Toquem os sinos, chamem a banda filarmónica, lancem foguetes e vão buscar o Sr. Bispo, Sua Exa. o Presidente da Câmara, o Senhor Governador Civil e o Senhor Comandante dos Bombeiros para fazerem discursos e homílias, pois este blog faz três anos neste dia 30 de Setembro. Todos estão convidados para minha casa e fazerem uma visita, ainda que virtual, pelas paredes povoadas de estampas antigas, faianças, crucifixos e imagens religiosas e onde gente morta há muito, espreita das fotografias antigas, postas um pouco por toda a parte.
Neste blog, há 3 anos que escrevo dois textos por semana sobre a minha casa e as velharias que a povoam, o que é um óptimo exercício mental, pois obriga-me a ler, a fazer umas pesquisas aqui e ali. Nada de muito profundo, mas o suficiente para me manter activo mentalmente. Julgo aliás que é essa a principal razão que me leva a manter esta actividade, pois estou praticamente a esgotar os tarecos desta casa mínima de duas assoalhadas. Começo a invadir a casa do Manel.
Também é verdade, que continuo a escrever porque fui descobrindo que este blog tem um público, um nicho de mercado, embora pequeno. Os amadores de antiguidades, gravuras, faianças e porcelanas encontram aqui textos simples, que os ajudam a identificar as peças lá de casa ou a interpretar o que vêem nos museus.
O autor do blog nas terras de Vinhais. Tras-os-Montes estão sempre presentes neste blog |
E à conta do blog faço contactos curiosíssimos com gente do Norte a Sul do País e ainda do Brasil. Além de momentos de convívio agradáveis e trocas de informações sobre faiança ou arte, consegui já publicar através desses conhecimentos quatros textos, o último dos quais no boletim municipal de Vinhais.
Se não existisse a internet, eu estaria desconsolado a escrever textos para colocar lá no fundo na gaveta ou talvez nem os escrevesse. Aqui tenho um público, seres humanos que estão do outro lado da linha e com os quais partilho o meu gosto pelas velharias, pela decoração e pela história. Agradeço-vos a companhia, que me tem feito nesta casa onde vivo só.
Parabéns Luís,
ResponderEliminarTens razão: muita gente vem buscar informações no blog. Já aprendi muito por aqui.
Tenho muito santinhos e afins a espera que este teu stock incrível acabe. Portanto quando as peças azuis e brancas do Manel, puderem dar lugar a uma estampa sacra, avisa que elas ficam a espera para ter um post cheio de informações preciosas e um pouco de fantasia ou ironia à mistura :-.
Um abraço e desejo que continues inspirado.
José
Caro Zé Oliveira
EliminarHáverá ainda muitos posts de estampas religiosas, minhas tuas ou do Manel. Ainda ontem comprei dois registos do séc. XVIII por 8 euros....
A gravura é um interesse muito forte que tenho e na parede há sempre lugar para mais uma estampa com um santo ou uma virgem.
Abraços e obrigado
Parabéns,Luis
ResponderEliminar3 longos anos
Como o tempo passa
Tanta coisa incrivél aprendi aqui
E como gosto deste teu blog
Aprendi a gostar dos meus tarecos antigos,graças a si
Um abraço para si e para o Manel
( já vi que o Luis e o Manel,são dois bons amigos)
Obrigado, cara Grazi
EliminarPretendo continuar a mostrar mais tarecos antigos
Um abraço
Muitos e muitos parabéns de terras cariocas para ti, Luis! Fico feliz de acompanhar este blog na maior parte destes 3 anos.
ResponderEliminarEstas fotos me fazem ter saudade de estar por aí, em Lisboa, pois nas últimas duas vezes em que tive o privilégio de estar em sua casa passei ótimos momentos em companhia, comida e conversas sempre de primeira!
Que venham muitos e muitos mais anos, e muitas e muitas mais viagens à Lisboa, e trate de se organizar também para vir conhecer a cidade mais portuguesa da "filial" chamada Brasil.
abraços!
Fábio
Fábio
EliminarAdoraria conhecer o Rio, a antiga capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, mas não tenho dinheiro. As cidades de Minas gerais também estão na listas das minhas prioridades, ao lado de Pompeia e Herculanum e bem acima de Compenhaga.
