domingo, 30 de setembro de 2018

Nove anos de velharias do Luís ou meia-noite em Paris

Imagem de um blog virado para o passado
Quem vier parar a este blog por acaso, entrando aqui às cambalhotas, através de uma pesquisa no Google, pensará que eu sou um homem muito mais virado para o passado que o presente. Mas, em todas as épocas históricas há sempre gente nostálgica do tempo que já passou. O Woody Allen realizou um fime, Midnight in Paris, em que um argumentista americano com pretensões a escritor, visita a capital francesa esperando encontrar qualquer coisa do ambiente frenético dos anos 20, em que Ernest Hemingway, Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Jean Cocteau, Picasso e tantos outros animavam a vida cultural da cidade. Numa noite, em que o protagonista bebeu de mais, é transportado como por um passe de mágica para os anos 20, onde conhece todas aquelas personagens fantásticas, que sempre admirou através dos livros e dos filmes. Apaixona-se então por uma rapariga linda, desempenhada por Marion Cotillard, que servia de modelo a Picasso. Porém, a jovem é uma nostálgica da Belle Époque e apenas sonha viver nos finais do século XIX. Há novamente um passe de mágica e o protagonista, na companhia da bela Marion Cotillard viajam novamente no tempo, até à Belle Époque, onde travam conhecimento com Henri de Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin, e Edgar Degas, que sonhavam viver no Renascimento. Enfim, a Marion Cotillard decide ficar  no século XIX, o protagonista volta ao tempo presente, o século XXI, envolve-se uma jovem parisiense vendedora de discos antigos e aproveitando a experiência única da sua viagem ao passado e dos conselhos literários de Gertrude Stein publica um romance sobre um homem, proprietário de uma loja de velharias, que é um enorme sucesso.


Uma velharia que não envelheceu o suficiente para ser uma antiguidade ou uma peça de museu

Além de uma belíssima homenagem a Paris e ao seu passado grandioso como centro das artes e da cultura na Europa, é um filme muito interessante sobre o fascínio pelo passado, que em todas as épocas existiu e que é em si um impulso da criação artística.

Tal como o protagonista de Midnight in Paris, também neste este blog, ao longo de nove anos usei o passado como motivo inspirador, para criar qualquer coisa de muito pessoal, que partilho com uma pequena comunidade de amantes da história, da arte e das coisas antigas.

Muito obrigado a todos os que visitam este blog e deixo-vos com  uma cena de Midnight in Paris, quando o protagonista viaja até à Paris dos anos 20 e entra num Cabaret, onde Josephine Baker canta La Conga Blicoti







30 comentários:

  1. Luís

    Um grande abraço de parabéns por mais um aniversário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ivete

      Muito obrigado. Na sua qualidade de seguidora e comentadora histórica deste blog merece um abraço muito especial da minha parte

      Eliminar
  2. Muitos parabéns por mais este aniversário! que sejam ainda muitos mais!
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fábio

      Muito obrigado pelos felicitações e pela tua presença aqui constante, que me faz pensar, que talvez exista, ainda que só nos nossos espíritos um reino unido de Portugal, Brasil e Algarves,

      Aquele abraço

      Eliminar

  3. Caro Luis
    Enriquecemos a nossa existência com a vontade modesta de aprender com a sensação sempre presente que a aquilo que aprendemos é apenas um grão daquilo que a vida tem para ensinar.
    A vida é a escola que frequentamos sem nunca chegarmos a sair da mesma.
    Parabéns pelos trabalhos realizados e partilhados
    Abraço
    Vitor Pires

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Vítor

      Obrigado pelo seu simpático Comentário. Como escreveu Cesário Verde "Se eu não morresse, nunca! E eternamente, buscasse e conseguisse a perfeição das cousas"

      Um grande abraço

      Eliminar
  4. Engraçado, eu passei batido pelo filme de Wood Allen, não vi...devo ver agora no Youtube. Recentemente li os 3 livros de Dan Franck sobre Paris, boêmia, ocupada, libertária. O Paris Boêmia tem muita coisa que eu queria saber, apesar de já ter lido outros sobre aquela época louca e maravilhosa que foi os anos 20 e 30. Uma delícia. Delícia também é entra aqui e navegar no seu tempo, nas suas velharias - adorei a legenda sob a foto do abajour - o que é velharia o que está a um passo de ser, ou o que ainda não é e pode vir a ser. Velharia dá pano para manga, se não existissem as velharias eu não conseguiria suportar o presente tão frio, sem graça...a velharia me acompanha, não precisa ser nada caro ou de material nobre, "do XVIII", uma caixinha de plástico dos anos 50 já me dá um frisson, o coração bate diferente kkkk...
    Eu gosto de umas velharias que alguém pode não gostar e não gosto de certas velharias que outros gostam. Pode rolar briga de velhas batendo o guarda sol na cabeça da outra.
    Luís, parabéns! Muitos anos de vida para o Velharias.
    Um abraço baiano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge

      A Paris dos anos 20 deve ter sido uma época fantástica. A cidade estava cheia de emigrantes russos, escritores americanos e artistas plásticos vindos toda a Europa. Lésbicas e homossexuais ingleses ou alemães procuravam também abrigo nesta cidade, sempre tolerante com t os assuntos do sexo e do amor. Ainda hoje, apesar de o centro artístico se ter deslocado para os EUA, Paris continua uma festa. Enfim, como dizem os franceses "Paris, sera toujours Paris".

