quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Meus anjos


Talvez não sejam bem anjos, mas antes aquilo que os italianos designam por putti, o que em português não se pode traduzir literalmente, pois o resultado fica muito feio. Enfim, à falta de melhor designação, são uns meninos gorduchinhos, que no passado enfeitavam o topo de grandes altares de talha dourada. Normalmente, eram postos aos pares e seguravam uma coroa ou abriam uma cortina como se fosse um pano de cena, sempre com a função de chamar a atenção para a imagem de Cristo, da Virgem, ou do Santo que ocupava o centro do altar.
Comprei-os na Feira-da-Ladra e como a minha casa é muito pequena, sem 10 cm que sejam de parede livre, foram parar ao tecto, o que até nem foi mau, porque consegui respeitar a colocação original para o qual estas peças de talha foram concebidas.

O tecto desta divisão foi já mandado fazer por mim, aproveitando o próprio formato da água furtada e imitando deliberadamente os antigos tectos de maceira dos solares portugueses. É um bocadinho ridículo colocar tectos com um ar palaciano num triste T1, mas ao mesmo tempo, os visitantes que sobem por umas escadas desengonçadas e acanhadas até minha casa, são apanhados por um efeito surpresa, quando abrem a porta e vêem aquela recriação de uma sala do Solar de Mateus à escala 1/43.

Falta-me agora qualquer coisa para pôr no meio dos anjos. Se eu fosse a Salomé, pedia a cabeça do José Sócrates, mandava-a dourar a ouro de lei e colocava-a lá no meio como se fosse um mascarão daqueles usados na Renascença.

7 comentários:

  1. Pois é, Luís, estas figuras apelidadas de anjos, e todos conhecemos os anjinhos barrocos, representados assim despidos, com ou sem asas, têm muito pouco a ver com a mitologia cristã, mas sim com a mitologia greco-romana. São putti, o Cupido é um deles, representado com ou sem asas, mas não tem nada de anjo...
    O que eu acho notável, para além dos seus putti pendurados no tecto, é o seu sentido de humor!!! Essa ideia de pôr uma máscara socratiana, tipo carranca, no meio dos anjinhos é de mestre! LOL
    Mas depois era capaz de ter pesadelos com a carranca a comandar toda a panóplia de medidas anti-crise q nos fazem estar todos cada vez mais em crise, elas todas a entrarem pela sua casa dentro, e sei lá q mais... por isso não lho aconselho.
    Há certamente objectos muito mais interessantes para fazerem companhia aos seus putti!

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís :)
    Os seus putti, para mim, são anjos, ou melhor anjinhos papudos.A minha avó, professora primária,designava assim, cheia de ironia, os seus alunos mais rebeldes.Vá-se lá saber porquê...

    Dourar a cabeça do Sócrates!? Não Luís, isso é um final demasiado feliz, ainda por cima ficava a deleitar-se com a visão do seu apartamento! Nem pensar!!:)

    A última fotografia está fabulosa.Os anjos enquadrados pelo lustre! Muito bonito. Adoro a tonalidade que consegue nos interiores da sua casa.
    Beijos
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  3. O que eu me ri com a tua sugestão acerca da ocupação do espaço vazio ao centro dos anjos!
    VIVAMENTE não to aconselho!
    Tal como comentou a Maria Paula, seria um final demasiado feliz para tamanho "passarão" ... tudo o que seja colocá-lo acima de terra não faria parte dos meus planos! E, como escreveu a Maria Andrade, ainda terias maior crise a entrar-te pela casa dentro! Ora ela já é tão má, que não é necessário mais!
    Ainda por cima na tua casa!!!! Nem que fosse doirado (e se o fosse seria com certeza feito daquilo que se denomina de "fool's gold").
    Se fosse para fazer o que sugeres digo-te já: "DEIXA O ESPAÇO EM BRANCO!!!!!" Melhores coisas surgirão, estou certo, pois pior seria muito difícil!
    É estranho é que ninguém está satisfeito, mas ele continua lá!!!! Que feito admirável este!
    De que seremos nós feitos?
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos

    Confesso-vos que a ideia de rematar o post com a cabeça decapitada do nosso Sócrates, dourada e com a língua de fora, num último esgar de sofrimento, qual mascarão da Renascença surgiu-me em resultado de uma consulta jurídica no meu Sindicato, que despertou em mim uma estranha vontade de me comportar como Átila o Huno ou como a caprichosa Salomé, ou como desses sultões déspotas, que governaram o império otomano com mão-de-ferro. Desculpem-me pois este é um blog, de velharias, de história e memórias, mas côa breca, um homem de vez em quando tem que desabafar.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Luis
    Sou uma fã do seu blog,pois também eu faço colecção de "velharias", ou melhor de objectos com historias, mas não tenho 1/3 dos seus conhecimentos e é por isso que lhe venho solicitar ajuda,vieram parar às minhas mãos uns candeeiros mesa em porcelana finíssima, com uma marca, que eu não consigo descobrir; o que me disseram era que aqueles candeeiros, tinham mais de 100 anos. Gostaria de mandar umas fotos para o Sr. Luís analisar e de certeza que me dava uma ajuda, para identificar a origem dos mesmos,mas não sei como posso fazer chegar às suas mãos as fotos.Se me quiser contactar o meu mail é mariacristina.castanheira@gmail.com.
    Bem haja
    Cristina Castanheira

    ResponderEliminar
  6. Ola Luís como esta?

    A esses "pequenos" anjos dá-se o nome de Querubins. Apareceram no barroco, para a função que o Luís aí descreve.
    São bons exemplares, e ficaram magníficos!!

    Quanto ao Sócrates, so se for o filosofo, porque ca para nós, o Sócrates no Iva a 23% é mt feio, e as pessoas começam a tentar fugir dele.

    ;D

    Cumprimentos

    Flávio Teixeira

    ResponderEliminar
  7. Olá,Luis
    Mas que lindos querubins
    E esse efeito na sua casa com o lustre...uma beleza
    Tenho dois desse género,não sei a idade deles
    Belíssímos pendurados na parede do quarto da minha filha.Na cabeceira
    Vou tirar umas fotos para o Luís me dar uma ideia da idade dos meus anjinhos
    Pode ser?
    Um abraço

    ResponderEliminar