sábado, 27 de outubro de 2012

Bule em Cantão popular


Embora mostre pouco aqui no blog, continuo a comprar peças de faiança de cantão popular. Não as mostro aqui, pois poucas vezes tenho coisas novas para dizer sobre esta decoração, que nos mercados de velharias passa por Miragaia, embora já todos saibamos ou devíamos saber, que nunca apareceu nenhuma destas peças, que apresentasse as marcas da firma de Rocha Soares.



Mas continuo a encantar-me por esta decoração, sobretudo as peças do século XIX e volta meia volta lá compro mais qualquer coisinha, como este bule, muito bonito embora sem tampa.


Foi um sarilho descobrir-lhe um sítio cá em casa. Quando se é louco, como eu, todos os cantos da casa servem para arrumar faiança, as paredes das salas, da cozinha e até os tectos. Aliás, a minha primeira ideia foi pendurar o bule por um camarão, no tecto da cozinha, para fazer companhia a um jarrinho de vinho e a uma infusa, que por lá já andam. Ainda subi ao escadote com o bule, mas achei que lá no alto não tinha leitura nenhuma. 
Pensei colocar o bule junto à infusa e ao jarrinho de vinho
Percorri a casa e o sítio para o bule brilhar continuava sem aparecer, até que me surgiu uma ideia disparatada, coloca-lo por cima do capitel de talha dourada. Não ficou com a leitura ideal, mas o sítio é insólito, tal como toda a decoração da minha casa.
 
A localização final do bule
 

15 comentários:

  1. Ó,Luís
    Em cima do capitel?
    Não fica lá muito bem...
    É mais interessante o capitel sem a peça
    Sem dúvida o bule é belíssímo,mas no capitel?
    Vá ,lá,ponha a cabeça a funcionar e encontre um cantinho onde o bule tenha mais brilho
    ...Am cima do capitel nem um ,nem o outro brilham
    Vá,procure um cantinho na sua linda casa
    Vai ver que vai encontrar o lugar certo
    beijnho

    ResponderEliminar
  2. Cara Grace

    Muito obrigado pela sua opinião sincera

    bjos

    ResponderEliminar
  3. Uma nova aquisição que eu também não desdenharia ter, Luís! ;)
    Por que será que estes motivos de cantão popular são tão atraentes? Deve ser o lado naif dos desenhos, com traços a grosso, quase infantis...
    E a coleção lá vai aumentando, na sua casa e na minha, só que aqui a um ritmo bem mais lento... (refiro-me apenas ao cantão popular!!!)
    Essa sua parede da cozinha ficou um encanto! E o bule, já que não tem tampa, não devia ficar mal pendurado a seguir à infusa mais pequena, mas quanto a mim é beleza que fica bem em qualquer sítio da sua casa, o azul e branco predomina, por isso encaixa sempre.

    Bjos.

    ResponderEliminar
  4. A colocação do bule é insólita. Não tenho a certeza de ser a melhor, apesar de casar bem com o prato ao lado; no entanto, conhecendo a tua casa, encontrar um sítio não é fácil. Mas olha que eu tenho sítio ... (risos de quem não tem vergonha!)
    O bule é uma graça e gosto imenso dele. Tu adiantaste-te e ... escapou-me!
    Manel

