sexta-feira, 30 de julho de 2010

Concha em faiança


Nas exposições de faiança que visitei recentemente, fiquei sempre com o nariz colado às vitrines onde se expunham as terrinas com a concha do mesmo motivo, cobiçando-as quase ao ponto de embaciar o vidro.

As conchas das terrinas e das molheiras em louça são raras. São sempre as primeiras peças do conjunto a partirem-se. As criadas brutamontes, as donas-de-casa desastradas e as filhas desajeitadas destruiram raivosamente estas peças frágeis e muito poucas chegaram aos nossos dias.

Consegui apanhar esta na feira de Algés e não consegui resistir ao seu encanto. É de pequenas dimensões e julgo que será mais a concha de uma molheira. Naturalmente não está marcada. O tipo de decoração não me parece saído das fábricas portuguesas que produziram faiança com a técnica transfer way, ou seja, Sacavém e Massarelos. O mais certo é ser de origem inglesa. No entanto, nestas coisas, é sempre bom deixar uma margem para a dúvida, pois amanhã poderei vir a descobrir que é portuguesinha da costa. Seja lá o que ela for, inglesa, francesa ou portuguesa, a pequena concha é um encanto

Claro, a peça seria mais valiosa, se estivesse acompanhada da respectiva molheira, mas Hélas, só consegui a concha. Pode ser que um dia, através de um golpe de sorte, consiga comprar um conjunto completo por bom preço

8 comentários:

  1. Luís
    Como sempre as suas escolhas são escolhas felizes
    Esta é uma delas!
    Possivelmente eu não a compraria, porque não saberia como a mostrar, só por isso
    Em tempos na mesma feira comprei uma de esmalte em azul às pintinhas brancas cuja asa alongada permite que esteja pendurada numa das prateleiras da cozinha da minha casa rural
    Adoro-a, faz-me pensar nas sopas de antigamente que de inverno quando chegava da escola estava já feita à beira do lume...reacendem-se aromas deliciosos e boas lembranças
    Bem outro assunto
    Vou de férias quase todo o mês, vou andar pela terra e Algarve
    Não estou cá no dia do seu aniversário, espero que passe um excelente dia, deve sentir-se bem, porque qualquer mulher de bom gosto só sabe apreciar homens a partir dos 47...então, é para se sentir cheio de ânimo, porque o auge será por volta dos 57...
    De qualquer das formas e para me redimir de ser atrevida, quando vier, combinamos e faço questão de lhe dar um pequeno prato Cavaco, o tal que gostou, tenho dois como sabe, um deles foi colado por detrás, mas pela frente nada se nota, será seu
    O meu marido é que se lembrou, nem fui eu
    Imagine, e esta hein?
    Bom dia, muitas prendinhas, beijos dos filhotes, dos amigos e da família, coma doces, é o seu dia, pode tudo!
    Boas férias se for o caso de também ir , igual para o Manel, Maria Gabela, Marília e demais seguidores assíduos deste blog
    Se eu percebesse de informática, acredito que deva haver um sistema que pré programado dispare no dia que se pretenda, a ideia seria surpreende-lo no dia do seu aniversário, como sou fraca nestas coisas de novas tecnologias, fica a intenção, como também sou cota não dou parabéns antes do dia, dizem dar azar
    E sorte, é o que mais lhe desejo
    Com que então 47 aninhos...No ponto!
    Cereja no topo do bolo, só falta um telegrama de chocolate a dizer.......o que me divirto consigo, nem sabe o quanto!
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Como referes, deve ser de molheira! Para sopa, só se fosse para alguém em dieta, ou que, como eu, seja meio "pisco" e restrinja conscienciosamente as quantidades de comida a ingerir!
    Mas é bonita, e são tão raras de encontrar! Creio mesmo que nunca encontrei nenhuma, ou então os meus olhos já estão treinados para outras coisas ... isto é, para o disparate! hehe
    Parece-me inglesa, mas como as fábricas portuguesas, como todos sabemos, estiveram, algumas, em mãos estrangeiras ... nunca se pode afirmar com segurança! É sempre uma surpresa!
    Quantas vezes a peça me parece portuguesa e ... é inglesa! Outras vezes iria jurar que é francesa e ... é portuguesa, da Vista Alegre, aquele prato parece-me uma bela faiança portuguesa de setecentos ou oitocentos e ... é espanhola! Nada a fazer e tudo é possível se não há qualquer pormenor ou marca que identifique a peça de forma peremptória!
    Se eu entendesse mais de química talvez me habilitasse a pesquisar na própria constituição dos vidrados, das pastas ou fabrico das cores, assim sendo, esta arte de classificação assume formas muito empíricas ou então baseadas no olho experimentado do "connoisseur"!
    Mas que importa? A beleza da peça é que nos faz andar à procura, identificá-la, para mim, é só um pormenor curioso e de somenos importância, para melhor poder classificar (o que, na verdade, nem sei bem para que o faço, pois não altera em nada a minha aproximação à peça!).
    Quanto à fruição estética, essa ninguém ma tira enquanto tiver estes "olhinhos que a terra há-de comer", como diria alguém que conheço!
    Manel

