terça-feira, 20 de outubro de 2009

Faiança Ratinho


Comprei na feira da Ladra um belo prato de faiança Ratinho por apenas 10 Euros! É certo que está em mau estado, foi colado e mal, mas tem a beleza ingénua desta faiança de Coimbra, que evoca a arte do Islão.

Como toda a gente sabe, os Ratinhos eram os trabalhadores agrícolas das beiras que se deslocavam para o Alentejo na altura das colheitas. Este movimento sazonal é antiquíssimo, pois o termo aparece já na obra de Gil Vicente. Com o tempo “ratinho”, tornou-se sinónimo de rústico, plebeu e acabou também por designar uma faiança grosseira e ordinária feita em oficinas populares de Coimbra, em oposição à faiança fina produzida por um Domingos Vandelli, naquela mesma cidade.

Em suma Ratinho, não designa uma fábrica ou uma oficina, mas sim um tipo de faiança rústica fabricada em Coimbra, entre o segundo terço do século XIX até às primeiras décadas do século XX.

Hoje, com o gosto formado na arte contemporânea, temos capacidade para admirar as formas quase abstractas desta loiça e o que no passado parecia grosseiro e ratinho, parece-nos actualmente ingénuo, espontâneo e cheio de beleza.


Faianças Ratinho num Leilão Cabral Moncada

Mais informações e bibliografia:

Blogue do Júlio Pomar http://alexandrepomar.typepad.com/alexandre_pomar/2009/07/map-1996.html

-António Capucho: retrato do homem através da colecção. Cerâmica portuguesa do século XVI ao século XX. - Porto: Livraria Civilização Editora, 2004
- CARVALHO, Francisco Augusto Martins
 Antigas Fábricas de Cerâmica em Coimbra" in Algumas Horas na Minha Livraria. -  Coimbra, 1910.
- CARVALHO, J.M. Teixeira de
Cerâmica Coimbrã no século XVI. Coimbra, 1921.
-Cerâmica de Coimbra: do Século XVI – XX / de Alexandre Nobre Pais, João Coroado, António Pacheco. Lisboa: Edições Inapa, 2007. Tem uns dois ou três parágrafos interessantes, sobre esta matéria.
- LEPIERRE, Charles
Estudo Chímico e Tecnológico sobre a Cerâmica Portuguesa Moderna. - Lisboa, Boletim do Trabalho Industrial, 1912.
- MELO, Adelino António da Neves e
Apontamentos sobre a História da Cerâmica em Coimbra".-  Portugália Editora, 1886.
-MENDES, José Maria Amado
Memorial Histórico da Exposição Distrital de Coimbra 1884. Coimbra, GAAC, 1985
- (Os) Ratinhos. Faiança Popular de Coimbra. Lisboa: Museu do Azulejo, realizada em 1998,
-VASCONCELLOS, Joaquim de
Catálogo de Cerâmica Portugueza. - Porto, 1909.

18 comentários:

  1. E o meu pai que, de certa forma, também pertenceu a essa horde de "ratinhos"!
    Mas o "ratinho", que adquiri da mesma forma que o teu, é ainda mais rústico e singelo.
    Como os gostos se alteram, tomando relevância a simplicidade rústica, que esta passa do significado de "coisa da parvónia" para o ramo do denominado "bom gosto".
    O tempo é juiz nesta coisa que convencionamos denominar de "gosto".
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Que grande sortudo.Também eu assídua desta feira,e de muitas outras, lá estive na terça feira e não vi a peça. Porventura foi mais cedo do que eu. Fiquei invejosa, ando há séculos por encontrar uma peça "ratinho" barata, mas debalde o que tem aparecido é tudo muito caro.

    ResponderEliminar
  3. Cara Luz Maria

    Bem vinda ao meu blog. Foi de facto um golpe de sorte ter encontrado esta peça por este preço. Uma daquelas oportunidades que acontecem 4 em 4 anos ou coisa assim. De facto tenho vistos "ratinhos" nos antiquários da rua D. Pedro V a 300 e 400 Euros!!

    Costumo ir à Feira-da-Ladra ao Sábado mais pelas 3 horas, que é a altura em que eles já estão fartos e vendem as coisas mais baratas, para não terem que as transportar de volta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ola
    Gostei muito desse "Ratinho"
    Tenho uma pequena colecção.:)
    Há na zona de Arroios algumas casa de velharias onde se acham verdadeiros tesouros...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo seu comentário e pela sua sugestão. Tenho um amigo que mora em Arroios bate todas as casas de velharias da zona, pois tal como eu é um apaixonado da faiança portuguesa. Infelizmente tenho menos oportunidades para ir para essa zona da cidade durante os dias de semana, mas através desse meu amigo já lá tenho comprado algumas peças de faiança.

