terça-feira, 21 de novembro de 2017

Caixa de jóias francesa dos finais do século XIX

Ormulu Jewelry boxes
Não era suposto um homem só como eu comprar caixas de jóias, já que não tenho um simples anel de ouro ou mesmo de pechisbeque para colocar lá dentro. Mas estas pequenas caixas de latão francesas, com vidros biselados e com um estofo capitonné em seda atraem-me irresistivelmente. São caixinhas relativamente pequenas, pouco práticas, onde cabem 3 ou 4 anéis e um colar. É certo que nem todas as mulheres foram como a antiga Duquesa de Windsor, a Wallis Simpson, que tinha dúzias e dúzias de colares, tiaras, diademas e brincos, encomendadas pelo marido nos melhores joalheiros parisienses. Mas, uma caixinha destas, nos finais do século XIX, período em que presumo que tenha sido executada, não era tão barata como isso e sua proprietária teria posses para pelo menos ter comprado ao longo da sua vida uma colecção considerável de bijutaria ou como diria a minha avó Mimi, jóias de fantasia.
Ormulu Jewelry boxes
 
Creio que estas caixinhas serviriam mais expor qualquer coisa considerada preciosa do ponto de vista sentimental, de outra forma não teriam o tampo em vidro biselado. Imagino que nelas se guardasse um anel de noivado ou o caracol de uma criança falecida. Recordo-me que a minha tia guardava numa caixinha o último lencinho de renda, que a minha avó usou, antes de morrer. Nunca quis lavar o lenço, pois não queria perder as últimas lágrimas da mãe. 

Talvez seja este uso tão sentimental, que pressinto nestas caixinhas, que me leva a gostar tanto delas.
Ormulu Jewelry boxes
 

10 comentários:

  1. Estas caixinhas parecem um pequeno tesouro. Os vidros espessos e facetados dão uma ideia de peça muito boa, assim como o luxo do trabalho de capitonné em seda no interior.
    Claro que a caixa propriamente dita, deveria ter tido um revestimento dourado mais opulento na altura em que foi feita, hoje apresenta um ar mais "delabrée", mas igualmente encantadora, pois possui o encanto da idade. Estas peças acabam por envelhecer de uma forma muito atraente.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Realmente tens razão. Estas caixas que nunca foram muito úteis envelhecem com muito charme e são hoje em objectos colecionáveis muito tentadores, destinadas a guardar no seu interior o ar de tempos passados.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Margarida

      Muito obrigado. É difícil resistir a estes pequenos objectos, que tanto tem de sentimental como de inútil.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Hummmm!!!! Adorei, é linda! Você e seus achados preciosos. Muito chique a caixinha, com certeza pertenceu a uma elegante de prol.
    Um abraço baiano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge

      Nem sempre estas caixinhas se apanham a um bom preço. Esta foi muito barata porque estava muito oxidada. O nosso amigo Manel encarregou-se de a limpar e devolver-lhe um certo brilho.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Eu acho a caixinha belíssima! E penso como tu, para guardar preciosidades, que vibramos com sentimento. E enfeitam, o trabalho no vidro é bonito.
    Minha nonna também falava fantasia, quando uma mulher usava imitações de jóias. Ela usava algumas imitações, mas nunca tirou de seus pulso algumas pulseiras de prata trabalhada que foram disputadas pelas netas, quando ela partiu.
    A forração fofa e acetinada por dentro é o ponto mais agradável para mim, pouco se guarda, espaço pequeno, mas um mimo delicado e feminino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Gloria

      Costumo dizer, que estas caixas nas quais cabem três ou quatro joias são tão inúteis, quanto encantadoras. São peças tremendamente sentimentais, aliás, pela mesma época, os franceses fabricavam umas caixinhas com uma finalidade algo semelhante a esta, os Globes de Mariée, que serviam para guardar recordações do dia do casamento, como o ramo de flores da noiva, conservado com cera, um caracol da noiva ou uma fotografia e apresentam também um estofado capitonné. São peças lindas, mas infelizmente aparecem pouco no mercado português. Já vi uma à venda cá em Portugal, mas pediam uma pequena fortuna.

      Bjos

      Eliminar
    2. Adorei saber sobre os Globes de Mariée, Luis. Dei um google e quantas imagens belas.
      Bom final de semana, amigo!

      Eliminar
    3. Muito obrigado e um bom fim-de-semana também para si. Bjos

      Eliminar