quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Piano Baby


Enquanto pesquisava na Internet por figurinhas de biscuit e à conta de ver centenas de imagens, acabei por me interessar por descobrir o fabricante de outro menino no mesmo material, que tenho lá por casa, dado pela minha Mãe e que tinha sido da minha avó Mimi. Sempre o achei uma peça deliciosa, o menino a comer o chocolate ou mel do pote, com um ar de quem aproveitou a ausência dos pais para fazer um disparate dos grandes. Na minha infância, meti na cabeça que aquele bonequinho representava uma traquinice que o meu pai tinha feito em criança. Ao que parece, um dia, o meu pai foi deixado sozinho no bacio e quando a criada voltou encontrou-o a pintar-se e a pintar tudo à volta com cocó.



Enfim, chegado à idade adulta, continuei a apreciar a delicadeza da manufactura do bonequinho e convenci-me que era uma peça francesa.

Acabei por descobrir umas quantas peças muito semelhantes na Internet. Trata-se afinal de um Piano baby, uns bonequinhos que costumavam ser colocados em cima dos pianos e que estiveram muito na moda nos finais do século XIX, princípios do XX. Enfim, correspondiam ao gosto arrebicado e superornamentado da época e faziam parte do cenário das aulas de piano de meninas prendadas. Os alemães eram os fabricantes mais famosos deste tipo de bibelots feitos em biscuit e houve um deles que se notabilizou pela perfeição do modelado e pintura das peças, o Heubach.
Um típico par de piano babies da Heubach

Para além destas figurinhas para pôr em cima dos pianos, Heubach (1840 1925) notabilizou-se no fabrico de bonecas para meninas, cujas faces tinham expressões muito vivas, como as de tristeza ou de beicinho

Mais tarde os pianos babies alemães começaram a ser copiados um bocado por toda a parte, mas claro sem grande qualidade. Os japoneses começaram a faze-los depois da segunda guerra mundial e há uns tempos encontrei numa casa de velharias um destes bonecos, com a marca da Fábrica de Louça de Sacavém

Os verdadeiros pianos babies da Heubach, bem como as suas bonecas são hoje objecto de uma verdadeira caça pelos coleccionistas. Houve até um aficcionado que descobriu há pouco numa feira de velharias alguns moldes da antiga fábrica Heubach e começou a produzir réplicas.

No verso do meu piano baby encontra-se uma marca, que tanto poderá ser um “H” ou “I”


Acabei por escrever para um site americano de venda de antiguidades, o Ruby Lane, e que tem uma secção que dá apoio à identificação de peças o What’s this?, pedindo uma opinião sobre o fabricante do meu boneco

Transcrevo aqui a resposta
Dear Luís,
Unfortunately, this is not a recognizable or documented mark and more than likely it was applied by either a previous owner or is an internal manufacturing reference. Although the letter "H" could conceivably indicate HEUBACK BROS., a very famous and accomplished manufacturer of Porcelain Dolls, Dolls Heads, Porcelain Figurines and other related Ceramics, located in Germany since the 1860s (closed in 1994), we have a hard time ascertaining that this would be the correct attribution for this "mark".
Yet, this is definitely old, probably dating to ca 1900 - 1920s, and obviously made by a very skilled Modeller or company, and in fact very much to the same high standards as Heubach. The style is also very German in origin.
It is possible that this was part of a Set and perhaps another larger piece may have an actual maker's mark. But, and in conclusion, based on what is shown in the photos, we can only be certain as to its country of origin and its age, but allow for the possibility that it may indeed be a Heubach piece.
Thanks and regards,

 
Fiquei muito contente com esta resposta, que confirmava o resultado das minhas buscas, tratava-se de uma peça alemã, datada entre 1900-1920, com um acabamento requintado e provavelmente da Heubach.

 
Há uns tempos, descobri em casa do meu pai um inventário manuscrito feito pela minha avó Mimi dos bens que existiam em casa da sua mãe, realizado logo a seguir à morte da desta última, a minha bisavó Aninhas. Pedi uma cópia ao meu pai e andei entretido a lê-lo, tentando identificar peças que me calharam em herança, a reconstituir de memória as coisas que ainda me lembro de ver naquela casa ou a imaginar como seriam as restantes. No referido livrinho encontrei referência ao meu menino com o pote de mel e logo ao lado, outra referência a um menino com uma grinalda. Seria o par da minha peça, conforme sugeriram os peritos da RubyLane? Estaria marcado Heubach? E quem herdou o menino da grinalda?

