quarta-feira, 5 de março de 2014

Velharias do Luís de novo na Televisão

Paliteiro Vista Alegre
Este blogue vai de vento-em-popa e nesta passada quarta-feira, o seu autor esteve novamente na televisão e foi entrevistado pela Fátima Lopes, na TVI, no programa A tarde é sua. Houve também uma reportagem na minha casa e o operador de câmara fez verdadeiros malabarismos para se movimentar com aquela máquina de filmar gigantesca no meu apartamento minúsculo e sem partir nada. No início da reportagem o senhor estava muito apreensivo acerca como iria filmar aquele espaço quase mais pequeno, que a câmara dele, mas depois entusiasmou-se com a quantidade de pequenos detalhes com que a vista se distrai na minha casa e acabou por fazer um belo trabalho.

É bem certo que A Tarde é sua não é um programa cultural, daqueles que passam noite dentro na RTP2, onde o pessoal vai dizer umas poesias e discorrer acerca de cinema alemão dos anos 20, mas fiquei orgulhoso por partilhar e divulgar o gosto pelas velharias e pela história num programa de grande audição. Nesta época de crise, creio que consegui passar a mensagem, que é possível mobilar com gosto uma casa com peças herdadas, compradas em segunda mão ou mesmo até achadas no lixo e ainda por cima divertimo-nos imenso com isso. Andar à cata de velharias é um passatempo onde coleccionamos não só objectos, mas também histórias muito engraçadas. Ainda há pouco tempo uma Senhora na feira-da-Ladra tentou-me vender a mim e ao Manel um vestido de noiva e olhem que seríamos capazes de tirar aquilo por pouco mais de cinco euros, se eventualmente algum de nós tivesse uma noiva…

Pequenos detalhes
Também neste programa ficou clara a ideia que necessitamos ter uma memória, quer dos nossos antepassados directos, quer do nosso passado enquanto povo. Como diria Marguerite Yorcenar a vida humana está muito mais no passado do que no presente. O presente é sempre um momento curto, mesmo, quando a sua plenitude o faz parecer eterno.


Para ver o autor deste blog falar das suas velharias, cliquem neste link http://www.tvi.iol.pt/videos/14100184

38 comentários:

  1. Os parabéns pois estiveste muito bem. É muito agradável dar a conhecer o teu blog e nada melhor que num programa de grande audiência, como é o caso deste.
    E as ideias que ali levaste dão conta de formas de estar alternativas, o que é sempre bom dar a conhecer neste país que cada vez se encontra mais desenraizado das suas tradições e história.
    E agora segue-se qual? :-)
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Encaro sempre a participação nestes programas como portas que se abrem para novas oportunidades. O facto de me convidarem para estas entrevistas é também um reconhecimento do trabalho no blog e um aumento significativo da sua visibilidade.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Adorei, Luís!!! E quantas peças maravilhosas vc tem em casa!!!! Parabéns! Eu também tenho esse sentimento em relação as coisas antigas, saber que cada uma delas tem uma história, saber que já pertenceu a uma pessoa e hoje estarmos a cuidar delas...Não por acaso vieram parar em nossas mãos. Às vezes me sinto como um "salvador" de tantas peças que fatalmente iriam parar no lixo.
    Você se saiu muito bem na TV! A apresentadora é legal. A plateia era uma maravilha....Senhoras donas de casa ótimas!!!kkkkk Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge

      Muito obrigado. De facto, O Jorge, eu e todos os seguidores deste blog formamos uma rede de gente que se importa com o passado e a história, ainda que de uma forma amadora.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Olá Luis,

    Parabéns por ter sido convidado ao programa.
    Mas não vá ficar inacessível pela fama...

    Coitadinha da criança, menino eu penso. Todo quebradinho mas lindo ainda...

    Um abraço (tb para o Manel)

    Amarildo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amarildo

      Muito obrigado

      Este menino em biscuit todo quebrado é quase um símbolo deste blog. Foi objecto de um dos meus primeiros posts e deu-me uma trabalheira doida descobrir, que afinal de contas se tratava de um paliteiro da Vista Alegre, pois a parte que tinha a marca e os furinhos para encaixar os palitos perderam para sempre.