Também espero voltar a ver-te em minha casa e voltar a passear contigo por Lisboa. Ficaram muitos azulejos por ver e agora que te dedicaste à azulejaria de fachada, vais descobrir centenas deles iguais aos do Rio, aqui em Lisboa.
Um abraço para o amigo carioca
Oh Luis! Descole um intercâmbio com algum museu ou biblioteca aqui no Rio, rapaz! Veja se o que onde vocÊ trabalha não tem algum porgrama de intercâmbio assim.
Eliminarabraços
Bom dia Luís,
ResponderEliminarParabéns por estes três anos de partilha de conhecimentos.
Para além de toda a pesquisa que rodeia as velharias, não esqueço os ensinamentos quanto à identificação de gravuras e em particular todas as novas informações que foste acrescentando sobre Solar dos Montalvões e, por afinidade, sobre população e a Aldeia de Outeiro Seco, onde os restos do mesmo ainda resistem.
Um abraço amigo,
Berto
EliminarHumberto
Tu foste uma pedra chave neste blog.
Graças a ti reapareceram informações sobre o solar dos Montalvões perdidas há muito.
Conto voltar a escrever muito brevemente sobre Outeiro Seco em particular sobre as visitas que a esta terra fez uma das personalidades mais importantes da arqueologia e da etnografia dos finais do XIX e príncipios do XX.
Um abraço para o meu amigo de Outeiro Seco
Olá Luís
ResponderEliminarParabéns pelo aniversário do seu blog. Os excelentes textos a que nos habituou e as peças a que respeitam fazem-nos querer sempre mais.
if
Cara If
EliminarA sua colaboração tem animado este blog extraordinariamente. As imagens de faiança que aqui mostra da sua colecção tem gerado um interesse enorme pela cerâmica portuguesa e criou aqui uma verdadeira "ratinhomania", um neologismo que acabei aqui de criar, mas que descreve bem o entusiasmo que estes pratos ratinhos despertam nos seguidores deste blog e na rede de blogs sobre cerâmica.
Um abraço
Luís!:)
ResponderEliminarMuitos parabéns pelo terceiro aniversário do seu fantástico blogue. O que eu não tenho aprendido aqui! Não me canso de lho dizer, pois é de toda a justiça que assim seja.
A sua casa é fabulosa. Obrigada pela visita e...não deixe de escrever,mesmo que se lhe esgotem, como diz o Luís, "os tarecos".Continue sempre, por muito, muito tempo, pois, os seus escritos, fazem um bem tremendo, a muito dos seus seguidores, onde eu me incluo.
Beijos
Maria Paula
EliminarMuito obrigado.
A sua personalidade tranquila é sempre bem vinda nestas viagens que faço em torno da minha casa.
um abraço
Olá Luís,
ResponderEliminarparabéns pela persistência na divulgação e valorização do património. Que este blog dure muito tempo mais, os leitores assíduos - nos quais me incluo - agradecem! Bjs,
Luísa
Luisa
EliminarElogios vindos da tua parte tem um valor especial.
Ainda que os tarecos se me esgotem passarei a escrever sobre as ruas, as casas, os monumentos. O que não faltam em Portugal são paineis de azulejos, capelas abandonadas e casas antigas por estudar.
Beijos
Parabéns!
ResponderEliminarDescobri este blogue há pouco tempo (através de outro) e gostei muito. Gosto de decoração, de velharias e coisas antigas.
Espero que continue por muito tempo.
Um abraço
Cara Isabel bem vinda ao meu blog.
ResponderEliminarAs isabeis desempenham sempre papeis significativos neste blog.
Espero poder contar com os seus comentários e conhecimentos
Um abraço
Parabéns por mais um aniversário e obrigada por nos brindar com os seus posts.
ResponderEliminarUm abraço
LM
Cara Lm
EliminarMuito obrigado e espero que o que escrevo lhe continue a agradar
abraços
Amigo Luís,
ResponderEliminarA forma como ilustrou este post de aniversário não podia ser mais adequada: o Luís na terra das suas origens, a casa de onde nos fala e os objetos com que se encanta e nos encanta...
Acho que nem era preciso dizer como este seu blogue foi uma referência para mim desde o início, continua a ser e vai continuar por muito tempo! É um lugar que visito diariamente, ou quase, e onde sempre encontro motivos de interesse e uma escrita fluida e criativa, muitas vezes cheia de humor, que me põe logo bem disposta.
