quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Mais azulejos pombalinos



Há cerca de uns 4 anos, ali nas traseiras da Estação do Rossio, descobri num contentor das obras este conjunto de azulejos de padrão pombalinos. Estavam todos pintados cor de caca, um tom muito popular na Baixa, quer para pintar azulejos magníficos, quer para pintar belas madeiras de pinho de Riga ou Casquinha, mas como eu já farejo azulejos, perdi a vergonha toda e vasculhei o contentor até conseguir reunir esta fiada toda. De seguida, subi as escadinhas do Duque todas até ao meu emprego no Bairro Alto, carregado quem um burro e completamente sujo de caliça, ainda para mais, nesse dia, estava vestido de preto….

Claro, depois foi o trabalho de lhe tirar os restos de argamassa na parte de trás e com uma faquinha raspar a malvada da tinta vermelha. Mandei-os colocar na parede e o efeito é muito bom. Dá a impressão que numa obra qualquer descobriram atrás de camadas e camadas de estuque os restos de um painel de azulejos.

Este motivo é muito comum por toda a Baixa Pombalina. Se espreitarem para dentro dos prédios ainda vêm alguns. Nunca consegui descobrir informação nenhuma acerca do fabricante ou fabricantes deste padrão. No Museu Nacional do Azulejo existe um painel semelhante, inv. 824, que está datado do século XVIII e pode-se ver no Matriz

Painel do Museu Nacional do Azulejo

Continua a ser hábito nos bairros históricos de Lisboa destruírem toda a velha azulejaria, para depois colocarem em seu lugar aqueles enormes azulejos esbranquiçados, a imitar mármore, que a firma espanhola Porcelanosa popularizou entre nós, através dos anúncios com a Isabel Presley, a rainhas das socialites espanholas. Há uns tempos, na minha rua, vi sair de um prédio em obras na minha rua, um paquistanês ou bangladeshi com um balde de lata cheio de belos azulejos partidos. Ainda tentei dialogar com ele para lhe propor um negócio ou qualquer coisa assim, no sentido que ele me desse todos os azulejos que estivesse a tirar. Mas, o Senhor, que não falava uma palavra de português, deve ter pensado que eu era algum funcionário do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ou um Inspector do Trabalho e enxotou-me rapidamente

6 comentários:

  1. O motivo aparenta-se à moda do "rocaille" francês, tendo sido posteriormente traduzido para o nosso universo, sem que, no entanto, neste processo, perder nada da sua beleza, ganhando até uma candura que o original não possuía. E é na repetição do motivo que o gosto pelo género e a beleza do conjunto se afirmam.
    E, continuando neste tema, terás seguramente tema mas mais uma dezena de postagens, pelo menos ... hehehehe
    Bem hajas pelo reviver do passado através da chamada de atenção para a nossa herança cultural e artística que tão malbaratada tem sido.
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Olá...

    Tb eu adoro azulejos Pombalinos...

    É um crime, ver pessoas a recuperar imoveis (destruindo o patrimonio), arrancando azujejos pombalinos das casas e dos predios..

    Gostaria de partilhar as fotos do meu apartamento, agora em recuperação em plena Baixa pombalina...

    VER: Álbum Picasa/ recuperação e decoração de imoveis

    Tenho ainda o meu site das antiguidades, e por acaso nao coloquie ainda os paineis que comprei, para inseri-los nas minhas recuperações..
    Ver: www.oficinadotempo.org

    Sou memso apaixonado por Antiguidades; velharias e azulejos Pombalinos...

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelo seu comentário.

    Fui espreitar os sites que me recomendou e e tenho que ir ao espaço Chiado visitar a sua loja. Também gostei de ver os albúns picasa, mas andei menos tempo por aí, pois a minha net está tão lenta.

    Olhe, eu só tenho pena é de não descobrir mais contentores das obras com azulejos!! Mas, de facto isto traduz um espírito muito sucateiro dos lisboetas.!

    Abraços e continue a aparecer

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,

    Vou tirar de uma chaminé antiga de cozinha, aprox. 150azulejos pombalinos azuis e brancos (com flor no meio)... como não posso ficar com eles, vou vender, está interessado em comprar ou sabe de alguém?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mariana , boa tarde.
      Tenho muito interesse nos seu azulejos, eles ainda estão a venda?
      Meu contato e jfcmuchoa@hotmail.com
      Obrigado

      Eliminar
  5. Cara Mariana

    Tenho um amigo que está interessado. Se me puder contactar comigo para o e-mail montalvao.luis@gmail.com, agradecia

    Abraços

    ResponderEliminar