quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Painéis de Azulejos no Vimieiro

Nunca nos deixa de surpreender a versatilidade de soluções decorativas que o azulejo permitiu ao longo dos tempos no nosso País, nem a criatividade dos mestres que os colocavam nas paredes. Na igreja matriz do Vimieiro, uma terra alentejana entre Arraiolos e Estremoz, encontrei na fachada da Igreja matriz esta disposição original de azulejos em forma de cruz.


Normalmente estes azulejos seiscentistas de padronagem dita de “maçaroca são colocados em forma de painel, como podemos ver neste exemplar da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (Imagem superior), mas aqui, no Vimieiro, algum iluminado, talvez o padre ou o mestre-de-obras, teve a ideia de optar por uma disposição em forma de cruz, provavelmente para aproveitar algumas sobras, que não chegavam para uma composição clássica e o resultado é bonito e surpreendente.


Umas ruelas mais abaixo, na mesma vila do Vimieiro, encontrei um painel de alminhas do purgatório do século XVIII, composto por quatro azulejos. É menos ingénuo que aquele outro apresentado no meu post de 16 de Julho de 2010 e que estava numa casa de Óbidos. O desenho é mais elaborado, repare-se por exemplo nas sombras dos braços que dão a ideia de volume. Mas, quer um painel quer outro encarnam bem toda a graça da azulejaria portuguesa do século XVIII.

Ver mais alminhas em http://velhariasdoluis.blogspot.com/2010/10/painel-quinhentista-de-azulejos-e.html

1 comentário:

  1. Que bonitas que ficam as "pinhas". Conheço-as bem em azul, destas só agora as vi, mas são ainda mais bonitas!
    Manel

    ResponderEliminar