quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Serviço de chá de porcelana francesa da segunda metade do século XIX


Recentemente o meu amigo Manel adquiriu um serviço de chá, com uma porcelana muito fininha e uma decoração muito requintada, que apesar de não estar marcado acreditamos ser de porcelana francesa, provavelmente do período Segundo Império (1852-1870).

 Claro, quando as peças não estão marcadas é sempre um risco fazer atribuições, pois a segunda metade do XIX, é um período de plena revolução industrial, em que há já um intenso comércio mundial e as ideias, as formas e as técnicas circulam rapidamente de país para país. Os russos, os portugueses ou os ingleses copiam a porcelana francesa, os franceses não são indiferentes à cerâmica inglesa e toda a gente se inspira na China e no Oriente. Por consequência, uma peça de porcelana que nos parece francesa poderá ser apenas um reflexo do brilho artístico de Paris na produção de uma fábrica em Viena, Bruxelas ou Praga.

No entanto, fiz algumas pesquisas na net e de facto encontrei em alguns sites de antiquários franceses uns quantos serviços, cujas peças tem formatos semelhantes, embora com decorações diferentes e são dados como porcelana francesa do Segundo Império.
 
 
Na obra La porcelaine européene au XIX siècle / Antoinette Fay-Hallé, Barbara Mundt. - Fribourg : Office du Livre, SA., 1983 encontrei reproduzido outro serviço com formas idênticas a este, produzido pela manufactura parisiense Clauss, por volta de 1860. Aliás, um dos traços mais característicos de todas estas peças são as pegas, que formam como que umas canas de bambu entrelaçadas. Esta decoração das canas de bambu inspirada na China é muito típica do chamado estilo Segundo Império ou Napoleão III (1852-1870) e foi usada não só na loiça como também no mobiliário, ou em pequenas peças decorativas como molduras.
Cadeira estilo Segundo Império, que pertenceu a Madeleine Castaing
 
Este estilo eclético do segundo Império, que misturava a China com neogótico e usava e abusava da passamaneria e dos canapés estofados em capitonée, passou entretanto de moda e durante toda a primeira metade do século XX, toda a gente o achava um horror. Nessa época, em França, as pessoas chiques e de bom gosto escolhiam para mobillar e decorar as suas casas antiguidades nos estilos Luís XIV, Luís XV ou Luís XVI. Só a partir dos anos 40, quando a decorada e antiquária francesa Madeleine Castaing (1894- 1992) abre a sua loja em Paris é que progressivamente consegue influenciar o gosto da sociedade e valorizar o século XIX. Curiosamente, uma das características do gosto quase vitoriano de Madeleine Castaing, foram as canas e os bambus, com que decorou o corredor do seu apartamento em Paris, na Rua Bonaparte.

Enfim, este post não é muito conclusivo. O serviço de chá parece ser francês e apresenta as características decorativas do estilo do segundo Império. Mesmo que não seja parisiense, o adjectivo que o melhor o define é sem dúvida o termo francês raffiné.

Alguma bibliografia:
 
La porcelaine européene au XIX siècle / Antoinette Fay-Hallé, Barbara Mundt. - Fribourg : Office du Livre, SA., 1983
 

8 comentários:

  1. Que bonitas ficaram as fotografias!
    A hipótese que também coloco deste serviço ser francês, não obstante não apresentar marca, vem do facto de possuir mais peças de um outro serviço, com uma decoração diferente, e que está marcado Sarreguemines, e cuja marca data de finais do terceiro e início do quarto quartel do século XIX.
    As formas das peças são muito semelhantes.
    Claro que se poderá colocar a hipótese de cópia por parte de outra fábrica qualquer de um outro país, pois nunca se sabe os caminhos que estas peças tomam a partir do momento que saem da fábrica.
    As viagens das peças é absolutamente vertiginosa e sem qualquer destino marcado ou previsível.
    Mas gostei muito do teu post
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Desta vez tinha muitas fotografias e pouco texto, porque de facto sabemos pouco deste serviço, mas as formas parecem bem típicas da porcelana francesa da segunda metade do XIX. Encontrei uns quantos serviços com formas idênticas nos sites franceses, uns sem marca, outros de vários fabricantes de porcelana menos conhecidos, mas enfim, esses resultados não me permitiram atribuir este serviço a nenhum fabricante em particular.

      Este serviço é tão elegante que acaba por ser fotogénico.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Caros Luis e Manel,
    O serviço é lindo!!!
    Os dourados com todos aqueles floreados são tipicamente dessa época, já o padrão geométrico que os acompanha tem qualquer coisa de Arte - Nova.
    Seja lá como for, a combinação resulta em pleno, conferindo-lhe uma originalidade deliciosa!!

    Um grande abraço aos dois

    Alexandra Roldão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alexandra.

      Tem toda a razão. Este serviço combina a grega, que é uma decoração muito geométrica, com as florinhas douradas mais livres, bem como as asas inspiradas nas canas de bambus. Há uma mistura muito feliz e elegante do clássico com o exotismo neste serviço de chá.

      bjos

      Eliminar
  3. É muito bonito o serviço de chá. Gosto de porcelana fina, o chá sabe melhor. Parece que a delicadeza da chávena envolve melhor o líquido e deixa sair o seu aroma, parece contraditório com as chávenas tradicionais japonesas que são grossas mas é verdade que me agrada mais.
    Bela compra, parabéns.
    Beijinho.:))

    ResponderEliminar
  4. Ana

    Também prefiro o chá em porcelana fina. Talvez seja por associação a recordações de infância, pois em casa dos meus pais existia também um serviço em porcelana fina. Cada vez que bebo chá numa xícara em porcelana fina, recordo-me da infância e dos lanches especiais para as visitas, com bolos e torradas.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Queridos amigos
    Desde que vi aqui este serviço que ando a puxar pela memória! É aquela sensação de "déjà vu"...
    Mais do que o motivo grega ou o formato das pegas em ramo de bambu, são os elementos dourados, aquela base do bico do bule que me fazem lembrar qualquer coisa, mas enfim...
    Também me inclino para que a produção seja francesa, só que gostava de partilhar algo de mais concreto e não consigo...
    Mais uma boa e invejável aquisição feita pelo Manel! E é realmente um requinte beber chá por estas porcelanas finas e decoradas com muito bom gosto!
    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade

      Desde que deixou de escrever no seu blog temo sempre que desapareça no espaço virtual para sempre e confesso-lhe que cada vez que escrevo sobre porcelana europeia, espero com alguma ansiedade o seu comentário, pois tem um olho clínico para estas coisas. Pena não se lembrar de onde já viu estas decorações com os dourados. Poderia ser uma achega para identificarmos com mais segurança a origem deste serviço.

      Por falar em loiças, ando às voltas com a identificação de uma chávena de café e irei enviar-lhe as fotografias por mail, pois pode ser que com o seu golpe de vista consiga dar-me umas pistas.

      Bjos

      Eliminar