terça-feira, 17 de maio de 2011

Mais estatuetas, urnas e pinhas de faiança portuguesa no Brasil: O Instituto Portucale de Cerâmica Luso-Brasileira

Continuam a chegar reacções dos leitores brasileiros aos conteúdos deste blog, que nunca deixam de me surpreender agradavelmente. Quando comecei a escrever o blog nunca pensei sequer que os brasileiros se interessassem por velharias e muito menos portuguesas. Até certa forma, estava convencido que existia uma opinião corrente entre os brasileiros mais instruídos, de que a herança cultural portuguesa era culpada pelas franjas de subdesenvolvimento daquele que é maior país da América Latina.


Mais uma alegoria da Fábrica de Santo António de Vale da Piedade. Col. Instituto Portucale
Contudo, os factos desmentiram rapidamente a minha convicção e pontualmente chegam comentários e contributos de amigos brasileiros sobre faiança portuguesa, que evidenciam a estima que a cultura lusitana tem no Brasil. O que até é natural, pois partilhamos a mesma língua, alguns séculos de história comum, uma forma de estar na vida caracterizada por uma certa doçura e ainda temos passado a vida a emigrar de lá para cá. Se há uns anos os portugueses rumavam para o Brasil na procura de fortuna, hoje Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal estão pejadas de brasileiros. Nos cafés, nos restaurantes e nos cabeleireiros todos os empregados são brasileiros, mas também os dentistas, que são óptimos profissionais e os publicitários são igualmente brasileiríssimos.

O guerreiro Portucale da colecção do Instituto Portucale é uma figura típica dos prédios do Porto

Bem, tudo esta reflexão sobre as relações luso-brasileiras vem a propósito de uma instituição cultural brasileira, que o Rodrigo, um nosso seguidor brasileiro, nos recomendou. É o Instituto Portucale,  http://www.institutoportucale.com.br/, que se dedica entre outras coisas ao estudo da faiança portuguesa e brasileira e possui uma colecção estupenda, de estatuetas, urnas, pinhas e balaústres em faiança portuguesa, que eu, a Maria Paula e a Maria Andrade temos fotografado aqui um pouco por todo o País. Esta colecção de cerca de 400 peças é na sua maioria proveniente de fábricas do Porto e Gaia, das quais salientamos, as Devezas, Sto. António de Vale da Piedade, Miragaia, Massarelos e Carvalhinho.


É pena que as fotografias sejam de baixa definição. Teria sido preferível, que os responsáveis pelo site tivessem optado por mostrar as peças uma à uma, em forma de catálogo on-line, com imagens das obras e ao lado as marcas de fabrico. Teria sido uma opção mais didáctica. Mas em todo o caso, O Instituto Portucale será de futuro um site muito útil para nós em Portugal identificarmos algumas das peças, que por cá existem, mas uma vez que estão no topo dos edifícios, é quase impossível descobrir-lhe as marcas

6 comentários:

  1. eu sou um desses brasileiros apaixonados pela terrinha portuguesa. minha casa tenta imitar uma casa portuguesa, com certeza. e sou seguidor assiduo do mais portugues dos blogs: velharias, que me enche os olhos e o coração.

    ResponderEliminar
  2. Caro Bernardo.

    Você é sempre uma simpatia. Prometo-lhe um café em minha casa quando um dia regressar a Portugal.

    abraços

    ResponderEliminar
  3. Luís , já fui visitar o site do Instituto Portucale e encontrei realmente um conjunto de peças belíssimo. Nó não temos nenhum acervo do género e é pena.
    Vai-nos ser muito útil, sem dúvida, e por isso também agradeço ao seu seguidor brasileio que lhe enviou o link.
    Só falta alguma inormação sobre as fábricas, não consegui decifrar alguns nomes, mas devem ser brasileiras e não conheço.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. A informação é preciosa e é pena que as fotos não possuam informação mais detalhada e uma resolução melhor.
    Quanto às marcas refiro a mesma dificuldade da Maria Andrade, nao consigo identificar algumas delas, que pressuponho serem talvez brasileiras,ou então portuguesas, mas minhas desconhecidas.
    Este apanhado de peças deste tipo seria uma boa ideia para levar a cabo entre nós, que afinal tanto temos e a que nada ligamos.
    Devemos estar à espera que desapareçam todas para, depois, corrermos atrás de quem as tenha para que no-las emprestem
    Manel

    ResponderEliminar
  5. Maria Andrade e Manel

    Realmente é pena que em Portugal esta área da cerâmica decorativa de fachadas esteja tão mal estudada. Não há um catálogo e muito menos um museu ou parte dele dedicado a esse assunto.

    Segundo li no site do Instituto Portcale, pelo menos uma das marcas apresentada é brasileira,a da A Fábrica Luis Salvador. Mas além dessa há mais umas 3 que não identico.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Luis, estive em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil neste final de semana. A primeira casa que avistei tinha diversas pinhas e estatuas de Santo Antônio do Porto... Tirei algumas fotos e estou te mandando. Abraço

    ResponderEliminar