consegui perceber que nome se escondia por detrás do diminutivo Bia. Seria uma Beatriz?

Maria do Espírito Santo Ferreira Montalvão

Entretanto comecei a inventariar as cartas e os documentos dessa época e senti a necessidade saber mais sobre a família de Liberal Sampaio, meu trisavô, um padre, que manteve uma relação amorosa com uma fidalga do Concelho de Chaves, da aldeia de Outeiro Seco, a minha trisavó, Maria do Espírito Santo Ferreira Montalvão. Aliás este par ocupa quase sempre um lugar importante nas narrativas de história familiar deste blog. Gosto sempre de pensar neles, como uma espécie de Ana Plácido e Camilo Castelo Branco, embora saiba perfeitamente, que a vida dos meus antepassados não teve nada de arrojado ou de tão chocante, como essa paixão do grande escritor português. As cartas que esses meus antepassados trocaram entre si são na maior das vezes de assuntos correntes, o governo da casa agrícola, a poda da vinha, a construção do poço ou de um muro, a venda do cereal, a compra de uma égua ou a educação do filho, que tiveram juntos. 

O primeiro bilhete de identidade do meu trisavô, José Rodrigues Liberal Sampaio, de 21 de Abril de 1927 

Mas regressando ao assunto da família do meu trisavô, José Rodrigues Liberal Sampaio nasceu em 29 de julho de 1846 em antigo de Sarraquinhos, perto de Montalegre, filho de António Rodrigues Sampaio e de Maria Gonçalves Liberal. Se de facto, a mãe era natural de Antigo de Sarraquinhos, Montalegre, o pai nasceu em Soutelo, já no Concelho de Chaves. Em suma a família paterna do meu trisavô era de Soutelo e na correspondência do espólio fui encontrado referência a parentes nessa aldeia. Há duas cartas de um primo, Manuel Rodrigues Sampaio, proprietário de um estabelecimento comercial em Soutelo. Na primeira missiva de 2 de Fevereiro de 1899 dá notícias sobre vários parentes naquela terra e informa que vendeu casas em Outeiro Seco e comprou uma em Soutelo por 30 libras. O meu próprio trisavô foi pároco em Soutelo, pelo menos entre 1914 e 1917. Soutelo e Outeiro Seco são aldeias próximas e pelos vistos o meu antepassado manteve uma ligação à terra paterna.

Antigo de Sarraquinhos, Soutelo e Outeiro Seco são terras próximas

Entretanto, foi tratando o espólio familiar e nas cartas, que o meu bisavô escreveu de Coimbra para a mãe, mencionou muitas vezes a Bia. Mandava recados à Bia, perguntava pela Bia e em 11 de Dezembro de 1900 escreveu mesmo Se a Tia Bia quiser os ingredientes para a gomagem, que mande os mercenários cobres, pois estou o que em calão académico, se chama depenado. Igualmente nas cartas que Liberal Sampaio dirigia minha à trisavó, refere também a Bia. Percebi através destas referências que a Bia era presença frequente no Solar de Outeiro Seco ou até que passaria por lá temporadas.

Ao mesmo tempo ia progredindo no tratamento do espólio e encontrei algumas cartas da irmã de Liberal Sampaio, de que já conhecia a existência, a Maria Rodrigues Sampaio, minha tia-trisavó. Numa delas, datada de 7 de Abril de 1889 escreve ao irmão, que se encontrava em Coimbra, juntamente com filho, dando notícias da casa agrícola “a podada já está feita e inda se faz em Março. A égua anda cheia e anda muito gorda, graças a Deus” e no final envia recados da prima Sampaio e do tio de Soutelo e pede que deia muitos beijos ao menino da sua Bia. Afinal, a tia Bia era a irmã de Liberal Sampaio, a Maria Rodrigues Sampaio. Bia não era o diminutivo de Beatriz, como era suposto, mas um desses petits noms, sem sentido, criado por algum irmão ou por uma mãe enternecida enquanto amamentava a criança e que muitas vezes acompanham as pessoas durante uma vida inteira.


Carta de Maria Rodrigues Sampaio, datada de 7 de Abril de 1889, escrita ao irmão. 

Depois de ter obtido destas informações fiz algumas pesquisas no motor de busca do arquivo Distrital de Vila Real por Maria Rodrigues Sampaio e encontrei referência a um processo de inventário obrigatório de um tal Domingos Afonso da Cruz, cuja inventariante foi Maria Rodrigues Sampaio, com a data de 1907. Consultei o registo de óbitos desse ano e no dia 25 de Abril faleceu Domingos Afonso da Cruz, comerciante, casado com Maria Rodrigues Sampaio, ambos residentes em Soutelo. Encontrei também um testamento de 1912 da Maria Rodrigues Sampaio, de 1912, dado em Soutelo e finalmente outro processo de inventário obrigatório de 1933, data em que esta minha tia trisavô terá morrido e cujo inventariante foi Domingos Afonso da Cruz, certamente o filho, que tinha o mesmo nome do pai. Portanto, estes dados batem certo com história que a prima Lili contou. A tia Bia vivia em Soutelo e era casada com um Domingos.

O assento de óbito de Domingos Afonso da Cruz, o marido da tia Bia

O episódio, que a prima Lili contou sobre a Tia Bia, que interrompia constantemente o terço com perguntas sobre o ano agrícola, coincide com as preocupações que esta manifestava nas suas cartas. Aliás, o irmão, o meu trisavô o Liberal Sampaio, assemelhava-se nestes cuidados, estava também sempre a escrever a minha a trisavô com inúmeros conselhos sobre o governo da casa agrícola, como a as vindimas, égua, que estava prenha, ou com o cereal, que poderia apodrecer, antes de ser vendido. Estas cartas revelam-nos um mundo de gente, que vive da terra.