      Um abraço e mais uma vez obrigado

      Eliminar
  4. Caro Luís!
    Parabéns por mais esta!! :) Foi uma surpresa muito agradável vê-lo e ouvi-lo novamente. E, verdade verdadinha seja dita, adorei rever mais de perto algumas das suas peças, como é o caso da pia de água benta.
    Acho que esteve muito bem e desconfio que fez mais o Luís pela divulgação da importância de valorizarmos o nosso passado individual ou coletivo, do que muitos programas com pretensões ao didadismo.Muitas daquelas senhoras ali presentes vão passar a ver os azulejos com outros olhos e atrás destes, outros horizontes se abrirão.De certeza!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula

      De facto procurei sempre usar uma linguagem muito simples para falar do blog, das peças e das razões porque as colecciono, de modo a que toda a gente me entendesse. E acredite que não foi fácil. Dobrei muitas vezes a língua para evitar palavras caras e gaguejei à procura de termos claros e simples.

      Bjos e obrigado

      Eliminar
  5. Parabéns Luís, estiveste muito bem e a reportagem ficou excelente.
    Pode ser que os responsáveis pelo nosso património apreendam destes "pequenos" exemplos.
    Um abraço,
    Berto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humberto.

      De facto ao longo de toda a entrevista esteve sempre presente o descuido em que anda o nosso património, de Norte a Sul do País. Enfim, pode ser que esta reportagem tenha servido para sensibilizar as pessoas para a graça e a beleza da história, dos objectos antigos e do património edificado.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Luís
    Está uma verdadeira vedeta. Quero um autógrafo!
    Parabéns pelo prazer de o ouvir e pelo discurso simples e claro, que evidencia o seu prazer pelas memórias.
    Esteve muito bem, discreto e simpático.
    Um abraço
    if

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara If

      Daqui até Hollywood é apenas um passo. Lol.

      Um abraço e muito obrigado.

      Eliminar
  7. Só o Luis me faria sair desta letargia em que tenho andado para vir aqui visitá-lo e dar-lhe os parabéns, muito merecidos! Está a tornar-se uma figura pública pelos melhores motivos, já pensou nisso?
    Vi-o com surpresa no ecran da televisão quando estava junto à cama do meu pai no hospital. Não imagina o orgulho com que lhe disse que era um amigo meu que estava na televisão, expliquei-lhe as nossas afinidades, mas não sei se ele se terá interessado, se se lembra sequer que eu tenho/tinha um blogue, se terá entendido bem... Mas só vi um bocadinho, não pude ficar mais tempo na visita e então fiquei ansiosa para ver o programa online.
    Adorei vê-lo, Luís, com aquele seu à-vontade, a sua presença tão agradável a partilhar experiências, gostos e conhecimentos. Nunca tinha visto o programa, mas acredito que a sua participação foi uma boa pedrada no charco...
    Quantas saudades eu tenho das nossas partilhas! Mas vou acompanhando quando posso os seus posts, sempre com objetos muito interessantes e as histórias que o Luís tão bem sabe contar.
    Um grande abraço, meu amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade

      O seu comentário tem um valor especial para mim, porque sei que está viver um período mau da sua vida e imagino o esforço, que fez para sair do seu desalento vir até aqui escrever umas quantas linhas.

      Todos temos saudades do seu blog e muita gente tem-me perguntado por si.

      Acho piada participar nestes programas. Penso sempre que abrem outras oportunidades e há que aproveitar. Quem sabe o que o futuro nos reserva?

      Bjos e muito obrigado

      Eliminar
  8. Parabéns,Luís por mais uma vez ter sido entrevistado para um programa que apesar de não ser cultural é sem dúvida de grande audiência .Fala com tanta simplicidade e prazer em todos estes assuntos que os torna acessíveis a toda a gente. E é assim que a divulgação se faz.Obrigado por mais esta lição,que vai entusiasmar muita gente,cumprimentos Graciete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Graciete

      Agradeço muito as suas palavras simpáticas.Com efeito, é muito fácil falar de coisas tão apaixonantes como velharias. Poderia falar sobre o assunto horas. Tentei evitar usar o jargão da arte, porque já sabia de antemão que ninguém entenderia. Procurei também mostrar que as velharias, antiguidades e a história não são coisas chatas e que podem estar ao alcance, não direi de todos, pois vivemos num País em crise profunda, mas ainda de muita gente. Talvez a cultura seja afinal mais barata que o futebol e sem dúvida mais acessível que os telemóveis de 4º ou quinta geração.

