sexta-feira, 28 de maio de 2010

Prato coberto em faiança inglesa


Na Feira da Ladra, há um senhor de bigode loiro ou arruivado, que deve ter por objectivo chegar ao final do dia, sem nenhum dos cacos e velharias que carregou de manhã. Quer regressar a casa de mãos a abanar. Por essa razão é particularmente perigoso, pois mal nos vê vagamente interessados numa peça, põem-na nas nossas mãos, faz-nos um preço convidativo e se nos vê hesitar, baixa ainda mais o preço. Assim, quase sem dar por isso, ou mesmo sem querer, porque normalmente compro praticamente tudo em azuis, dourados ou vermelhos, voltei para a casa com este prato coberto num magnífico estado de conservação, tendo apenas gasto 20 euros. Por este preço era pecado deixa-lo lá.
Infelizmente, o prato coberto não está marcado. Presumo que seja faiança inglesa do século XIX, talvez da segunda metade. O tema não anda longe das chávenas que mostrei em post anterior, Temos no primeiro plano uma fonte com uns putti, segue-se um lago romântico e ao fundo há um palácio com umas torres, que me recordam as do Alcazar de Toledo.

No entanto, provavelmente trata-se de uma paisagem imaginada, que traduz a moda de representar vistas e países na loiça, tão típica da cerâmica inglesa e copiada por toda a Europa. Vasculhei na internet todos os sites de faiança inglesa e não consegui encontrar nada sobre este motivo, nem quem o fabricou.
No entanto por extraordinária coincidência, o Manel descobriu que tem um prato coberto exactamente com a mesma forma, mas com um motivo decorativo diferente. O dele é decorado em jeito de chinoiserie e no verso tem impressa a palavra Hong, sem dúvida o nome do motivo decorativo ou do serviço. Em suma, são duas decorações diferentes saídas da mesma fábrica. Aceitam-se palpites para quem terá fabricado estes dois pratos cobertos.
Já agora, para os mais novos, que são exclusivamente anglófonos e para os menos conhecedores do jargão de arte, chinoiserie é termo pelo qual se designa uma imitação ou evocação dos estilos chineses na arte ou na arquitectura ocidentais, em particular nos séculos XVIII e XIX

10 comentários:

  1. Ola Luis muito boa tarde,
    andava aqui às voltas com o Portal das Finanças para envio o meu IRS, o que não estou a conseguir (BRRRRRR) :-( , e para desanuviar vim dar "uma voltinha" até ao seu blog pois o deslumbre de um bom post está sempre garantido e com toda a certeza conseguiria esquecer o stress fiscal...
    ... e em boa hora o fiz, para me poder deliciar com este MAGNIFICO prato coberto, é de facto uma peça soberba, tambem gosto da peça do Manel, mas a minha preferencia vai sempre para o monocromo. Quanto à proveniencia das peças, deixo aqui uma ideia e um enderesso, se aceitar a minha ideia e o visitar depois diga-me qualquer coisa, a que conclusão chegou.
    Descobri-o quando procurava a proveniência de um prato muito bonito que me passou pelas mãos e que a foto se encontra no meu blog (infelizmente na altura precisei de realizar dinheiro e tive que o vender...é assim a vida...não se pode ter tudo o que se quer :-( ).
    Então cá vai, para mim existe a possibilidade de ser uma peça Espanhola da Fabrica de Sargadelos que nasceu em 1806 e ainda continua a laborar. Dê uma vista de olhos, penso que vai gostar www.sargadelos.com

    Um abraço para o Luis e cumprimentos para todos os que visitam este Blog,

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  2. Luis, que peça linda! Gostei em particular das flores da tampa. parabéns!
    abs
    Fábio

