quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Cafeteira em porcelana russa?


Esta cafeteira em porcelana foi também uma compra na Feira-da-ladra a um preço muito bom. Percebi logo que não se tratava de uma peça da Vista Alegre, nem de outro fabrico nacional. Ao longo dos seus quase dois séculos de existência, a Vista alegre tem tido uma produção muito característica, conservando por períodos de 50 ou 70 anos os mesmos moldes, ou usando por longos períodos a mesma decoração, efectuando aqui e ali, pequenos retoques, ou actualizações para tornar as peças "plus à la page”. O brilho da pasta também é muito característico da fábrica de Ílhavo.

Há pouco tempo, depois de um jantar com os meus filhos, passei em frente a um antiquário na Estrada de Benfica, em frente à praceta Padre Francisco Álvares e estava na montra um conjunto de 3 peças muito semelhantes a esta minha cafeteira, identificadas como sendo porcelana russa. A decoração é mais simples que a minha, mas o formato da leiteira, o bico em forma de bicho, a tampa pontiaguda e as asas são muito semelhantes. Telefonei para esse antiquário e o proprietário muito gentilmente informou-me, que as peças não apresentam marca de fabrico, mas que lhes foram vendidas em leilão pelo Palácio do Correio Velho, com um certificado de autenticação.

A minha mente fervilhou logo, imaginando a cafeteira na bagagem de russos brancos, fugidos à revolução de Outubro de 1917, vagueando pela Europa fora à procura de asilo, até chegarem a o jardim à beira mar plantado.
Há pouco tempo, recebi aqui um comentário aqui no blog, do Elder, casado com uma Senhora russa e habituado a comprar louças daquele país, que me adiantou que a cafeteira poderá ser da fábrica LOMONOSOV, actualmente renomeada IMPERIAL PORCELAIN MANUFACTORY, da cidade de São Petersburgo. Segundo o Elder as porcelanas destinadas ao mercado interno russo não levavam marca.

7 comentários:

  1. Ou então terá vindo na bagagem de um ucraniano que a trouxe mais recentemente, retirada de uma herança recebida, sabe-se lá de quem, e que lhe serviu para fazer dinheiro que lhe terá permitido sobreviver durante uns dias, poucos, por aqui.
    Pronto, já te estou a estragar o encanto e o romantismo dos "russos brancos" fugidos da barbárie imposta pela ditadura comunista!
    Mas que a peça é bonita, lá isso é! Como é ela me escapou???? hehehehehe
    Manel

    ResponderEliminar
  2. No dia em que a comprei, fui sozinho à Feira-da-ladra, portanto não a apanhaste. Lol.

    Há muita gente que não gosta de ter coisas em segunda mão. Uns acharão que é um nojo, outros pensam que é um sinónimo de pobreza. Para mim e para ti é sempre fascinante imaginar o percurso que uma peça teve antes de chegar às nossas mãos. Empresta à peça outra poesia, dá-lhe significado.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Mande a foto do fundo para ver as marcas se sao sovieticas ou nao para elder@clix.pt
    Muitas porcelanas russas para o mercado internonao levavam marca!!!
    Nota-se se e sovietico porque o ouro e de 22 quilates bastante forte e grosso. A ceramica e um pouco mais suja que a VA, EXCEPTO aquela muito cara para os magnatas russos.
    Cump

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo

    A Cafeteira não tem qualquer espécie de marca. Talvez outra peça do serviço de que fazia parte tivesse uma marca. Mas julga mesmo que será russa?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Conheci seu blog por acaso, gostei bastante e estava sondando os posts antigos. Não me contive em comentar aqui... Não será francesa ela? Já vi cafeteiras de porcelana Vieux Paris bastante parecidas com esta.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelo seu comentário Daniel

    Sabe que também não estou inteiramente seguro de que a Cafeteira seja russa?

    Um amigo meu francês viu a peça e embora n fosse um entendido na matéria achou-a muito "francesa".

    Mas, também na época, toda a gente copiava os estilos e as produções francesas. Nós, os russos, os belgas, os alemães e toda a Europa estavam sempre prestes a imitar o "dérnier cri de Paris. Portanto, tal como há peças da Vista Alegre que copiam alegremente Sêvres, também as fábricas russas copiariam o vieux Paris.

    Por estas razões o tema continua em aberto

    Abraço e volte sempre a este blog

    ResponderEliminar
  7. Olá,Luis
    Como e lindo entrar nesse blog e encontrar as velharias de sonho.
    Sou uma fanática por peças antigas
    Loiças ,dedais vista alegre
    Encontrei uma colecção aqui na Net que é um sonho
    Diz que encontra coisas baratas na feira da ladra?
    Aqui eu encontrei uma colecção de dedais vista alegre de 48 dedais por...75€
    ADORO VELHARIAS
    São a minha paixão
    Acho que é doença
    LOL
    Adoro vir aqui ao seu blog e ver toda essa paixão por coisas e loiças de traquitanas e velharias
    Um abraço

    ResponderEliminar