      Um abraço

      Eliminar
  9. Parabéns, Luís.
    As suas histórias encantam e ensinam.
    Adorei o pormenor no cortinado e o leque que mal se vê mas é um artefacto que muito aprecio.
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ana

      Muito obrigado. O pormenor do cortinado é um pequeno querubim em metal, que um dia comprei numa feira de velharias em Lagoa no Algarve. É um par e fez em tempos parte de um piano ou de uma pianola. os Querubins serviam para colocar velas, que alumiavam quem tocava e lia a pauta. Quando os comprei não sabia o que fazer deles. Coloquei-os então em cada ponta do cortinado e lá ficaram.

      Um abraço

      Eliminar
  10. Muitos parabéns pelo seu blogue e pela divulgação que faz do nosso passado. Também acho importantíssimo que a nossa memória seja preaervada, embora pense que anda para aí muita gente a querer que nos esqueçamos...
    Passo por aqui diariamente e aprecio imenso toda ainvestigação que faz e o gosto com que no-la transmite. Gosto de "juntar" coisas, mas sou mais preguiçosa. A minha última "doença" são os lenços de mão/ de senhora. Há uma variedade enorme, mas não conheço nenhum estudo. Também me interesso por outras peças, louça inclusive. Ainda estou no activo, mas sou voluntária num museu, precisamente na parte da conservação. Por tudo isto, mais uma vez parabéns e muito obrigada.
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Cara Isabel

    Muito obrigado pelo seu comentário, que julgo ser o primeiro que faz ( se não o foi peço desculpa pelo esquecimento)

    Os bordados, as rendas e os outros lavores ditos femininos são uma arte esquecida. Há meia dúzia de estudos publicados e talvez nem estejam acessíveis nas livrarias ou mesmo na maioria das bibliotecas. Hoje encaro essas artes com algum fascínio, embora só há coisa de uns seis meses passei a conseguir distinguir rendas de bordados e tapeçarias de tapetes.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Parabéns querido amigo!
    É o resultado de um trabalho bem feito, e de uma paixão que recebe sua dedicação e carinho.
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fábio

      Muito obrigado. O êxito relativo deste blog deve-se também muitos aos seguidores do outro lado do Atlântico, aspecto muito interessante, mas que em meia dúzia de minutos na televisão não foi infelizmente abordado.

      Agradeço muitos as tuas palavras.

      Abraços lisboetas

      Eliminar
  13. amador sou eu. vc é erudito, conhece as coisas antigas, estilos, épocas e fala disso com muita naturalidade, sem afetação, sem o tom professoral. escreve de uma maneira muito gostosa de se ler. é isso que torna o seu blog especial.
    vc fala do desencanto que está portugal...e o brasil??? violento, insegurança nas cidades. um horror!!
    seu portugal, apesar da eterna crise econômica, está muito melhor que a antiga colônia. é isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge

      Como sou bibliotecário num museu, lido diariamente com gente profundamente conhecedora de arte e considero-me portanto um simples amador, embora muito convicto.

      De facto, tenho o horror ao tom professoral e desde logo tentei aqui escrever de forma informal e ligeira sobre assuntos ditos eruditos.

      Bem Portugal está mal, o Brasil também tem os seus problemas, mas apesar de tudo, quer portugueses e brasileiros vivem em paz, com estabilidade política e não conhecemos os problemas da terríveis da Ucrânia ou da Síria

      Um abraço

      Eliminar
  14. Os meus sinceros parabéns pela simplicidade,mas também pela erudição! O Luís consegue como ninguém a combinação destas duas qualidades!
    Desejo que esta seja mais uma porta que se lhe abra para voos mais altos!!!

    Beijinho


    Alexandra Roldão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra

      Já sentia a falta do seu comentário. Muito obrigado pelas palavras simpáticas. Só foi pena não poder falar na entrevista nesta extraordinária rede de contactos que se estabelece aqui no blog, de gente tão diferente, morando a centenas de km de distância, mas que descobre os mesmos interesses na arte e na história.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Luís, embora tenha recebido a sua postagem via Facebook, só há uns minutos atrás visionei o vídeo...e fartei-me de rir, só de imaginar a aflição que deve ter sentido ao entrar-lhe pela porta adentro o "elefante na loja de cristais"...