    ResponderEliminar
  3. Continuo a pensar que, quer o teu prato coberto como o meu, se tratam de peças inglesas.
    Estive a consultar o site sugerido pela Marília, mas não me parece que se integrem naquela manufactura espanhola, que, aliás, não conhecia, e que agradeço a sua divulgação.
    Para além deste prato coberto, e desta mesma série, possuo também a respectiva terrina com base, molheira com respectivo pratinho e possuía também uma travessa de grandes dimensões que ... hélas ... caíu e fez-se em milhares de pequenas peças!!!
    Já encontrei peças decoradas com o mesmo design da minha no site "Rubylane", mas também ali, estavam dadas com fabricante desconhecido, apesar de consideradas inglesas do século XIX.
    Aliás, a forma da terrina é muito aparentada com outras, inglesas, deste período.
    Todas estas peças com este motivo, possuem igualmente, na parte inferior, uma pequena letra "M" pintada a vermelho ferrugem, que me pergunto se está relacionada com o fabricante ou se se trata de outra identificação qualquer. Para além destes elementos possuem algarismos, que julgo estarem relacionados com o dimensionamento do tipo de peça.
    Mas gosto muito desta tua peça, pela sua simplicidade e decoração a "grisaille"
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Esqueci-me de te dar o site onde encontrei uma travessa com o mesmo motivo da minha e que seguramente será também do mesmo fabricante da tua peça:
    http://www.rubylane.com/shops/tomjudy/item/1376
    Manel

    ResponderEliminar
  5. Luís!!
    O seu prato é lindíssimo!Parabéns. Foi um óptima compra.
    Se eu vivessem em Lisboa,seria certamente visita assídua da Feira da Ladra e com certeza seria uma séria concorrente sua. :)
    Um abraço
    Maria Gabela

    ResponderEliminar
  6. Olá Luís
    Conheço o vendedor, mais a mulher,a cara dela austera de cabelo negro muito pintado remete o meu imaginário para coisa de "bruxa"...sem o ser...mas que parece, parece...ele um pobre diabo!
    Ultimamente dedica-se mais a vender azulejos
    Conheço a persistência para vender as peças, apenas se perguntamos o preço
    O que gosto menos,é o olhar para o freguês e fazer o preço ali no momento
    Detesto!

    Bem, quanto à sua linda terrina, confesso, se a tivesse visto, nem perguntava o preço, por se tratar de uma peça que à partida não encadeia o meu olhar, apesar de bela
    No entanto reconheço a tremenda e delicada beleza e excelente estado de conservação
    Muito boa compra
    Claro que é inglesa, sem dúvidas!
    Nós por cá, copiámos esta loiça na fábrica de Alcântara, tenho uma peça que diz, "loiça à inglesa", com o mesmo fundo, o pé onde tem a marca

    Raríssimo encontrar peças iguais, ou parecidas como a sua
    Muito raro
    No entanto em tempos vi uma semelhante, tinha uma grande marca, com palavras que depreendi"flor", na altura pesquisei na net e nada encontrei
    Havemos de descobrir!

    Por último, de referir o gosto não menos requintado do Manel, a sua terrina, ou prato coberto, é linda, soberba de encher uma sala!
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  7. Luis
    Há uns dias que descobri este interessante blog, que tenho seguido com bastante interesse, por ser, também, uma apreciadora de velharias/antiguidades.
    Quanto ao seu prato coberto, deixo aqui o que encontrei em dois sites.Pesquisei o segundo com bastante atenção, e encontrei uma peça(prato) marcado R. Walker HONG.

    http://marthacorreaonline.blogspot.com/2008/07/antiguidades-do-brasil.html

    http://cgi.ebay.com/HEAVIEST-FLOW-BLUE-BLACK-ANTIQUE-MULBERRY-PLATE-/250543889570?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3a55945ca2

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Caro anónimo brasileiro

    De facto a marca é exactamente igual, embora o motivo decorativo não seja idêntico.

    Abraço

    Luís

    ResponderEliminar
  9. LUÍS BELA PEÇA...

    FABRICADA NA INGLATERRA, ESTA PEÇA, QUE NÃO É DE PORCELANA E SIM DE UM GRANITO QUE CHEGA QUASE A FAIANÇA.
    MOTIVOS ORIENTAIS VÃO APARECER NAS LOUÇAS, QUE ENTRE CARTELAS TÍPICAS DO SÉC. XIX OSTENTAM A PALAVRA HONG.
    ESTE NOME NADA MAIS É QUE O ESTILO DECORATIVO UTILIZADO NA LOUÇA E NÃO O NOME DA CIDADE DE FABRICO. ESPERO QUE TENHA AJUDADO EM SUA PESQUISA.

    ResponderEliminar
  10. Cara Lucia

    Nem vinda ao meu blog. Tenho bem presente que Hong é o nome do motivo decorativo e que não se reporta à Fábrica, nem a cidade onde foi produzida a peça mostrada.

    Um abraço

    ResponderEliminar