sábado, 9 de março de 2024

Cabra amamentando um cabritinho: paliteiro da Vista Alegre



Apesar das juras que faço a mim próprio de não comprar mais trastes e velharias, numa das últimas feiras de Estremoz adquiri mais um paliteiro de porcelana. Os paliteiros são objectos muito apetecidos pelos coleccionadores e por essa razão, muitas vezes os vendedores pedem muito dinheiro por eles e como este estava a um preço muitíssimo convidativo e aproveitei a ocasião e lá voltei para a casa com o dito paliteiro. Também o comprei porque já tenho quatro paliteiros da Vista Alegre. Um deles, representa uma cabrinha sentada e o que consegui agora é no fundo, o par, representado a cabra a amamentar o cabritinho. Portanto, esta compra foi absolutamente necessária, ou pelo menos foi este o argumento, que forjei para mim próprio.

Este novo paliteiro é o par de outro que já tinha na minha colecção.


A figurinha não está marcada, mas é com toda a certeza da Vista Alegre. Esta fábrica produziu entre 1870 e 1921 esta figura em várias versões, umas brancas como esta e outras com diferentes pinturas. Basta consultar o site Avaluart para constatar como o mesmo molde foi sendo usado ao longo de 5 décadas pela Vista Alegre em diferentes acabamentos. Contudo, os modelos em branco, que encontrei no avaluart, bem como na obra Vista Alegre : porcelanas / Ilda Arez...[et al.]. - Lisboa : Inapa, 1989 apresentam a marca nº 20, usada entre 1870-1880. O meu paliteiro será eventualmente deste período, mas admito que poderá ser mais tardio. A Vista Alegre sempre foi uma casa conservadora e os mesmos modelos e decorações foram sendo usados ao longo de décadas a fio. Para quê mudar o que é bom e bonito.

Paliteiros da VA: cabra amamentando cria. Foto http://www.avaluart.com


Hoje em dia, um objecto como este é absolutamente inútil. Já ninguém palita os dentes e todos usamos o fio dental, mas eu ainda me recordo de ver nas mesas de todos os restaurantes paliteiros em porcelana, faiança, plástico ou vidro. Claro, eram coisas com um desenho funcional, não eram peças tão elaboradas como esta cabra, que amamenta a sua cria. Na época, em que esta cabrinha foi produzida, os palitos eram considerados objectos de civilidade e para perceber os encantos destas figurinhas, temos que as imaginar numa grande mesa posta com uma toalha de linho, enfeitada com uma qualquer renda, um serviço de jantar da Vista Alegre decorado com florinhas, num dia de festa, com toda a família reunida, numa qualquer casa antiga do Norte. Talvez por ter conhecido bem uma dessas casas, goste tanto destes paliteiros em porcelana.



7 comentários:

  1. Muito lindo. Tinha que ser seu e encontrar seu par. Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado. Com efeito há muito tempo que procurava esta peça, para completar o par. Um grande abraço

      Eliminar
  2. Uma pequena peça intimista e muito bonita na sua inocência. Não se podia deixar a peça lá na feira, decididamente.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel. O preço não podia ter sido melhor. Há uns tempos deixei escapar um por 40 e poucos euros e foi disparate. E esse até era mais bonito que tinha uns toque de pintura aqui e acolá. Um abraço

      Eliminar