Mais um mistério que ficará por resolver

11 comentários:

  1. O curioso é que cada uma destas peças possuíam sempre um lado humorístico, não se limitavam a representar algo de forma fria e incaracterística.
    Há um intimismo que constrói a ponte entre o fruidor e o objecto de fruição, uma das possíveis razões para a sua popularidade.
    Sou levado a pensar que as meninas sentadas ao piano deveriam ser possuídas de muita força de vontade para ligar mais à pauta que aos bonequinhos; estes deveriam funcionar como a pausa, aliás bem merecida, da tortura que deviam impôr a quem as ouvia ... e ao pobre do instrumento, que, estou seguro, deveria suspirar de alívio após a saída da "mademoiselle" professora; esta devia jurar, estou certo, nunca mais regressar, mas nenhuma delas era rica!!!
    Ai! Tanta música assassinada!!!
    Conheci uma destas "mademoiselles", que após ter os ouvidos massacrados e já sem possibilidade de afinação, só tinha como única preocupação evitar que os ratos se introduzissem nas partes de trás dos pianos verticais ... ela queria lá saber do piano afinado (para quê, o resultado seria o mesmo), mas sim de redes para tapar as costas dos ditos!
    Eu deixaria os ratos roerem tudo, mas afinal eu não sei tocar piano!
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Maria Montalvao Areosa22 de outubro de 2009 às 21:14

    muitos parabens tio pelo seu blog! gostei especialmente da imagem em que diz a minha filha carminho e a travessa, e do episodio dos azuleijos.fico a espera que refira alguma coisa tambem sobre o solar outeiro seco patrinomio tambem da nossa familia! beijinhos da sua sobrinha, Maria.

    ResponderEliminar
  3. Boa surpresa este blog de velharias!Gostei muito, especialmente pq 'e uma excelente maneira de divulgares e partilhares
    os teus conhecimentos sobre antiguidades e podermos aprender sobre este assunto.
    Qt a Vinhais...fiquei sensibilizada....inf^ancia, ferias, liberdade.. campo, num s'itio lindo e m'agico. Boas recordacoes.
    Beijos
    Teresa
    PS Nao sei por a pontuacao no potatil. Ja aderi ao acordo ortografico...

    ResponderEliminar
  4. Maria

    Naturalmente tenho a intenção de escrever sobre o Solar de Outeiro Seco neste blogue. Estou até cheio de vontade de o fazer. Não sei é muito bem por onde começar, pois o assunto é tão vasto como aquela casa. Estão naquelas paredes arruinadas demasiadas memórias arquivadas, que não sei bem aquilo que irei primeiro tirar das “estantes”

    Beijos e obrigado pelos comentários

    ResponderEliminar
  5. Caro Luís,
    Voltei a este post, que já tinha lido há tempos-como aliás já li quase todos os seus posts-e q achei muito bom, graças ao seu comentário no meu blogue sobre o Ruby Lane. Gostei de reler a resposta deles, tão cuidada e esclarecedora, e estou cheia de vontade de enviar para lá fotografias de peças q não consigo identificar. O problema é q não consigo encontrar no site a secção "What's This?" Já explorei todas as secções, o site map e nada. Tem q me explicar como se chega lá.
    Um abraço,
    Maria A.

    ResponderEliminar
  6. Cara Maria Andrade

    Essa secção está na rubrica relax e o link é
    http://blog.rubylane.com/taxonomy/term/15

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Já fui a essa secção do Ruby Lane e guardei nos favoritos.
    Obrigada
    Maria A.

    ResponderEliminar
  8. Gosto tanto destes bonecos...Encontrei um Heubach Piano Babie na net para comprar e a Sra partiu....fiquei chocada...Felicidades

    ResponderEliminar
  9. Cara Filó

    Os bonecos da Heubach são de facto maravilhosos e até seria capaz de comprar um, embora não seja coleccionador.

    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Olá Luís
    Dou-lhe os parabéns pelo seu blog e agradeço-lhe por partilhar o seu conhecimento sobre velharias.
    Eu também tenho um piano baby, que adoro, é a peça mais linda que possuo,pois acho-o parecido com o meu filho. Não sabia que o bonequinho era valioso.
    O meu é em terracota e já não tem a botinha na mão. Possivelmente menos valioso que o seu mas tem a mesma graciosidade e doçura.
    Oceana

    ResponderEliminar
  11. Cara Oceana

    Bem vinda ao meu blog.

    Creio que o seu piano baby será talvez de Sacavém, que há pouco tempo descobri que também os fabricou. Se quiser pode-me enviar uma foto para o meu e-mail, que está no meu profil

    ResponderEliminar