quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Chávena Vista Alegre da segunda metade século XIX


Herdei esta chávena de chá da minha avó. Terá vindo do Solar de Outeiro Seco e em tempos fez parte de um serviço completo, que se partiu ou foi disperso. Vamos lá nós saber porque é que esta terá sobrevivido às lavagens das criadas desastradas ou a partilhas entre irmãs e irmãos desavindos.
A sua decoração é simples, feita com uns ramos nus onde só aparecem umas folhinhas aqui e acolá. Dir-se-iam ramos de um Ácer com os rebentos a nascer, mas não sei o suficiente de botânica, para me pronunciar sobre a espécie em causa. Em todo o caso representa os ramos de uma árvore ou arbusto de folha caduca, no início da Primavera. Essa forma de representar um momento da natureza dá-lhe um ar oriental, quase japonês.

Pela marca pintada a dourado, (embora na fotografia não pareça pois houve qualquer fenómeno inusitado que alterou as cores. Grrr...), a chávena parece-me ser do período entre 1870-1880, mas poderá ser mais tardia. Nesta época, a Europa estava a descobrir a arte japonesa. Tinham sido apresentadas as primeiras exposições de arte do Japão e os artistas europeus estavam a assimilar as impressões causadas pela sofisticada simplicidade das gravuras e estampas daquele país.

Nunca encontrei nos antiquários ou feiras de velharias este motivo. Apenas no http://www.avaluart.com/ vi um bule com um motivo vagamente semelhante com marca datada entre 1881-1921.

11 comentários:

  1. Ola Luis boa tarde,

    Que chavena LIIIINDA!!!! Tão elegante e armoniosa...uma fofura!
    Esta onda de inspiração oriental agrada-me bastante, principalmente quando floral e isso adicionado à decoração manual em porcelana da Vista Alegre deu um resultado muito bonito.
    De facto parece-me nunca me ter cruzado com este motivo, com o do Bule sim, ja vi algumas peças, mas este era me desconhecido! LINDO!

    Beijinho Luis e uma boa tarde,

    Marília Marques

    ResponderEliminar
  2. Olá Luís,
    É realmente linda a sua chávena. Também, como a Marília, não conhecia este motivo, apenas o do bule de q tenho uma ou outra peça. A marca a ouro pode ser mais recuada do q o período 1870-1880. Segundo o meu livrinho da Vista Alegre da Ilda Arez, há marcas VA a ouro com o ponto já em 1836-1851. Talvez isso explique a raridade do motivo. Mas se formos para a influência japonesa, efectivamente estará mais de acordo com o período q sugere. Seja como for, resistiu à passagem de mais de 120 anos e é uma bela peça de porcelana portuguesa.
    Abraços,
    Maria A.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos vossos comentários. Também tenho um outro catálogo com a lista das marcas da Vista Alegre e tenho sempre alguma dificuldade em distinguir aqueles tons diferentes de azul, doirado e verde e compara-los com as minhas peças.

    Faz imensa falta um catálogo sistemático de toda a produção de serviços de loiça da Vista Alegre, para tirar estas dúvidas. Em todo o caso, nãoe parece do período mais antigo da VA, embora se o fosse, valeria muito mais dinheiro...e com esta crise toda que se avizinha ainda acabaremos todos a vender os tarecos ao desbarato. Lol

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Olá Luís
    A primeira coisa que me chamou a atenção nesta chávena foi a semelhança do desenho e cor nos meus serviços de jantar, chá e café
    Também gosto de florezinhas, apesar de achar que não...
    Certo que o serviço de café foi uma prenda de casamento, com o friso cinzento,anos mais tarde encontrei em Mira o serviço de jantar, com o friso dourado, comprei-o apesar desta diferença, depois por mero acaso vi numa ruela de Cacilhas o de café também com em dourado
    Todos ainda estão comigo, deleito-me a observa-los!
    São deliciosamente belos, adoro-os como no primeiro dia que os vi
    Porcelana SPAL
    Ainda com resquícios do que a Maria Andrade disse sobre o fim de todas estas aquisições que guardamos com tanto carinho e depois do que o Luís escreveu sobre a tal velhinha, pois que dizer
    Eu só tenho uma filha e estou bem pior, tenho 3 casas ,todas muito cheias, impossível ela conseguir ficar com tudo, por isso gosto de pôr os preços das peças para ela os saber e ajudar um dia se as quiser vender!
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Estive a ver este site: http://www.vistaalegreatlantis.com/file/pdf/marcas_VA.pdf
    sobre as marcas da Vista Alegre e, depois de tentar encontrar semelhanças entre estas e a da tua peça, pareceu-me que a com o nº 6 (1836-1851) é a que se lhe assemelha mais, apesar de não apresentar o ponto no final.
    Até a cor da marca da tua chávena é a que, parece, mais se adequa à descrição: "violeta de mufla a pincel".
    Prefiro de longe a decoração da tua chávena à do bule cuja foto apresentas, porquanto a primeira é mais espontânea, fruto de um pincel mais livre, manuseado por alguém que o dominava, enquanto a do segundo é mais rebuscado, onde parece que é o pincel que domina o artesão (nota-se no terminar dos pequenos ramos, onde no bule há sempre um continuar destes com mais uma pequena excrescência absolutamente desnecessária para a procura do essencial da decoração que sobressai na chávena - o que se nota até no próprio cromatismo).
    Manel

    ResponderEliminar
  6. Achei interessante este tema da porcelana da vista alegre. Tinha em meu poder um bule, açucareiro, leiteita e um pires, resto dum serviço de chá, que sempre cobicei a minha mãe. Um dia deu-me e eu adorava aquelas peças, Os anos vão passando e como tenho apenas um filho, perguntei-lhe um dia se ele quereria, ao que ele me respondeu que não queria cacos. Foi o suficiente para contactar o Museu da Vista Alegre e prontificar-me a oferecer. Não me informei antes e eu julgava que era do casamento de minha mãe, anos 40. Afinal vim a saber depois que era do século IXX. Fiquei parva e ainda dei mais uma chávena de café também muito bonita e a de chá de um outro serviço. Eles tinham um semelhante mas não com as mesmas cores do meu.

    ResponderEliminar
  7. Cara Fragata

    Obrigado pelo seu comentário. É uma pena que muita gente nova não aprecie estas porcelanas antigas. Hoje todos querem coisas do IKEA.

    Fez muito fazer uma doação ao Museu, sobretudo porque as peças da VA do século XIX são particularmente bonitas. É uma época muito feliz da produção da Fábrica de Ílhavo.

    Um abraço e volte sempre

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho um bule (só o bule) com esta exata decoração... Se quiser eu mando uma fotografia

    ResponderEliminar
  9. Fico bastante satisfeito em ter encontrado esta chávena, dá para ter uma ideia vaga de como poderia ser o serviço...

    ResponderEliminar
  10. Caro J

    Muito obrigado. Ficaria encantando em receber uma imagem do seu bule. O meu e-mail está indicado no perfil, ou se não conseguir dar com ele escreva para montalvao.luis@gmail.com

    Um abraço

    ResponderEliminar