domingo, 10 de abril de 2011

O estilo Segundo Império em Portugal e D. Maria Pia de Sabóia

Interior da carruagem oferecida a D. Maria pia por ocasião do seu casamento com o Rei D. Luís (Foto Mário Novais)
No meu anterior post sobre o estilo Segundo Império ou Napoleão III, referi o Palácio Nacional da Ajuda como um bom exemplo em Portugal, de interiores decorados nesse estilo pomposo, mas ao mesmo tempo confortável e sedutor. A esse propósito, a nossa seguidora misteriosa chamou-me a atenção para o facto de Maria Pia de Sabóia ser responsável por grande parte da decoração do interior do Palácio da Ajuda. De facto, a Augusta Senhora chegou a Portugal em 1862 para casar com o Rei de Portugal, D. Luís, em plena altura do reinado de Napoleão III em França e com ela vieram as mais recentes modas da Europa rica e civilizada.

O exterior da Carruagem, Foto de Mário Novais
O dernier cri chegou logo com a prenda, que o seu pai, o rei da Itália, Vítor Manuel, lhe deu por ocasião do seu casamento, uma carruagem luxuosa, decorada no mais puro estilo Napoleão III, com sofás cheios de franjas, passamanarias e capitonnés, que são aquela espécie de botõezinhos, que fazem um sulco na superfície do estofo. A carruagem ainda existe, pertence ao Museu da CP e creio eu que se encontra exposta no Carregado.
O interior pomposo mas confortável e sedutor da carruagem

Rapidamente, a Rainha, que era uma mulher gastadora (dizia muitas vezes Quem quer rainhas paga-as!), decorou o Palácio da Ajuda segundo a nova moda de França e um dos pormenores mais deliciosos de todo o Palácio, que nem sempre as guias mostram aos visitantes é o elevador privado da rainha. As fotografias que vos mostro de seguida foram-me enviadas pela seguidora misteriosa

O elevador da Rainha no Palácio Nacional da Ajuda
É um compartimento delicioso, apainelado, com espelhos e com pequenos sofás inevitavelmente capitonnés. Todo ele é um pequeno luxo, que nos ajuda a distrair destes tempos de chumbo que se avizinham.

Outro aspecto do Elevador da Rainha d. Maria Pia

4 comentários:

  1. Tu "puxas-me pela língua"! (suspiro)
    Como sabes tenho um profundo desinteresse, senão mesmo desgosto, por nos ter calhado esta senhora no "sapatinho" da história, ainda por cima em substituição de outra, falecida muito jovem, que tudo levava a prevê-lo, poderia ser bem mais competente (bem, mas quando se morre cedo fica-se sempre com uma auréola de santidade muito pouco justa para com as vindouras).
    Tudo o que li e ouvi sobre esta senhora me levou a considerá-la algo fútil e até leviana (a única coisa que serve de abono é que estes atributos não eram só desta senhora!), casada com um homem leniente, pouco dado à governação (ele foi amado pelo seu povo, é verdade, e não teve culpa de não ter sido preparado para tal função, que exerceu durante um período muito conturbado, com a questão do mapa-cor-de-rosa por um lado e, por outro, espartilhado pelo Fontismo, pelo Saldanha e por muitos outros movimentos de rebeldia, e onde fez o melhor que sabia e podia - deveria ter sido um homem das letras, e das artes, ou da oceanografia pois era bastante culto) que lhe permitiu acesso a gastos que não se deveriam permitir; Tratam-se afinal de bens públicos e não privados, o povo português não vivia na abundância, antes pelo contrário ... quando alguém menciona que esta senhora também era pródiga na ajuda, eu lembro-me sempre que não é difícil ser-se pródigo com o dinheiro alheio!
    Não obstante, lastimo o final da senhora, pouco digno, e a ninguém deveria suceder ver o filho e o neto a serem assassinados à queima-roupa!
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Tu afugentas os monárquicos deste blog, Manel! Lol. Fazes como aos azulejos nos contentores.

    Em todo o caso, um dia gostaria de ler uma bioografia mais isenta sobre a D. Maria Pia.

    Mas, aqui o que estava em causa era falar e descrever um estilo e menos as qualidades da Senhora

    ResponderEliminar
  3. Caro Luís,
    Gostei muito dos interiores das carruagens q aqui mostra e o interior do elevador também acho uma delícia. Embora seguindo o mesmo estilo Napoleão III q mostrou há tempos, são espaços mais graciosos do q todo aquele fausto dos palácio franceses q até ofusca!!! É certo q são compartimentos pequenos e as fotos da carruagem estão a preto e branco, portanto com um ar de pompa mais contida...
    Também adorei o design da carruagem, tão elegante e feminina!
    O Luís arranja sempre motivos interessantes para partilhar connosco.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Maria Andrade

    Muito obrigado. Já tinha receio que todos tivessem achado as fotografias demasiado pomposas e arrebicadas. De facto, até são, mas há qualquer coisa de irresistível nelas.

    Já conhecia esta carrruagem dos tempos em que era webmaster de uma instituição pública, só que nessa época e nessa profissão não podia escrever sobre o que queria.

    Aproveito o blog para ir apresentado imagens daquilo que vi em muitas horas de navegação na internet ao longo de anos, mas desenvolvendo aqui e ali ideias e impressões.

    Abraços e obrigado

    ResponderEliminar