segunda-feira, 12 de junho de 2017

Uma taça de faiança espanhola com tema de caça


Hoje apresento-vos uma taça em faiança com motivos de caça, que o meu amigo Manel comprou há uns tempos. Esta peça pareceu-nos desde logo antiga, mas não se assemelhava com nada da produção de faiança portuguesa dos séculos XVII e XVIII. O formato também é algo estranho na cerâmica portuguesa, uma taça pouco profunda, com uns pequenos pés e uma função indeterminada. O Manel e eu pusemos a hipótese de ser uma peça espanhola, talvez de Talavera ou Puente del Arzobispo e com efeito consultamos algumas publicações sobre a faiança do país vizinho e o estilo decorativo desta taça enquadrava-se muito mais na produção espanhola do que na portuguesa. Contudo, se na faiança portuguesa, podemos arriscar alguns palpites e atribuições, ainda que muito a medo, na cerâmica espanhola não temos de todo conhecimentos suficientes para classificar uma peça neste ou naquele centro de fabrico. Em suma, o Manel e eu decidimos que esta taça era uma coisa espanhola, antiga, mas de período e centro de fabricos incertos.

Passado alguns anos mostrei algumas fotografias esta taça a um especialista de faiança, o Rui Trindade, que confirmou tratar-se possivelmente de uma taça em faiança, fabricada algures em Espanha e no século XVIII. Chamou-me a atenção para o facto de ser uma peça moldada à mão, pois não é regular e que seria uma taça para conter alimentos sólidos.
A taça não está marcada. A irregularidade das formas prova que foi moldada à mão
Pouco tempo depois, a nossa amiga Maria Andrade esteve na casa alentejana do Manel, onde admirou esta taça e logo de seguida partiu para visitar o Palácio de Vila Viçosa, onde com o seu olho clínico descobriu uma peça com analogias evidentes a esta. O Manel e eu corremos para Vila Viçosa e lá encontramos dita taça, com um motivo tauromáquico, mas não tinha qualquer legenda, que nos pudesse esclarecer sobre o período e o centro de fabrico.
O tabuleiro do Paço Ducal de Vila Viçosa
Recentemente passou-me um livrinho pelas mãos, Roteiro Paço Ducal de Vila Viçosa / coord. e textos Maria de Jesus Monge. - Caxias : Fundação Casa de Bragança, 2010 e na página 32 do referido roteiro constava uma reprodução do tabuleiro com uma cena tauromáquica. A peça está dada como sendo espanhola, de Sevilha e datada do século XVIII. Li depois num texto na internet, que nos séculos XVII e XVIII a faiança sevilhana foi muito influenciada pela cerâmica de Talavera e de Alcora e que os temas mais típicos eram as cenas de caça com um carácter popular.
Em suma, esta taça moldada à mão será uma peça usada para conter pequenos alimentos e provavelmente foi executada em Sevilha durante o Século XVIII. Claro, não pudemos ter a certeza, pois nos finais do século XIX e inícios do XX, muitas fábricas espanholas começaram a produzir cerâmica ao gosto dos séculos XVII e XVIII e poder-se-dar o caso desta taça ser um desses revivalismos. 
Para melhor admirar esta taça, produzida nesta cidade andaluza, que te enamora e te embruxará, recomendo a inesquecível Sevilla, por Miguel Bosé.


Textos consultados:


Roteiro Paço Ducal de Vila Viçosa / coord. e textos Maria de Jesus Monge. - Caxias : Fundação Casa de Bragança, 2010

http://espanafascinante.com/productos/alfareria-y-ceramica-de-sevilla-pickman/

10 comentários:

  1. Realmente foi uma surpresa abrir o teu blog e encontrar uma peça que comprei já há tantos anos.
    Continua a ser uma das mais emblemáticas que tenho, e sobre a qual, rigorosamente, nada sei de concreto, só conjeturas.
    É uma peça que até o formato é sui generis, com uma decoração zoomórfica interessante, mas enigmática.
    Nem sei bem para que serviria ... fruteiro (?) não sei bem definir o seu uso.
    Toda a decoração nada tem de português, pelo que a tendência seria apontar para Espanha, o que faz algum sentido, mas ... quem sabe o que será.
    A Maria Andrade apontou pistas, tu tens tentado descobrir alguma coisa sobre esta peça, mas ela continua enigmática, sobre a mesinha onde a coloquei.
    Lá ficará, espero eu, pois seja lá o uso que lhe foi destinado, ela já está reformada e pretende descanso, que eu de bom grado lhe concedo! Só não lhe permito que deixe de embelezar o meu espaço.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Este post foi uma tentativa de sistematizar algumas pesquisas e semelhanças encontradas com outras peças, mas não pretende concluir nada em definitivo. Existiram umas quantas fábricas de faiança em Espanha ao longo dos séculos XVII e XVIII e é difícil para nós leigos distinguir com precisão as suas produções, até porque elas influenciavam-se umas às outras. Mais ainda, no fim do séc. XIX e inícios do XX alguns centros cerâmicos retomaram temas e decorações do passado.

      Enfim, o que está aqui escrito é uma hipótese.

      Abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Margarida

      Desculpe só agora lhe responder. Muito obrigado pelo seu comentário. Bjos

      Eliminar
  3. Meu caro Luís, tive durante um mês casa cheia com a minha gente de além-mar e assim me escapou este post que agora me deliciou!
    A peça é muito especial, carismática, e não esconde a antiguidade. Para mim é mesmo do sé. XVIII, seja qual for o centro que a produziu. Lembra muito as decorações a desenho miúdo da faiança portuguesa do séc. XVIII, mas a pista espanhola que seguiu parece-me muito credível!
    Afinal, quem tem olho clínico é o Manel, que vai descobrindo peças encantadoras como esta...
    Um abraço aos dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Clara

      Também me lembrei logo do desenho miúdo e consultei uns quantos livros de faiança, mas não havia nada realmente parecido. Também aproveitei os pulos que dou à secção de faiança do MNAA para tentar encontrar qualquer coisa onde esta taça se pudesse encaixar e nada. A hipótese sevilhana parece a mais plausível. Parece que a família real ia muito a Sevilha e trouxeram muitas peças de faiança espanhola, que hoje estão na colecção do Palácio de vila Viçosa. Será o caso da taça com o tema tauromáquico.

      Bjos

      Eliminar
  4. Uma peça bem diferente Luis, me fez pensar em ser uma fruteira? Talvez pelos pés.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria da Gloria.

      Hoje é complicado saber a função desta taça.

      Se fosse um fruteiro, teria que ser destinado a cerejas, damascos, gingas ou outras frutas de pequenas dimensões. Talvez o tema da caça nos permita supor que fosse antes usado para servir uns petiscos com carne de coelho ou perdizes. Mas é uma interrogação. Talvez a resposta se possa encontrar numa natureza morta espanhola da época, representado uma taça deste género. Em todo o caso é sempre uma especulação.

      Bjos

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Margarida

      Muito obrigado. Um beijo e continuação de boas férias

      Eliminar