quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ainda a Fábrica da Bandeira

A Maria Andrade apresentou recentemente um post mostrando mais decorações de pratos atribuídos à Fábrica da Bandeira, para lá daqueles que já vimos aqui. Na sequência desse seu trabalho, aproveito para apresentar aqui mais uma peça, que a nossa seguidora misteriosa amavelmente resolveu divulgar e que mostra ainda um  outro motivo diferente, as armas reais de Portugal.

Usando o trabalho da Maria Andrade e o conteúdo de anteriores posts deste blog podemos arriscar com uma primeira tentativa de sistematização dos motivos dos pratos com cercaduras de flores, tradicionalmente atribuídos àquela fábrica Bandeira:


1- Figuras humanas:


- Os Meninos Gordos Ana e Mateus
Menino gordo, catálogo de uma leiloeira


- As Marias da Fonte

Prato da Seguidora Misteriosa

- Os Músicos

Prato do Museu Nacional de Soares dos Reis 1104


- Casal Passeando

Prato de catálogo de leiloeira



- Retratos, Figuras Reais, etc 


Prato do Museu Nacional de Soares dos Reis 1087


2- Heráldica, Símbolos Reais, etc



- Escudo real


Prato da Seguidora Misteriosa

3- Paisagens:



- Casario

Prato de Catálogo de Leiloeira


- Paisagem rural com animais de quinta, gansos, (foto gentilmente roubada do blog da Maria Andrade)



Não sei se servirá para alguma coisa, mas assim podemos começar a arrumar algumas ideias

7 comentários:

  1. Caro Luís,
    Achei muito boa ideia ter-se decidido a fazer esta primeira sistematização dos motivos presentes em faiança atribuída à Fábrica da Bandeira. Até descobriu um prato com o mesmo casario e o pássaro no telhado do primeiro q mostrei. Sinceramente, onde eu tenho mais dúvidas é nos pratos dos Meninos Gordos, porq há pelo menos um no Museu Nacional de Arte Antiga, neste caso da menina Ana Mateus, com uma decoração muito parecida com estes dois, sobretudo com o primeiro e têm-no no Roteiro da Faiança Portuguesa do MNAA como Fervença.
    Acho q agrupou bem por categorias, só q eu não chamaria "abstractos" aos do escudo real, talvez chamasse antes brasões, heráldica ou mesmo escudo real; conheço também um do MNAA q está no mesmo roteiro.
    Entretanto, tenho mais pratos para mostrar q me parecem da mesma família e com outros motivos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já agora, lembrei-me doutra hipótese q era ter um grupo denominado "Símbolos e figuras reais", ou algo no género, e já agrupava duas categorias muito afins.

    ResponderEliminar
  3. Estou de acordo com a Maria Andrade sobre o termo "abstracto", que não cabia naquela representação.
    Talvez também não o denominasse de "símbolos reais", porque este termo está ligado intrínsecamente à realeza, e poderão existir motivos de heráldica que não da realeza, como era hábito algumas manufacturas executarem encomendas para famílias nobres que deveriam ostentar o seu escudo.
    Será que se deveria denominar de "heráldica"?
    ou "motivos ligados ao reino"? Sei lá ... são só suposições que levanto.
    No entanto reconheço a utilidade desta classificação e sistematização e ainda bem que a fazes, é sempre um início, ainda que depois se vá adequando os termos ao que for aparecendo.
    Oxalá se encontrem peças em número suficiente para permitir este trabalho, que, reconheço, pode ser apaixonante.
    Um bom final de semana
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Maria Andrade

    Creio que tem razão. Um dos pratos dos meninos gordos tinha um ar mais de Fervença e retirei-o. Alterei também o nome de abstractas para simbolos reais, mas mantive o retrato do rei à parte (julgo que será o D. Pedro IV) numa categoria intitulada de retratos. Claro, a ideia é ir mudando os nomes à medida que aparecem mais peças. Mas julgo que é bom irmos sistematizando.

    ResponderEliminar
  5. Manel

    Também tens razão, a categoria ficará por enquanto, "Heráldica, Símbolos reais, etc"

    ResponderEliminar
  6. Olá Luís.
    Não hajam dúvidas , a seguidora misteriosa detêm uma colecção invejável.
    Este prato com brasão, não é um prato normal que se compre.O que à partida na minha imaginação fértil, imagino ser um prato de família herdado, assim como as peças amavelmente apresentadas em post anteriores.
    Claro, que poderá ser somente um bom gosto e capacidade financeira para os ter adquirido nos sítios certos.
    Contudo, fiquei com a orelha no ar, não é um prato fácil de ser encontrado, só mesmo quando os familiares vendem ao desbarato o espólio de família, sem valorizar o significado das armas do brasão. Quanto muito ficarão com o anel brasonado, podem ser "tesos", que dá sainete, isso dá. Tive um colega, usava-o no dedo mindinho, o ordenado teimava não chegar até ao mês seguinte, lastimava-se, um dia um colega afoito disse-lhe"despacha o anel", responde, isso nunca, gosto de bater as notas ao balcão, para o cliente sentir inveja...Um coitado!
    Bem, posto isto, divaguei ao meu gosto.
    Gostei do prato e da heráldica bem enquadrado ao centro, ainda a barra a vinho, muito ao meu gosto.
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Por lapso, no meu comentário referi-me à menina gorda como Ana Mateus, quando o nome dos irmãos era Ana Perera e Mateu Perera.
    Aqui fica feita a correcção e um pedido de desculpas pelo erro.

    ResponderEliminar