domingo, 1 de março de 2020

Uma pinça de açúcar em casquinha


Andar por feiras de velharias é uma tentação constante. Estamos sempre a descobrir objectos do passado, curiosos e bonitos e a bom preço, mas infelizmente não os podemos comprar todos, pois as casas são pequenas e há que reservar o dinheiro, para as coisas realmente úteis, como a compra de um novo aspirador, pois o velho já não limpa nada ou uma obra na casa-de-banho.

Aproveito esse meu ímpeto consumista para oferecer prendas. Em vez de dar uma treta qualquer comprada numa grande superfície, ou numa loja de uma grande cadeia, aproveito os mercados de velharias para adquirir e oferecer uma peça antiga, mais barata, de melhor qualidade que as actuais, e que com o tempo se tornou quase única.



Assim, para oferecer à minha ex-mulher, comprei recentemente uma peça em casquinha, que me pareceu uma pinça de gelo. É um objecto talvez do início do século XX, imitando qualquer coisa do século XVIII, com umas garras muito curiosas, que lembram os pés dos nossos móveis D. João V. Não tem qualquer espécie de punção ou marca para se lhe atribuir uma data ou um fabrico. Nos sites de venda on-line dos Estados Unidos, encontrei peças algumas semelhantes e são tidas como francesas. Mas, para os americanos, que são os últimos francófilos mundo contemporâneo, tudo o que é antigo e bonito é francês…

Imagem amavelmente enviada por uma seguidora deste blog, mostrando um conjunto em casquinha inglesa de pinça e recipiente para conter os cubinhos de açúcar
À medida que fui pesquisando na net, fiquei na dúvida se  era uma pinça de gelo ou de açúcar, pois em muitos países europeus era e é hábito servir aquele adoçante em forma de cubos e claro está, dá muito mais jeito, apanhar os cubos com uma piça do que com uma colher. Aqui, em Portugal é que é costume de servir o açúcar granulado, que se tira do açucareiro com uma colher. Depois já ter publicado, este post, uma seguidora do blog, muito amavelmente esclareceu-me as dúvidas e enviou-me por e-mail a foto de um conjunto completo de pinça e taça para conter os cubos açúcar. Portanto esta pinça é de açúcar.
A pinça antes da aplicação do Pratex
Quando comprei esta peça, estava em mau estado e tinha perdido, quase todo o revestimento de prata. Não que o tom de vermelho dourado que apresentava fosse feio, mas apliquei-lhe um produto, o Pratex, que lhe devolveu parte do revestimento inicial de prata. Procurei não colocar demasiado produto, para que esta pinça de gelo ou de açúcar mantivesse um certo ar antigo.

Estou convencido que será uma boa prenda. O uso de objectos antigos torna sempre quotidiano menos banal e triste.

Depois da aplicação do Pratex

6 comentários:

  1. É muito bonita! E lembrei-me que sim, em França, usava-se (e suponho que ainda se usa) o açúcar em pequenos cubos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa

      É uma peça muito bonita e custou menos de meia dúzia de euros. É certo que o produto que lhe apliquei custou 8 euros, mas o resultado foi muito bom. É bem possível que seja uma pinça para o açúcar. Enfim, fica um certo mistério à volta dela.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Estas peças antigas são sempre bonitas, e creio que melhoram com o tempo.
    A invenção do açúcar em pequenas porções (hoje cubos), é algo que apareceu no século XIX, primeiro pelas mãos de um checo, depois, mais tarde, nos finais do século, em França, aparecem os bocados de açúcar para servir à mesa. Os cubos de açúcar, de acordo como os que conhecemos hoje, parece terem aparecido em 1949, de acordo com informações retiradas da Wikipédia.
    Por isso, é muito provável que esta pinça se destinasse a este efeito, na cerimónia do chá, ou café.
    Claro que numa casa burguesa rica esta seria de prata, noutras, de classe média, menos abastadas, ela seria numa casquinha, como esta que aqui apresentas.
    Mas o encanto da peça continua, tendo melhorado com o passar do tempo, posto que hoje em dia estas peças se tornaram muito mais raras e já praticamente ninguém as usa.
    Tornaram-se peças destinadas a uma decoração mais exclusiva.
    Mas a forma da pinça continua a ser muito apelativa.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Creio que tens razão. É mais provável que se trate de uma piça de açúcar, do que de gelo. Uma seguidora deste blog enviou-me uma fotografias de um conjunto completo, a pinça e a taça para os cubos de açúcar e entretanto também descobri num livro de colecionismo uma pinça semelhante, que é identificada como um objecto para apanhar os cubos daquele adoçante.

      Um abraço e obrigado pelas tuas achegas

      Eliminar
  3. Lindíssima e o pratex aplicado na medida cer. Adoro o tom acobreado.
    Nunca ouvi falar desse produto, o pratex, aqui no Brasil.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  4. Jorge

    Obrigado pelo seu comentário. O Pratex é uma marca portuguesa e duvido que os seus fabricantes a exportem para o Brasil. Mas certamente, nas lojas da especialidade existirão produtos semelhantes.

    O Pratex é composto por nitrato de prata, amoníaco, água destilada, carbonato de cálcio e perfume. Talvez através da composição encontre um produto semelhante à venda no Brasil.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar