domingo, 10 de abril de 2011

A simplicidade da Faiança do Juncal


A nossa primeira seguidora misteriosa resolveu presentear-nos com 3 peças do Juncal e produzidas no período mais original desta fábrica, que estava localizada no Juncal, no Concelho de Porto de Mós, que para quem não sabe, fica perto de Alcobaça e Leiria.

Esta fábrica foi fundada em 1770, portanto em pleno consulado pombalino e como vimos no post anterior, gozou de um período de protecção alfandegária e isenção de taxas à exportação. As primeiras produções do Juncal eram muito semelhantes as fábricas suas congéneres do resto do país. Usavam formas emprestadas da ourivesaria e decoravam as peças à moda de Ruão.

Aqui convém abrir um parêntesis, para explicar que é um exagero chamar fábrica ao Juncal. Terá sido mais uma manufactura ou uma oficina. Nos vários inquéritos oficias que se fizeram a este centro, o número de empregados variava entre 15 e 7 pessoas.

Segundo Jorge Pereira Sampaio, na obra A faiança Portuguesa: séculos XVIII-XIX. Lisboa: ACD Editores, 2009, o segundo período da fábrica, começou em 1824, com a vinda de um ceramista de Coimbra, um tal José Fernandes da Fonseca e é o período mais original do Juncal. Integram-se nele o galheteiro e a travessa da nossa primeira seguidora misteriosa.

Os motivos decorativos deste período são conhecidos pelos nomes de Avencas e Fogos-de-artifício.

De facto, estas decorações evocam de imediato as avencas e aqueles foguetes, que deitam lágrimas luminosas, mas na realidade, segundo José Queiroz deverão derivar de algum motivo oriental. Independentemente da fonte de inspiração, estes motivos muito simples são muito sedutores.

A terrina da nossa amável seguidora corresponde já a uma fase mais tardia do Juncal. obra A faiança Portuguesa: séculos XVIII-XIX. Lisboa: ACD Editores, 2009 reproduz um exemplar muito semelhante datado do 3º quartel do século XIX. Corresponde a fase em que as louças inglesas entraram em força em Portugal, enchendo os lares da burguesia abastada e os centros de produtores de faiança, começam a dirigir as suas produções para um público menos endinheirado. A decoração perdeu qualidade, mas conserva aquele encanto singelo do Juncal.

Terrina da Colecção de Jorge Pereira Sampaio

4 comentários:

  1. Caro Luís

    Descobri a fainça do Juncal há pouco tempo e sem dúvida que esta fábrica produziu peças de uma grande beleza e, diria até, com uma decoração fora habitual, muito suave, pouco garrida, da qual, esta peça é um bom exemplo.
    Pena é que, sejam difíceis de encontrar...
    A sua primeira seguidora misteriosa, está mais uma vez de parabéns. Obrigada aos dois pela partilha.
    Um abraço
    Maria Paula

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís
    As duas primeiras peças de faiança q aqui mostra são dignas representantes da faiança do Juncal e são uma parte importante da história da nossa faiança. São peças valiosas q se encontram em livros e em museus e por isso esta decoração com avencas é imediatamente identificada como Juncal.
    Para mim a grande novidade foi a terrina redonda com decoração de flores a azul. Este modelo e decoração não reconhecia como Juncal, atribuía mais depressa a Coimbra, mas o Luís bem explicou q a 2ª fase de produção foi iniciada por um ceramista vindo de Coimbra. Lá estão novamente as influências vindas de diferentes centros de fabrico.
    Parabéns mais uma vez à sua seguidora misteriosa, possuidora de tão invejáveis tesouros!
    E um abraço para si q continua imparável nestes posts com tanto interesse.

    ResponderEliminar
  3. As contas e as avencas já as conhecia, e o próprio desenho presta-se a composições singelas e elegantes.
    As peças são bonitas, quanto à terrina, igualmente não a associaria ao Juncal, mas quem sabe sabe!
    Estás de parabéns pela investigação que, pacientemente, vais levando a cabo sobre estas peças, e um agradecimento à pessoa que, amavelmente, as vai partilhando.
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Caros amigos

    Desculpem-me responder tão tarde aos vossos comentários, mas ando com muito menos tempo que outrora.

    O Juncal sofreu a concorrência inglesa e da porcelana da Vista Alegre e teve que começar a dirigir os seus produtos para um público mais popular. Portanto, a última fase do Juncal, menos valorizada pelos antiquários, é mais simples e pobre, como as terrinas mostradas, embora, como escrevi no blog, mantem um encanto especial

    Abraços e gosto muito de vos ler

    ResponderEliminar