segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prato de Sacavém -motivo Alcobaça

Por um preço muito em conta comprei este prato raso de faiança, da Fábrica de Sacavém. Tenho sempre dificuldade em resistir à faiança azul. Fico com olhos fixos, como que hipnotizado nos azuis.

A decoração, intitulada Alcobaça, tem muita graça e de facto evoca aquela terra portuguesa com as suas frutas em flor e as suas célebres chitas. Até digitalizei esta imagem, de uma colcha deste tecido, do século XIX, mostrado no catálogo da exposição Lenços & chitas de Alcobaça. Lisboa: GRI; 2001, que foi levada a várias cidades brasileiras, pelo Gabinete das Relações Internacionais do Ministério da Cultura, para que possam ver e avaliar como o motivo desta faiança tem tanto a ver com as chitas alcobacences.



O prato evoca também Manuel Vieira Natividade que promoveu o reatamento da tradição cisterciense do cultivo de flores e frutos da região de Alcobaça.

Não sei se quem concebeu a decoração deste prato na Fábrica Louça de Sacavém tinha em mente a obra Manuel Vieira Natividade e as Chitas de Alcobaça. Talvez o desenhador tenha copiado algum prato inglês, que a todos fez lembrar Alcobaça e escolheu-se então muito acertadamente esta designação para o motivo.
A decoração Alcobaça foi também fabricada em rosa e em verde/castanho.

O prato está marcado, conforme se pode ver pelas imagens nas linhas de baixo. Segundo o Dicionário de marcas de faiança/ Filomena Simas, Sónia Isidro. – Lisboa: Estar Editora, 1996 esta marca data de 1905.

9 comentários:

  1. eu também fico hipnotizado pelas decorações azul em transfer. ainda mais se for um prato lindo como este. parabéns, belíssima compra!
    abs
    Fábio

    ResponderEliminar
  2. Tenho uma duzia desses em verde, tambem lindos.

    ResponderEliminar
  3. O ajuste do motivo na aba foi quase perfeito, pois pouco se nota, mas, ainda que tentassem, lá se foi a simetria tripartida.
    Também me espanto sempre com a minha inclinação para os azuis. Será algo que terá a ver com a nossa herança artística subconsciente?
    Porque os azuis eram, em tempos recuados, cores mais preciosas devido ao seu fabrico estar relacionado com materiais mais raros? (não é por acaso que o manto da Virgem é representado tradicionalmente com esta cor).
    Seja lá porque razão for, também a minha tendência cromática vai nesta direcção ... numa estimativa pouco rigorosa creio que cerca de 80% da cerâmica que adquiro é decorada nestas tonalidades.
    Manel

    ResponderEliminar
  4. Caros Fábio, Manel e Miguel

    Muito obrigado pelos vossos comentários!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Mais uma apreciadora dos azuis, em porcelanas e faianças por exemplo, o serviço de café e de chá, cá de casa têm decoração azul. Vou pôr no meu blogue algumas fotografias.
    O prato que aqui apresenta para não fugir à regra é muito bonito.
    Adorei a reprodução das imagens das chitas. São lindas e como sempre aprendi uma série de coisas.
    Um abraço
    MariaGabela

    ResponderEliminar
  6. Ola boa noite!

    Cá estou eu tambem a confessar a minha "paixão" por peças com motivos em azul...e este prato está mesmo muito bonito, já me passaram alguns verdes pela mão, já vi tambem em Castanho e Rosa, mas sem duvida que este é o mais belo.
    Tenho a certeza que se eu encontrasse esta peça e ainda por cima a bom preço, tambem o teria trazido cá para casa.

    Um abraço Luis

    Marília

    ResponderEliminar
  7. Caras Marília e Maria Gabela

    Obrigado pelos vossos comentários. Já fiquei a saber que este motivo foi fabricado em mais duas cores.

    As Chitas são lindas e é uma pena que o catálogo donde foi tirada esta imagem não se encontre à venda.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo magnífico documento que este blog constitui.
    Tenho um tumblr sobre cerâmica e já lá coloquei alguns post linkando para aqui.
    Obrigada!
    Vou passar mais vezes por aqui.

    (http://soniasapinho.tumblr.com/)

    ResponderEliminar
  9. Cara Sónia

    Muito obrigado. Espreitei o seu tumblr e gostei muito. Volte sempre

    Abraços

    Luís

    ResponderEliminar