    Apareça sempre neste blog

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Tenho diversos "ratinhos". Participei na exposição de faianças organizada pela Câmara Municipal de Arganil. onde se evidenciou a colecção do Médico Fernando Vale de Coja (já falecido. Foi editado um catálogo da exposição.
    No passado Domingo vi no Algarve uma bacia impecável, a maior de sempre, com cerca de 50 cm por 80,00 euros e não comprei ! Vamos a ver se volto a vê-la. Existem peças maravilhosas, muitas das quais acabaram nos galinheiros para servir a paparoca às galinhas.
    Carlos Pereira - Fernão Ferro

    ResponderEliminar
  7. Colecciono latas de café antigas, daquelas de 3 ou 5 kgs que se encontravam nas mercearias e casas de café e procediam à venda de pequenas quantidades de café muito aromático.
    Se alguém descobrir alguma, agradeço contacto para:
    Carlos Pereira
    TMN 917 517 239
    www.pereiracarlosff@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Caro Carlos Pereira

    Muito obrigado pelo seu comentário. Já fiz uma pesquisa no google sobre essa exposição em Arganil e presumo que este seja o seu título “Humildes Faianças: louça tradicional de uso comum no concelho de Arganil”.

    Bem que gostaria de ter esse catálogo. Se calhar ainda me encho de descaramento e telefono para a CM de Arganil a pedir um exemplar para mim.

    Só tenho este prato Ratinho, mas desde que o comprei passei a informar-me mais sobre esta louça e a encontrar-lhe cada vez mais encanto. Infelizmente não posso andar nos galinheiros do Centro do País à caça de ratinhos, embora vontade não me falte.

    80 Euros por uma tijela é um bom preço. Em Lisboa, nos antiquários finos, os ratinhos estão hiper inflacionados.

    Registei o seu e-mail

    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Caro Luís
    Voltei ao Algarve para ver se tinha a sorte de encontrar a bacia ratinho de que lhe falei. Encontrei a vendedora, mas já tinha vendido a peça pelos 80,00 euros na feira da Fuzeta. Entretanto tive conhecimento de quem foi o sortudo que a comprou e desloquei-me à sua loja, mas já estava marcada por 250,00 euros!
    A lição repete-se: quando desejamos uma peça não podemos exitar.
    Cumprimentos.
    Carlos Pereira

    ResponderEliminar
  10. Já ouviu falar das lebreiras do ratinho?
    Comprei uma de 65x16cm. Nunca vi falar disto. Quem ma vendeu disse que era para por as lebres em vinha de alho.
    è duma dimensão impressionante!
    Delfim Pinto de Sousa

    ResponderEliminar
  11. Delfim.

    Nunca tinha ouvido falar no nome. Normalmente aos Ratinhos estão associadas as palanganas.

    Mas já tinha ouvido falar de pratos galinheiros, frangueiros, baranhões, mas nunca lebreiras. São objectos já desaparecidos do nosso quotidiano e creio que traduzem o antigo costume de haver um grande prato de onde todos picavam, sem se usar o prato individual.

    Se quiser pode mandar uma imagem da sua "lebreira" para o meu e-mail montalvao.luis@gmail.com , que eu fiquei cheio de curiosidade.

    Ah, é verdade. Seja bem vindo ao blog

    Abraços

    Luís

    ResponderEliminar
  12. Oh adorei ler isto. Não conhecia e valeu a pena aprender. Obrigada!

    ResponderEliminar
  13. Parabens pelo seu blog. Deparei recentemente com ele. Também aprecio, colecciono e estudo esta faiança. Aliás, foi o tema da minha tese de Mestrado.

    ResponderEliminar
  14. Caro Anónimo

    Seja bem vindo ao meu blog e conto com a sua presença e os seus comentários

    Abraços

    ResponderEliminar
  15. Não podia fazer o favor de postar uma foto da lebreira de ratinho, supra mencionada? gosto muito da faiança de ratinho e desconheço completamente tal peça. Desde já muito obrigado

    ResponderEliminar
  16. Sou um apaixonado por Faianças Ratinho.
    Tenho aprendido muito convosco.
    Tenho apenas 4 ratinhos,que vos vou enviar por gmail, um geométrico,tem um desenho intereçante.
    Paragens e até muito breve.
    Bem ajam por difundir,uma parte da nossa cultura que me é muito grata.
    Luis Malheiro

    ResponderEliminar
  17. caro Luís Malheiro

    Muito obrigado por lhe ter sido útil. Cá fico à espera dos seus ratinhos

    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Tenho uma serie de ratinhos que quero vender quase todos em boas condições os preços são convidativos, longe menos de metade dos antiquários, rondarão os 100€.
    Tenho pena mas nao se pode ter tudo e Alcantara esta-me a ir aos bolsos violentamente, embora c muito gosto, prioridades ..
    Contacto 914034515

    ResponderEliminar