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,Luís
    O bule é lindo ,mas acho que a colocação dele nessa peça ,não será o mais adequado,mas...
    Cantão popular....sem dúvida um desenho belo
    Não sou perita em loiças nem tampouco lhes ligo
    Loiças para mim,só para comer e olha lá
    Pouca para lavar de preferência
    Mas admiro o gosto do Luís pelas suas antiguidades
    Abstenho-me de dizer algo mais
    Só que vou passando por aqui e deixando um pequeno comentário de quando em vez
    Se não se importar,claro
    Pode ser que me contagie esse seu gosto admirável pelas porcelanas e antiguidades afins
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Ola Luis boa tarde, eu ao contrario dos demais comentarios até gostei do sítio...tenho a certeza que quando passa por perto, por mais que esteja fora do angulo normal de visão o bule chama a atenção como que a dizer "olhem para mim tão belo" :-) e tambem gostei de o ver perto do prato. As vezes precisamos de abanar um pouco o nosso ambiente para que embora que de uma forma ilusória nos pareça alterado e sacudido e tenho a certeza que com essa peça nesse preciso sitio o canto ganhou "vida". Até se pode "cansar" um pouco de o ver aí, mas por uns dias vai alterar a sua rotina e vai faze-lo olhar para lá mais vezes e apreciar o bule mais vezes do que se tivesse num sitio totalmente armonioso. Se o deixar aí vai ver que ainda vai gostar mais dele :-)
    Um abraço Luis e desculpe lá esta minha confusão de palavras...enfim, gostei do bule e do inusitado sítio. :-)

    ResponderEliminar
  7. Maria Andrade

    Desculpe só agora lhe responder, mas desde segunda-feira que o meu pc pessoal tem um problema. Entornei leite para cima do teclado e fiquei sem dois caracteres, o que não me tem permitido actualizar o blog, responder ou comentar.

    Talvez ainda experimente coloca-lo na cozinha, mas está cada vez mais complicado colocar peças novas na minha casa.

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Manel

    Reconheço que a localização é insólita, mas ao mesmo tempo achei uma certa graça a esta escolha meia louca. No entanto, sei que o deveria colocar mais ao nível dos olhos, mas já não tenho sítio a essa altura.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Cara Jasmine

    Obrigado pelo seu comentário. Fico muito contente por gostar do meu blog e por a ter como seguidora até porque gosto muito do seu nome que evoca o perfume do Jasmim.

    A porcelana e a faiança são objectos pelos quais nos vamos apaixonando aos poucos e depois são peças relativamente económicas para coleccionar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Marília

    Fico sempre contente por te-la de novo no nosso convívio.

    Julgo que percebeu a minha ideia. O bule desperta a atenção pelo insólito da colocação. Ficamos com ele nos olhos.

    Talvez um dia tenha uma casa maior e consiga expôr o bule ao nível dos olhos. Para isso, continuo a jogar no euromilhões, mas quem não continua?

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. O Luís já pensou em "desmontar" tudo da sua casa desde quadros, pratos e outros elementos decorativos e por sua vez tapar buracos, quem sabe pintar paredes e voltar a "montar" tudo mas mais organizado, umas vez fiz isso na minha casa e ganhei bastante espaço uma vez que organizei as peças por secções mas isso é conforme o gosto do luis, cumprimentos.
    Rita

    ResponderEliminar
  12. Cara Rita

    Até não é mal pensado, mas se pretendesse desmanchar a minha casa precisava meter uma licença sem vencimento no emprego. lol

    Naturalmente brinco, mas já desmontei e remontei áreas importantes da minha casa, sobretudo quando compro uma peça nova de dimensões maiores. Em todo o caso estou a atingir o limite. Não há mesmo mais espaço.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Fez muito bem em não colocar o bule pendurado num camarão. Bule não tem estatuto de caneca:) Por outro lado era capaz de passar despercebido e esta é uma peça que merece destaque, por isso concordo em absoluto com o lugar que lhe arranjou, mesmo, reconhecendo que é uma opção arriscada. Eu só o colocaria ao contrário, ou seja com o bico para a esquerda.O bico virado assim para o anjo parece-me muito agressivo :)
    Beijos e bom fim de semana
    PS: A parede com os "Cantões" está formidável. Nunca imaginei!Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que a Maria Paula sugere, de colocares o bico virado ao contrário, tem lógica. Tenta, para ver o efeito.
      Por outro lado, vendo o bule nessa posição, nem sequer tem importância o facto de não ter tampa, pois é o corpo do bule que adquire predominância.
      Manel

      Eliminar
  14. Maria Paula e Manel

    Virei o bule e julgo que resultou melhor

    Obrigado

    ResponderEliminar