quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Mais uma imitação da série "País" de Miragaia


O meu amigo Manel, que é também membro honorário deste Clube dos amantes da faiança, que se tem vindo a desenvolver informalmente neste blog, enviou-me um e-mail com algumas fotografias das peças dele, e entre as quais estava este prato magnífico, que é uma também uma recriação da série País, que a fábrica Miragaia celebrizou entre 1822 e 1850. Lá encontramos o casario com um edifício de cúpula no centro, envolto em arvoredo e a aba com bordadura de flores.
Este prato está marcado, ao contrário da maioria das outras peças. No reverso apresenta três letras em maiúsculas "MPL", que o vendedor assegurou estar a primeira relacionada com Miragaia, a segunda com Porto e a terceira com o nome do artista que terá criado ou decorado a peça.

No entanto, em todos as obras, que o Manel consultou nunca encontrou estas três letras associadas a Miragaia. E acrescente-se que o catálogo Fábrica de Louça de Miragaia. Lisboa: IMC, 2008 tem um levantamento muito completo de marcas.

De facto o estilo é diferente das peças série País com marcas reconhecidas de Miragaia, conforme se pode ver na imagem de baixo..

Enfim, mais uma identificação por resolver


Travessa da série País de Miragaia do Museu Nacional de Soares dos Reis, inv 103 Cer

4 comentários:

  1. Caro Luis Y
    Antes de mais não posso deixar de tecer um elogio mui especial para o requinte da peça que o seu amigo Manel mui amavelmente se dignou enviar a foto e autorizar a colocar no seu blog.
    Pelo feito, o meu bem haja a ambos.
    Adoro, quando homens me fascinam com tanta sensibilidade em relances de autêntica surpresa e contraste de beleza das peças também.

    A travessa é simplesmente divinal. Majestosa. Diria levemente com semelhanças à sua, no rebordo a fazer como já antes disse o toque de Coimbra( a minha terra, pois).
    Adorei os passarinhos, deleitei-me a contempla-los...Sonhei!

    Vou tantas vezes a feiras, confesso que nunca vi nada igual ou semelhante que perturbasse o meu olhar.
    Linda peça de faiança, no imediato para mim até mais bonita que a assinada patente no museu e cuja foto anexa.

    Continua de parabéns pelos motes seleccionados.
    Bom Carnaval, sem partir loiça...
    Estou, naturalmente a brincar, afinal, não se pode levar a mal!

    Um abraço para o seu amigo Manel pela oportunidade de eu poder apreciar rara beleza e para si, sabe que conta sempre com um.
    MIsa

    ResponderEliminar
  2. Que surpresa Luís!
    E a minha peça, assim, isolada, sem estar rodeada pelos outros pratos, até parece mais bonita!
    E este prato está marcado, ao contrário da maioria das outras peças; no reverso apresenta três letras em maiúsculas "MPL", que o vendedor me assegurou estar a primeira relacionada com Miragaia, a segunda com Porto e a terceira com o nome do artista que terá criado/decorado a peça.
    No entanto, em todos os catálogos que consultei nunca encontrei estas três letras associadas a Miragaia, por isso, só posso conjecturar, e sem quaisquer certezas!
    Mas como o que me interessa é na verdade a beleza das peças ... limito-me a frui-las através da sua contemplação e do toque frio da superfície aveludada, onde se nota, aqui e ali, a espessura da tinta!
    Quero agradecer as palavras tão simpáticas da Maria Isabel, e um bem haja, e, desde logo lhe envio também os meus mais calorosos cumprimentos, e dizer-lhe que partilhamos Coimbra, no meu caso como terra dos meus antepassados (eu já sou africano de nascimento)
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Olá,Luis
    E Manel
    Venho todos os dias aqui ao velharias do Luis e até já deixei uma ou duas mensagens para o Luis a respeito de velharias
    Adoro este blog
    Tenho paixão por loiças antigas,misulas ( a qual tenho uma com querubins,que gosto muito) chávenas sem pires,pires sem chávenas ,bules ,terrinas etc
    Admiro um homem com sensibilidade como tem o luis e o seu amigo Manel.Gostam de antiguidades e falam com grande carinho dessas peças
    Bem-hajam por este blog
    Todos os dias cá venho
    A passear por aqui pela net...encontrei algo que adoro . Um blog de velharias
    De lindas,maravilhosas e de sonho,Velharias
    Vivi no Porto durante muitos anos . Agora estou aqui em Lisboa
    Já fui á feira da ladra mas não vi tudo ainda
    Poisa quando vou a meio da rua ,já gastei o meu dinheiro,e para não ficar desolada por não puder comprar mais peças lindas de morrer...vou embora e sento-me naquele cafézinho onde se apanha o electrico para os Prazeres,aquele que tem a mais linda e completa azulejeria azul,que já vi
    Não sei o nome do cafézinho,mas sei que tem uma maravilhosa Igreja muito antiga quase de frente
    Se o Luis ainda não viu...faça um passeio lá
    A dona é uma moça ainda jovem com um filhote que de vez em quando ajuda a servir á mesa
    Quero ver se lá vou para a semana pois uma senhora vendedora ficou de me arranjar um penico de porcelana de Sacavem
    Já tenho um bem antigo ,branco ,muito bonito mas sem marca.Agora quero o de sacavém
    De vir cá quase diariamente parece que conheço pessoalmente o Luis e o Manel
    P S também lanço os olhos aos contentores de vez em quando desde que encontrei uma bonequinha de porcelana muito antiga ,a qual levei ao hospital das bonecas no Rossio ,para lhe por uma cabeleira própria para esse tipo de boneca e a dona me disse que era boneca de 1800 e tal
    Um abraço para o Luis e Manel

    ResponderEliminar
  4. Cara anónima

    Muito obrigado pelo comentário. Sensibiliza-me saber que o que escrevo é útil e dá prazer. O Manel é um tipo muito conhecedor e conversamos muitas vezes sobre as peças antes e depois de eu publicar os posts.

    Julgo que esse Café é em frente à Igreja de S. Vicente. Terei que entrar lá dentro.

    Abraços

    ResponderEliminar