sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

D. Luís António de Sousa Botelho Mourão e a capitania de S. Paulo no Brasil

Há muito tempo que tenho este belíssimo desenho original do século XVIII, mais precisamente de 1767. Trata-se de um frontispício cheio de ornatos barrocos, que deveria provavelmente capear uma espécie de relatório acerca das realizações, que Luís António de Sousa Botelho Mourão levou a cabo na Vila de Santos e na cidade de S. Paulo, no Brasil.

Luís António de Sousa Botelho Mourão (1722 —1798) pertencia à melhor nobreza portuguesa, foi o quarto morgado de Mateus e o responsável por terminar o edifício mais emblemático de toda arquitectura solarenga portuguesa, o célebre palácio de Mateus.

Em 1765 foi enviado pelo Marquês de Pombal para o Brasil para reorganizar a Capitania de S. Paulo onde desenvolveu um trabalho absolutamente notável. Durante seus dez anos de governo (1765-1775), consolidou a autonomia da Capitania e fundou pelo menos vinte cidades, além de ajudar a estabelecer os limites geográficos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que mais tarde, em linhas gerais, resultaram nos limites dos actuais estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

D. Luís António de Sousa Botelho Mourão regressou a Portugal em 1775 e voltou aos seus domínios de Mateus, perto de Vila Real, que ao que parece, foram esplendidamente administrados na sua ausência pela sua mulher, Leonor Ana Luísa José de Portugal (1722-1806).

Retrato de Luís António de Sousa Botelho Mourão, Col. da Casa de Mateus


O D. Luís António foi um dos muitos homens brilhantes com que o Marquês de Pombal se rodeou durante o seu consulado e julgo que este frontispício deveria ser a primeira página de um relatório de prestígio, enviado do Brasil para o marquês ou para o próprio rei, D. José I e destinado a impressionar.

No entanto apesar desta carreira brilhante, o meu homónimo Luís António teve um fim muito triste, pois foi envenenado pela sua filha bastarda D. Teresa de Jesus Maciel, que foi protagonista de intrigas e roubos, conforme li na página da Casa de Mateus

10 comentários:

  1. É bem vedade. Nem sempre as melhores pessoas têm o que merecem, porque será?
    Talvez seja "karma" ... que sei eu?
    Mas que o desenho é muito bonito, lá isso é. Já reparei nele em tua casa e sempre o achei interessante sobretudo pelo cromatismo que tem algo de "naif", e que, talvez por isso mesmo, me é particulamente apelativo.
    O desenho já é mais cuidado e adequado aos padrões da época.
    Não sabia, no entanto, a sua ligação ao morgado de Mateus.
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Manel
    Obrigado pelo teu comentário. Também adoro esta minha peça, embora reconheça que ainda não consegui arranjar-lhe uma moldura à sua altura.

    O fim da personagem foi triste e só me fez recordar o teu anterior comentário acerca de argumentos para o cinema. Esta história daria certamente pano para mangas para um bom filme.

    ResponderEliminar
  3. Adorei .. dom luis e patrono da minha cidade natal no brasil..campo mourão e o nome dela gostaria de receber mais informaçao sobre o assunto trabalhava no museu da minha cidade hoje vivo aq em lisboa portugal ... adorei seu trabalho ...Andreia

    ResponderEliminar
  4. Cara Andreia

    Sugiro-lhe a consulta da

    - wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_Ant%C3%B3nio_de_Sousa_Botelho_Mour%C3%A3o

    - Do site da Casa de Mateus
    http://www.casademateus.com/administradores_6.htm

    - http://www.goiases.cnpm.embrapa.br/mourao.html

    Abraços e volte sempre

    ResponderEliminar
  5. http://www.geni.com/people/Teresa-Lu%C3%ADsa-de-Sousa-Maciel/6000000029926630146

    ResponderEliminar
  6. Eu descobri recentemente o documento que prova que sou descendente de uma filha ilegitima que o Morgado de Mateus teve com uma India do Brazil. (nao aquela que o envenenou). Tenho pena, mas "ca se fazem, ca se pagam".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Ana Antunes

      Desculpe só agora lhe responder.

      O que me refere, ser descendente de uma filha ilegítima do Morgado de Mateus com uma índia do Brasil é uma aquela histórias que tornam curiosa a história do família. Se fossemos romancistas, teríamos nesse caso um belo tema para um livro.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. Olá, tenho interesse em conhecer a identidade desta filha do Morgado de Mateus. Sabem dizer, por favor, onde posso encontrar registros dela? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
  8. Cara Renata Munoz

    O nome da referida senhora era Teresa de Jesus Maciel. Experimente pesquisar no Site do Arquivo Distrital de Vila Real ou no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Estes dois arquivos tem muitos documentos on-line. Existe também um portal de genealogia, o Geneall.net, onde também encontra referências sobre esta personagem.

    Um abraço e boa sorte nas suas pesquisas

    ResponderEliminar