      Abraço amigo


      Alexandra Roldão

      Eliminar
    3. Alexandra.

      Eu nem estava muito aflito, pois percebi que o Senhor era cuidadoso. Ele é que estava a ver a vida a andar para trás quando percebeu que tinha que circular com o escamartilhão da Câmara de filmar pela minha casa fora, onde em qual parede espreitam dezenas de objectos pendurados.

      Eliminar
  15. Parabéns Luís, pela reportagem e
    principalmente por preservar este
    laço com o passado. É de louvar
    todo o trabalho deste blog e a sua
    atitude de partilha de
    conhecimentos, dando verdadeiro
    sentido à nossa história.
    Faço votos para que continue a
    envolver-nos neste fascínio das
    velharias e antiguidades, símbolos
    exponenciais da nossa cultura.

    Um abraço,

    Marco Monteiro

    ResponderEliminar
  16. Caro Marco

    Fiquei muito sensibilizado com as suas palavras. Sempre que puder, continuarei a contar a história de muitas e muitas velharias, mesmo que já tenha descrito todas as peças lá de casa. Há sempre a hipótese de voltar a objectos sobre os quais já escrevi e dos quais encontrei mais informações entretanto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  17. Olá Luis!,
    Adorei a sua entrevista, que é uma excelente forma de dar a conhecer coisas que hoje em dia a maioria das pessoas não valoriza!
    Obrigado pelos ensinamentos que sempre nos proporciona!..

    Um abraço

    Carlos González

    ResponderEliminar
  18. Carlos González

    Muito agradeço o seu comentário.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  19. Olá,Luis
    Muitos parabéns
    È como digo,o Luis daqui a algum tempo vai fazer parte da TV
    Pelo andar da carruagem terá o SEU próprio programa sobre velharias
    È a fama. É a fama chegando
    Infelizmente não vi o programa porque...estava em casa de familiares escolhendo...velharias
    Herdei imensas peças de loiça,e tive que ir ao Porto escolher aquilo que queria
    Não vi Luis na televisão,e não consigo ver de forma alguma no meu PC
    Devido a avaria ,que tem aqui ,já faz tempo,não consigo ver videos
    Mas não desisto
    TENHO QUE VER
    Nem que para isso vá a casa de alguma amiga
    Este gosto por antiguidades ,que agora dou valor,ao Luis tenho a agradecer,pois não ligava lá muito a velharias e foi com Luis e o Manel que ganhei o gosto
    Agora tenho tantas peças antigas,que tenho que oferecer a amigas algumas ,pois não quero ter a casa tão cheia
    Depois a familia e amigas sabendo que aprecio essas velharias...tem sido sempre a oferecer-me
    Tenho que pensar sériamente em oferecer algumas ao Luis e ao Manel
    Vista Alegre,Sacavém ou Massarelos,é o que cá por casa mais tenho
    Um grande abraço para o Luis e Manel
    P.S.Agora como o menino Luis está famoso,por favor não se esqueça destes pobres mortais seus seguidores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grace

      Ainda bem que fiz despertar em si o gosto pelas velharias, este mundo apaixonante onde nos rodeamos de peças cheias de memórias, que mesmo que não sejam as da nossa família, são as de outros seres, meninas, meninos, que se transformaram em homens, tiveram filhos, morreram e os seus netos e bisnetos continuaram a usar as mesmas chávenas, as mesmas terrinas. Todo esse mundo de memórias nos passa a rodear quando compramos uma velha travessa da Vista Alegre ou uma terrina de faiança portuguesa.

      um abraço

      Eliminar
  20. Grace, fico feliz por saber que teve acesso a todo um conjunto de louça antiga, pois, na sua casa, tenho a certeza que encontrarão o local certo e ficará bem estimada.
    Agradeço-lhe os cumprimentos que me envia também, e aproveito para lhos reenviar de igual modo
    Manel

    ResponderEliminar
  21. Obrigado,Manel e luis pelas vossas palavras tão simpáticas
    Um beijinho a ambos

    ResponderEliminar