      Eu também só vi este filme do Wood Allen a semana passada e fiquei encantando com o tema, tão a propósito dos amantes das velharias e do colecionismo, que resolvi-o usa-lo como tema para comemorar o aniversário do blog.

      Também acredito que as velharias e o mundo que criamos à volta delas nos servem de escudo contra um presente muitas vezes agressivo e hostil.

      O colecionismo de trastes e coisas velhas oferece milhares de possibilidades. Eu acho graça ao seu blog, que é como se fosse uma colecção de recortes de revistas e jornais antigos, um hábito que no passado as pessoas tinham muito o hábito de fazer. Lembro-me que em miúdo, via os meus os avós paternos, de tesoura em riste, a recortar todos os artigos do jornal o Comércio do Porto, que lhes chamavam à atenção.

      Quanto ao candeeiro já tinha feito um post sobre ele. http://velhariasdoluis.blogspot.com/2014/03/um-candeeiro-fora-de-moda.html. Modéstia à parte escrevi sobre um ele um texto, que resultou muito bem.

      Um grande abraço lisboeta

      Eliminar
  5. Parabéns Luís por mais um ano de "Velharias"!
    Um abraço,
    Berto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Humberto.

      Agradeço muito os teus parabéns.

      Recentemente uma das minhas primas ofereceu-me dois velhos álbuns fotografias de família e brevemente voltarei aos assuntos de outeiro Seco. Nem, sei é por onde começar

      Um grande abraço

      Eliminar
  6. Pois, esqueço-me sempre que esta é a data do aniversário do teu blog, e eu até deveria sabê-lo perfeitamente, pois avisaste-me, há quase uma década atrás, que o irias fazer, deste-me as coordenadas e eu, trôpego, lá fui escoltando este espaço e seguindo-o, claro.
    Primeiro disseste que não irias ter ninguém a visitar o teu blog, mas que serviria, pelo menos, para suportares a neura intelectual em que te encontravas, dada a conjetura (este termo anda sempre atual na verborreia política) algo neurótica em que te encontravas.
    Depois foi aparecendo, paulatinamente, uma pessoa aqui, outra ali, e, quando te tornaste aleatório e universal nos teus posts, atingiste pessoas dos mais diversos quadrantes, pelo que o séquito foi crescendo, e hoje vais tendo o teu público, que é muito agradável e simpático.
    Até andaste pela televisão, dada a fama que o teu blog foi tendo. E até te deste ao luxo de recusares novos convites.
    O público vai mudando, aparecendo, desaparecendo, reaparecendo, mas a assistência permanece, sinal que vais tocando as pessoas de uma forma particular, que te reconhecem rigor e qualidade no que escreves.
    Muitos dos teus posts passaram a ser mais intimistas, familiares, pessoais, outros mais técnicos, foram recheados por pesquisas elaboradas, quais policiais de qualidade.
    Os parabéns por este teu espaço, que é fruto da tua vontade e inspiração.
    Tua inteira responsabilidade, pelo que o sucesso a ti se deve!
    Espero que não te canses
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      É bem verdade. Este blog começou como uma forma de tentar sair de uma fase muito neurótica em que me encontrava, em termos pessoais e sobretudo profissionais e de facto a coisa deu resultado e serviu como motor de arranque para dar uma reviravolta na minha vida.

      Desde 2009 para cá, o blog foi mudando e acompanhou a minha própria evolução intelectual. Escrever aqui ajudou-me a cimentar ideias, a estudar e a fazer pesquisas. Também graças a ele comprei uma máquina fotográfica digital e aprendi alguma coisa sobre fotografia.

      É um balanço muito positivo.

      Claro, o blog é uma coisa muito pessoal, mas também resulta de muitas conversas que temos os dois sobre faiança, porcelana, arte e história e os teus comentários são sempre uma mais valia aqui.

      Um abraço

      Eliminar
  7. E já se passaram nove anos! Parece que foi ontem que o descobri a propósito duma pesquisa sobre as florzinhas da Vista Alegre! E as voltas que a vida já não deu deu ao longo deste tempo? Umas suaves a encherem-nos de sonhos e expectativas. Outras fortes, a estontear-nos, a deixar-nos um amargo de boca :) O seu “Velharias” e consequentemente o Luís acompanharam-me em todas estas voltinhas. Nunca mais o larguei :). Não só porque o seu blog é referência de qualidade, rigor e bom gosto mas também e principalmente pelas qualidades humanas do Luís que os seus textos tão bem deixam transparecer. Muitos parabéns pelo nono aniversário!!!E que possamos contar muitos mais! Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula

      Muito obrigado pelos parabéns. A Maria Paula também faz parte do grupo de seguidores e comentadores históricos deste blog, que me ajudaram a ganhar confiança e também a enriquecer o blog com discussões proveitosas. Acho que todos juntos aprendemos imenso sobre faiança portuguesa.