Descobrir quem foi esta tia Bia de Soutelo, permitiu-me conhecer um pouco sobre o estatuto social da família Liberal Sampaio, que não tinham de todo os pergaminhos dos Montalvões ou as suas extensas propriedades, mas em todo o caso, não seriam tão humildes, como acreditava até há pouco tempo, pois a Tia Bia ou a Maria Rodrigues Sampaio sabia ler e escrever, o que é um indicador de um certo desafogo económico nesta época. Em 1878, taxa de analfabetismo feminino era de 89,3 por cento, conforme indica Irene Vaquinhas, em Senhoras e Mulheres" na sociedade portuguesa do século XIX. A tia Bia fazia parte de uma minoria de cerca de 10 por cento das mulheres portuguesas.

A partir destes dados começo a entrever melhor a figura do meu trisavô, o Padre José Rodrigues Liberal Sampaio, que desde muito jovem, me ensinaram a admirar e em cujo retrato reconheço as feições do meu pai e do meu próprio filho.



Bibliografia consultada:

"Senhoras e Mulheres" na sociedade portuguesa do século XIX / Irene Vaquinhas. 1a ed. Lisboa : Colibri, 1999. ISBN 972-772-112-5.

Processo de Inventário obrigatório de Domingos Afonso da Cruz, 1907
Arquivo Distrital de Vila Real
PT/ADVRL/JUD/TJCCHV/C-C/082/352

Testamento público de Maria Rodrigues Sampaio, 1912
Arquivo Distrital de Vila Real
PT/ADVRL/NOT/CNCHV2/007/297/24

Processo de Inventário obrigatório de Maria Rodrigues Sampaio, 1933
Arquivo Distrital de Vila Real
PT/ADVRL/JUD/TJCCHV/C-C/082/1028

Registo de óbitos de Soutelo, 1889-01-17 – 1911-11-14
Arquivo Distrital de Vila Real

6 comentários:

  1. No Alentejo, Bia é muitas vezes o diminutivo usado para Maria. Fico à espera de mais episódios desta família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há diminutivos mais ou menos estabelecidos pelo costume. As Margaridas são Guidas, as Helenas são Lenas e os Josés, Zés. Mas uma boa parte deles não obedecem a lógica nenhuma. São nomes arranjados pelos irmãos pequeninos, pelos pais extremosos. De facto, tenho uma amiga no Alentejo, Maria do Carmo, que é a Bizinha, mas o mais natural era que fosse Carminho. Mas como referi antes os diminutivos não obedecem a nenhuma norma.

      Com origens em Sarraquinhos, Montalegre e Soutelo, Chaves, este lado da família começa a sair do esquecimento. Esta Tia Bia ou Maria Rodrigues Sampaio poderá ser uma das damas desconhecidas do álbum de fotografias do nosso trisavô. Uma delas, posa exactamente no mesmo cenário do retrato mais antigo de Liberal Sampaio. Será que os dois foram ao fotografo no mesmo dia? Mas por enquanto é tudo uma especulação. Pode ser que apareçam cartas referindo os retratos, como já apanhei uma ou outra para outros retratados.

      Bjos

      Eliminar
  2. Fazer esta reconstituição deve dar muito prazer Luís! Tem a grande vantagem e encanto de ser da família. Bom trabalho. Um abraço ✍️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Estes trabalhos realizados a partir de pequenos fragmentos daqui e dali, uns que sobreviveram na memória dos mais velhos, outros de documentos do espólio familiar e outros ainda dos arquivos distritais permitem-me reconstituir um pouco das vidas destes antepassados, decorrida num meio muito rural e dão-me imenso prazer.

      Apesar de serem assuntos pessoais, tem um público de leitores mais ou menos fiel, pois as pessoas gostam de histórias e muitos de nós temos este passado rural.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Pois, de certa forma, como acompanho o desenrolar de toda esta ação, fico sempre curioso com o que vai acontecendo nestes enredos familiares.
    Teres estabelecido este parentesco foi importantíssimo, pois eu próprio me perguntava sempre "Quem será esta Bia?" que tantas vezes é mencionada.
    Ainda bem que o conseguiste.
    E é um parentesco de peso, pois para lá de ser visita de casa, é igualmente irmã do próprio Liberal.
    Agora, para lhe dar forma e contorno, será necessário descobrir qual das fotos que tens pertence a esta personagem.
    Aí sim, seria fantástico encontrar uma cara para esta pessoa que tanto peso parece ter tido na trama familiar na casa de Outeiro Seco.
    Ficarei à espera de mais esta descoberta.
    Muito bem Luís, dá trabalho, mas também é apaixonante
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      É verdade, tu acompanhas todo este processo de descoberta de história da família, desde que praticamente te conheci.

      Consegui agora avançar muito na reconstituição da história familiar, agora que disponho da correspondência destes meus antepassados durante o século XIX. Infelizmente as cartas não vão aparecendo cronologicamente, nem por correspondentes. Por outro lado, tenho normalmente as cartas que foram enviadas e não as recebidas. Portanto não conheço as respostas.

      Em tudo o caso, tudo isto é muito mais interessante que a genealogia pura e dura. Nestas cartas surpreendes os pensamentos, as preocupações e a personalidade, de quem viveu há mais de 100 ou 150 anos.

      Pode ser que tenha sorte e numa das cartas se refira uma fotografia que se envia ou se tirou numa ocasião especial. Já encontrei uma dessas cartas de um dos amigos do meu bisavô, o Paulino Antunes Guerreiro, que afirma que colocará o retrato de Liberal Sampaio, num local de destaque, onde o possa ver todos os dias.

      Um abraço

      Eliminar