    ResponderEliminar
  3. Logo vi que me tinha esquecido de algo!
    Quero aproveitar para desejar boas férias aos seguidores do teu blog, e com os quais tenho, também eu, mantido relações tão cordiais, sobretudo com a Maria Isaber e Maria Gabela.
    E, pedindo desculpa por utilizar o teu bolg para o fazer, agradecer igualmente os mimos com que estas senhoras tão simpáticas me têm dirigido!
    Eu também vou aproveitar para ir viajando por aqui e por ali, já que iniciei o período de férias também!
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelos vossos comentários e agradeço muito o prato do Cavaco, que há muito o procurava.

    Quanto à concha, tenho sempre a esperança, que apareça alguém que tenha a molheira igual a concha e que me informe da sua marca. Enfim, sou uma vítima do óptimismo.

    Boas férias a todos

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Fiquei encantada com a descoberta deste blogue.
    Cheguei até ele através do Lérias e Velharias que descobri por acaso e de que também gostei muito.
    Tal como estes dois bloggers, tanto eu como o meu marido somos grandes entusiastas de antiguidades e velharias e eu adoro investigar as histórias a elas associadas. Também nos preocupa a preservação do partrimónio,por mais modesto que possa parecer, e a preservação de memórias. Admirei o cuidado do Luis em recuperar azulejos que ficariam irremediavelmente perdidos nos entulhos das obras. Penso que faria o mesmo se vivesse em Lisboa. Calcorreamos muitas feiras, mais na região centro, e temos pequenas colecções de porcelana e de faiança,entre outras coisas.
    Por coincidência possuo dois pratos ingleses iguais a dois do Luis:o da Herculaneum e o do motivo "poultry" com a "registration mark" da segunda metade do séc. XIX. Possuo outras peças com esta marca que nos permite saber o ano, mês e dia do respectivo fabrico.
    Estou a pensar criar o meu próprio blogue que se chamará provavelmente Arte, Livros e Velharias.
    Obrigada pela ideia que me deram.
    Maria Andrade

    ResponderEliminar
  6. Cara Maria Andrade

    Obrigado pelos suas simpáticas palavras e espero poder contar com mais comentários seus, partilhando neste blog o conhecimento sobre faiança e porcelana, que certamente a Maria e o seu marido já terão adquirido ao longo deste tempos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Ola Luis boa noite! Encontrei o seu blog pois estava a procura de informacoes sobre uma peca que adquiri em Winchester Uk. Trata se de uma Molheira com o prato e a concha finamente decorados e incrivelmente bonito. A referencia que a mesma me oferece sita: " Louis " e seu respectivo numero...a concha e semelhante a esta do teu blob porem, mais decorada em tom azul. Acredito que seja do Estilo Vitoriano devido tais caracteristicas e segundo uma senhora inglesa a peca possui mais ou menos uns noventa anos. Infelizmente nao tenho maiores conhecimentos a respeito da mesma a nao ser o que ja sitei e que provavelmente e inglesa. Goataria de posteriormete lhe enviar uma foto para ti ja que, e possivel que tenha mais informacoes afim de, contribuir com a minha curiosidade pois, tambem coleciono pecas antigas. Parabens pelo seu blog o qual nos remete boas informacoes enriquecendo o conhecimento daqueles que como nos tambem sao fascinados por pecas antigas capaz de nos introduzir aos valores singulates do tempo. Obrigado!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo

      Muito obrigado pelo seu comentário. Pode enviar fotografias da sua molheira, concha e prato para o meu e-mail, que se encontra indicado no perfil, onde se encontra a minha fotografia. Por favor não de esqueça da fotografia da marca.

      Terei muito gosto em ajuda-lo, se conseguir, naturalmente.

      Um abraço

      Eliminar