      Fico sempre feliz por saber que o escrevo agrada e é útil aos outros.

      Um grande abraço

      Eliminar
  8. Muitos parabéns! E que bela festa celebrada com um dos meus filmes favoritos sobre a "minha" cidade!
    Continue enquanto lhe apetecer a encantar-nos!
    Bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula Lima.

      Eu também sou um apaixonado por Paris. Tal como a Josephine Baker, "J'ai deux amours, mon pays et Paris". Enfim, Paris é sempre uma referência para os amantes das artes, da história e da literatura, ainda que hoje a cultura anglo-saxónica pareça ter varrido a cultura francesa do mapa.

      Um abraço e muito obrigado pelos seus parabéns

      Eliminar
  9. Luis,como sempre a surpreender-nos com os seus soberbos textos.
    Muitos Parabens neste aniversario do blog.

    Um grande abraço da Angela e Joaquim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim Malvar

      Agradeço muito as suas palavras. Tê-lo conhecido a si e à sua mulher e ao maravilhoso trabalho que fizeram em Vilartão foi uma das muitas vantagens de ter começado a escrever este blog.

      Um abraço

      Eliminar
  10. Parabéns por mais uma aniversário!
    Obrigada pela generosa partilha das suas peças e dos seus textos.

    Um abraço
    Lídia Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Lídia

      Muito agradeço as suas felicitações. É um prazer saber que os textos que escrevo são agradáveis e úteis. Um abraço

      Eliminar
  11. Parabéns, Luís, por nove anos a partilhar toda a informação recolhida sobre os mais variados assuntos. Muitos blogues foram desaparecendo, numa época de domínio dos youtubers, mas agrada-me (leitora compulsiva, que sou) o tempo do texto escrito. Obrigada e aguardo os próximos! Bjs, Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa.

      Muito obrigado pelo teu comentário. Sei bem que és uma leitora assídua deste blog.

      É bem verdade que os blogs passaram um bocado de moda e desandou tudo para o facebook, o twiter, o youtube e sei lá que mais. Relativamente ao Facebook, criei uma página que serve de apontador para o blog e há muitas pessoas que preferem fazer por lá os seus comentários, talvez porque o sistema seja mais amigável para comentar. Relativamente às outras redes sociais, nem tento, porque embora este seja um blog de imagens a componente texto é igualmente importante. Colocar fotografias sem qualquer explicação parece-me apenas uma forma de encher a net com tralha. Fico furibundo quando no Pinterest encontro uma peça que me interessa para as minhas pesquisas, mas sem qualquer explicação. Enfim, cada um faz o que quer, mas para mim este formato, o blog, que combina texto e imagem, serve-me na perfeição. Bjos

      Eliminar
  12. Brilhante, Luís!!!!! Parabéns muito merecidos ao Velharias e ao seu criador!!!! E que venham mais nove e mais nove e mais... porque leitores, amigos e admiradores não lhe vão faltar certamente. Beijos e obrigada por tantas partilhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade

      Obrigado pelas felicitações e desculpe só agora lhe responder, mas estive fora de Lisboa este fim-de-semana.

      Eu é que agradeço a sua participação tão activa neste blog, que ajudou-me a esclarecer muitas atribuições de porcelana europeia, faiança inglesa e portuguesa.

      Bjos e mais uma vez obrigado

      Eliminar
  13. Tenho de ver este filme, que me escapou! O seu blogue é uma maravilha, acho bem que continue por muitos e muitos anos :-) Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida

      Agradeço muito as suas felicitações.

      Embora seja de opinião que os filmes de Woody Allen decaíram em qualidade nos últimos dez anos, o Meia-noite em Paris é um belíssimo filme sobre Paris, o fascínio pelo passado e a capacidade que este tem de inspirar a criação artística contemporânea. Para nós, os amantes da história da arte é um filme imperdível. (Eu também só o vi há cerca de duas semanas na TV ).

      Bjos

      Eliminar
  14. Mesmo temporão em meus votos parabenizo o blog! Parabéns Luis. Como reiterei diversas vezes é uma inspiração para nós. Abraços! Edwin J. P. Fickel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Edwin J. P. Fickel

      As palavras simpáticas chegam sempre a tempo. Graças a Deus que nunca ninguém se lembrou de legislar os prazos, que as palavras simpáticas devem cumprir.

      Fico sempre contente por saber que o que escrevo é útil.

      Por outro lado, nunca deixo de me emocionar e surpreender com o bom acolhimento que este blog encontra do outro lado do Atlântico, que se manifesta no número de visitantes, que é enorme, mas também na qualidade e interesse dos comentários dos seguidores brasileiros, estando eles em Pelotas, na antiga capital, o Rio de Janeiro, ou em Salvador da Baía.

      Um grande abraço do outro lado do mar

      Eliminar