segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Serviço de café da Schafer & Vater: da fábula às sufragistas


Este curioso serviço de café está na casa da minha família materna no Norte. As suas peças parecem figurantes de algum filme de animação da Disney, tendo por tema a Alice no país das maravilhas ou a Bela e o monstro. Talvez por essa razão tenha encantando várias gerações de meninas, que se entretiveram a inventar histórias com os bules, as leiteiras e as chávenas, reprodução de caras femininas de várias idades.

Personagens da Bela e do Monstro da Disney
Recordo-me da minha irmã contando às suas filhas qualquer coisa acerca de um passeio da mãe bule acompanhada das suas filhas pequenas, as chávenas  e talvez tivesse havido mesmo uma mais desobediente, que se afastou das restantes e se quebrou, como a na fábula da panela de ferro e da panela de barro. Já não me recordo bem dessas histórias, mas o que é certo é que a leiteira do serviço está realmente quebrada.


Este ano resolvi fotografar o serviço e tentar apurar qualquer coisa de mais concreto acerca dele e quem estas senhoras e meninas em loiça realmente representam. Através de uma pesquisa de imagens no google, combinada com palavras chave rapidamente encontrei dois ou três serviços à venda iguais, com identificação do fabricante. O serviço foi fabricado pela Schafer & Vater, firma alemã sedeada na Turíngia, em Volkstedt-Rudolstadt e cuja actividade decorreu entre 1890 e 1962. Esta Schafer & Vater produziu mais ou menos de tudo um pouco, mas destacou-se sobretudo pelas suas peças de louça divertidas e insólitas. A suas manufacturas são sempre de muito boa qualidade, com um grão fino, textura aveludada, já que a fábrica disponha de importantes minas de caulino nas imediações.
 Schafer & Vater produziu louça divertida e insólita.
Este serviço terá sido provavelmente fabricado nos primeiros anos do século XX e relativamente ao seu significado, o portal dos antiquários WorthPoint, indica tratar-se de uma caricatura das sufragistas, as mulheres, que lutavam pelo direito ao voto, enchendo os cabeçalhos dos jornais nessa época. O serviço está pintado em verde (Green), branco (White) e violeta (Violet), que correspondem às iniciais do moto das "sufragettes" Give Women Votes!

Afinal estas figuras femininas não ilustraram uma história qualquer infantil, mas antes as senhoras do movimento sufragista, que no início do século XX manifestaram-se ruidosamente na rua, punham bombas, faziam greves da fome e houve mesmo uma delas, que se matou atirando-se para debaixo das patas do cavalo do rei.


10 comentários:

  1. Excelente. Tuitado, com ref. ao blogue. @kmirandalondon

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, pela divulgação que fez deste post. Um abraço e volte sempre

      Eliminar
  2. Que fora de vulgar Luís! Diria até excêntrico. Nunca vi nada no género e se tivesse visto também teria achado que eram personagens da Alice no País da Maravilhas.É reveladora da mentalidade da época, a maneira caricata como estas mulheres estão aqui representadas. Feias, ridículas e com um ar ensandecido. Sabia que as sufragistas usavam um código de cores nas suas roupas e acessórios mas desconhecia o significado. A mente humana sempre foi muito engenhosa. Beijos e boa rentrée

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula

      É verdade, esta Schafer & Vater produziu sempre peças insólitas, muitas delas verdadeiras caricaturas, que na época o público reconheceria de imediato. Neste início do século XX, as sufragistas enchiam páginas e páginas dos jornais e eram um dos alvos preferidos dos caricaturistas. Contudo, os cães ladram e caravana passa e as sufragistas conseguiram paulatinamente os seus propósitos, pelo menos no Reino Unido, já que em outros países europeus, as mulheres tiveram que esperar muito tempo pelo direito ao voto. A jacobina França só concedeu o voto ás mulheres depois da libertação em 44 e a Suiça apenas 1974. Bjos

      Eliminar
  3. Que espectáculo! Desconhecia e fiquei encantada :-) Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Por vezes um simples serviço de chá ou café é o testemunho eloquente de uma época.

      Bjos

      Eliminar
  4. Fantástico este serviço! Gosto especialmente do ar sorridente das personagens, diferente das caricaturas em que as sufragistas apareciam como mulheres zangadas e antipáticas. Como terá o serviço chegado a Portugal e à tua família? Algum gosto bordaliano? Parabéns pelas contínuas surpresas do blogue! Beijinhos, Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa

      É uma pena, mas não sabemos nada deste serviço. Sempre esteve na casa da minha família materna e era considerado uma curiosidade, que se mostrava as visitas, mas não recordo de nada sobre a sua proveniência, nem se conhecia que representasse as sufragistas. Mas deve ter sido na época uma coisa cara, muito mais que um serviço da Vista Alegre, tanto que foi retirado de uso, de outra forma, hoje existiriam apenas o bule, o açucareiro e um ou outro pires, até porque é uma louça muito fininha e delicada.

      Bjos e obrigado

      Eliminar
  5. Peças curiosas e excêntricas.
    Como sempre um belo trabalho de investigação, como nos vens habituando.
    Confesso que não me sinto atraído pelo serviço, mas a sua ligação às sufragistas fá-lo importante e até de digna intervenção política.
    Em boa hora as mulheres ocuparam o seu devido lugar, como sempre o deveriam ter tido.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      No geral, a cerâmica europeia está bem estudada e é muito fácil identificar uma peça, usando os recursos on-line, ainda que esta seja alemã. Se eu soubesse alemão muito mais coisas encontraria.

      Este serviço é um testemunho muito curioso de um tempo da história, em que as mulheres começaram um lento, mas imparável processo de emancipação nas sociedades ocidentais.

      Um abraço

      Eliminar