E como me/nos tem deliciado e enriquecido com as histórias das suas pesquisas e os resultados a que vai chegando!
Continue, portanto, por mais três, seis, nove, sei lá!
Parabéns e obrigada.
Beijos
Cara Maria Andrade
EliminarJulgo que os nossos dois blogs funcionam numa certa sintonia, em que nos vamos desafiando um ao outro, mas de uma forma salutar, com o objectivo de sabermos um bocadinho mais. É um pouco como as antigas tertúlias dos cafés literários, só que à volta de velharias.
Bjos e obrigado
Olá Luís!
ResponderEliminarParabéns por mais um ano de atividade de um espírito eclético, generoso e iluminado, que muito nos têm alentado nestes tempos tão sombrios.
O Luís tem o dom ainda de tão bem receber na sua casa, que nos faz sentir como em nossa casa estivéssemos.
Um abraço muito apertado nosso
Ângela e Joaquim
Joaquim
EliminarEu bem que lhe devo um jantar, fui tão bem recebido por si e pela Ângela.
Agradeço-lhe a sua colaboração aqui no blog, enviando algumas imagens das suas velharias para publicação no blog, o que permitiu discussões muito interessantes e tornar-lo mais atractivo. Os seus comentários são também sempre estimulantes.
Um abraço
Olá Luís
EliminarNão me deve nada. Esperamos é poder contar com a sua amizade e com o seu blog por muitos anos.
Abraços
Atrasado mas não esquecido.
ResponderEliminarIsto dos finais de semana nas planícies alentejanas dá nisto. Mas este foi particularmente tocado por dias quase perfeitos, não obstante os contratempos que se fizeram sentir.
Parabéns pelo terceiro aniversário de uma escrita curiosa, culta, informativa, sóbria, concisa e rigorosa, por vezes tocada com laivos de ironia, sobre assuntos, pessoas, locais e objetos que a todos, os desta comunidade, teve o condão de tocar de perto.
E, tal como os outros membros, tenho aprendido muito, e tens contribuído para que me debruçe sobre muitas outras coisas afins, que, doutra forma, me escapariam.
Agradeço as palavras amáveis da Grazi e retribuo os cumprimentos.
Manel
Este debruce com "ç" escapou ... é o resultado desgraçado de estar sem atenção ao que vou escrevendo.
EliminarÉ bom ver a Marília por aqui novamente.
Os meus cumprimentos e que recupere rápido da sua intervenção ao menisco.
Manel
Manel
EliminarJá que estamos em maré de elogios e encómios, uma parte do sucesso relativo deste blog deve-se aos teus comentários, sempre redigidos num português elegante e cheios de considerações oportunas. O Joaquim Malvar chama-te com toda a propriedade, o comentador residente.
Abraços
Ola Luis, ainda aqui estou!!!!!! Certo é que não tenho qualquer hipótese de aceder aos blogs quando estou pelo mar mas quando estou em casa continuo a visitar as paredes de sua casa e as peças do Manel... :-) Mas de uma forma anónima e com saudades deste mundo que me é tão querido. Por agora estou por cá a recuperar de uma cirurgia a um menisco teimoso e vou ficar de olhos bem abertos mais assíduamente e quem sabe me inspiro e volto a escrever um pouco nos meus "solitários" Armazéns...tem dias que me parece que já nem consigo passar uma ideia para "o papel", tanto é o tempo que passo sem escrever!!!
ResponderEliminarBem, mas o que me trouxe a tentar escrever desta vez é a vontade de agradecer o acesso a este seu mundo virtual...que chovam muitas ideias, factos, peças e vontade de escrever para continuar a fazer as delicias deste publico que não desarma! Feliz aniversário para o blog! :-)
Bem Haja Luis e um grande abraço,
Marília Marques
Marília!!!
EliminarJá julgavámos afundada por algum iceberg no atlântico Norte, pois há tanto tempo não tinhamos notícias suas.
Escrever é so começar.
Fiquei contente por a ver de regresso, ainda que por motivos de uma operação.
Bjos
Viva Luis,
ResponderEliminarEntão parabéns pelo terceiro aniversário. Ainda que só três anos mas tanta maturidade, tantos textos bem escritos, tanta informação importante, fundamentada, estudada, muito para além da mera opinião, senso comum.
Felicidades porque "tarecos" e "coisas velhas" não hão de faltar.
Abraço
C.
Caro C
ResponderEliminarObrigado. O meu caro amigo deixa poucos comentários, mas quando os faz, são sempre muito bons e acrescentam algo de novo ao post.
um abraço
Parabens.
ResponderEliminarDescobri este blog há pouco tempo e acredite que para alem de me "viciar"essencialmente no gosto pelas faianças,todos os dias venho aqui "por a escrita em dia"
Continue
TX
Caro ou Cara Tx
EliminarMuito obrigado e espero poder continuar a contar consigo neste blog.
Um abraço
MARÌLÌA
ResponderEliminarSeja bem-vinda
Tem muito tempo que não nos falamos
Como estão as coisas com a menina?
Muita luta,não e verdade'
Desapareceu
agora ...seu blog esta a sua espera...e nós também
Um beijinho
Grace
Desculpe ,Luís
ResponderEliminarSei que o seu Blog não e ponto de encontro de conhecidos,mas a nossa amiga Marilia,não a podia deixar passar sem lhe dar uma palavra
Parabéns para o seu fantástico Blog e espero que sempre ,mas sempre tenha muitas peças lindas e maravilhosas para nos mostrar
Este é um dos que TODOS os dias venho espreitar quando chego do trabalho
Adoro as suas antiguidades e a sua casa um pequeno Museu de maravilhas
Um abraço
Cara Grace
ResponderEliminarPode sempre mandar os beijinhos que quiser à Marília. lol.
Parabens Luis pelos tres anos e esperamos que muitos outros possam ser celebrados . Voce esteve durante todo esse tempo trazendo sempre bastante informaçao a respeitos dos tesouros que acabamos encontrando pelo nosso caminho de uma maneira bem escrita que cativa cada um que da uma passada por aqui.
ResponderEliminarParabens!
Abraços
Obrigado e um grande abraço lisboeta para si, Ricardo
EliminarÉ sempre para mim um prazer enorme, para os olhos e para o espírito, visitar o seu blogue, que faço com assiduidade. Felicito-o pelo terceiro aniversário da sua publicação. Muito obrigada.
ResponderEliminarCumprimentos.
emília reis
Cara Emília
ResponderEliminarÉ sempre um prazer vê-la por aqui.
Um grande abraço
Caro Luís, boa noite,
ResponderEliminarParabéns por este aniversário e o meu obrigada pelo tratamento de assuntos tão interessantes neste seu blogue. Em particular agradeço o tratamento e divulgação da Faiança Ratinho que, estou certa, ganhou novos admiradores consigo!
Um abraço, CC
Cara CC
ResponderEliminarEu é que agradeço a sua colaboração por ter consentido apresentar aqui algumas peças da sua colecção. Aumentou muito o interesse pela faiança coimbrã e sobretudo uma onda de entusiasmo pelos ratinhos.
Um abraço
As minhas felicitações pela efeméride, Luís.
ResponderEliminarÉ-me particularmente grato ver a forma como trata apaixonadamente todos os temas que aborda.
Neste texto, agradou-me também o tom irónico sobre celebrações e... governadores civis.
Grande abraço!
MAFLS
Caro MAFLS
EliminarMuito obrigado!!!!!
Cumprimentos vindos da Fábrica de Sacavém são outra loiça!!!!
Um, abraço
Salve Luís
ResponderEliminarFelicitações pela efeméride. Teu Blog é sempre um deleite para um colecionador de antiguidades tal qual eu. Saudações d´além mar.
Rev. Edwin Pinto Fickel - Brasil
Caro Edwin Pinto Fickel
ResponderEliminarMuito obrigado. Já aqui o escrevi e volto a escrever que uma das surpresas mais agradáveis deste blog foi a reacção calorosa de muitos brasileiros. Normalmente, imaginamos sempre os brasileiros uma gente apenas voltada para o presente ou o futuro e aqui tenho descoberto muitos brasileiros com o gosto pela história, pela cultura e alguns deles uns verdadeiros lusofilos.
Um abraço
ola amigo tenho pecas para venda
ResponderEliminarsabe de algem que tenha interesse em oratorio e pecas em cobre
caro Pepe Rui
ResponderEliminarSe o oratório for bonito...