domingo, 30 de setembro de 2012

O Velharias do Luís faz três anos

 
Toquem os sinos, chamem a banda filarmónica, lancem foguetes e vão buscar o Sr. Bispo, Sua Exa. o Presidente da Câmara, o Senhor Governador Civil e o Senhor Comandante dos Bombeiros para fazerem discursos e homílias, pois este blog faz três anos neste dia 30 de Setembro. Todos estão convidados para minha casa e fazerem uma visita, ainda que virtual, pelas paredes povoadas de estampas antigas, faianças, crucifixos e imagens religiosas e onde gente morta há muito, espreita das fotografias antigas, postas um pouco por toda a parte.


Neste blog, há 3 anos que escrevo dois textos por semana sobre a minha casa e as velharias que a povoam, o que é um óptimo exercício mental, pois obriga-me a ler, a fazer umas pesquisas aqui e ali. Nada de muito profundo, mas o suficiente para me manter activo mentalmente. Julgo aliás que é essa a principal razão que me leva a manter esta actividade, pois estou praticamente a esgotar os tarecos desta casa mínima de duas assoalhadas. Começo a invadir a casa do Manel.


Também é verdade, que continuo a escrever porque fui descobrindo que este blog tem um público, um nicho de mercado, embora pequeno. Os amadores de antiguidades, gravuras, faianças e porcelanas encontram aqui textos simples, que os ajudam a identificar as peças lá de casa ou a interpretar o que vêem nos museus.

O autor do blog nas terras de Vinhais. Tras-os-Montes estão sempre presentes neste blog

E à conta do blog faço contactos curiosíssimos com gente do Norte a Sul do País e ainda do Brasil. Além de momentos de convívio agradáveis e trocas de informações sobre faiança ou arte, consegui já publicar através desses conhecimentos quatros textos, o último dos quais no boletim municipal de Vinhais.


Se não existisse a internet, eu estaria desconsolado a escrever textos para colocar lá no fundo na gaveta ou talvez nem os escrevesse. Aqui tenho um público, seres humanos que estão do outro lado da linha e com os quais partilho o meu gosto pelas velharias, pela decoração e pela história. Agradeço-vos a companhia, que me tem feito nesta casa onde vivo só.
  

48 comentários:

  1. Parabéns Luís,

    Tens razão: muita gente vem buscar informações no blog. Já aprendi muito por aqui.

    Tenho muito santinhos e afins a espera que este teu stock incrível acabe. Portanto quando as peças azuis e brancas do Manel, puderem dar lugar a uma estampa sacra, avisa que elas ficam a espera para ter um post cheio de informações preciosas e um pouco de fantasia ou ironia à mistura :-.

    Um abraço e desejo que continues inspirado.

    José

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Zé Oliveira

      Háverá ainda muitos posts de estampas religiosas, minhas tuas ou do Manel. Ainda ontem comprei dois registos do séc. XVIII por 8 euros....

      A gravura é um interesse muito forte que tenho e na parede há sempre lugar para mais uma estampa com um santo ou uma virgem.

      Abraços e obrigado

      Eliminar
  2. Parabéns,Luis
    3 longos anos
    Como o tempo passa
    Tanta coisa incrivél aprendi aqui
    E como gosto deste teu blog
    Aprendi a gostar dos meus tarecos antigos,graças a si
    Um abraço para si e para o Manel


    ( já vi que o Luis e o Manel,são dois bons amigos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, cara Grazi

      Pretendo continuar a mostrar mais tarecos antigos

      Um abraço

      Eliminar
  3. Muitos e muitos parabéns de terras cariocas para ti, Luis! Fico feliz de acompanhar este blog na maior parte destes 3 anos.
    Estas fotos me fazem ter saudade de estar por aí, em Lisboa, pois nas últimas duas vezes em que tive o privilégio de estar em sua casa passei ótimos momentos em companhia, comida e conversas sempre de primeira!
    Que venham muitos e muitos mais anos, e muitas e muitas mais viagens à Lisboa, e trate de se organizar também para vir conhecer a cidade mais portuguesa da "filial" chamada Brasil.
    abraços!
    Fábio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fábio
      Adoraria conhecer o Rio, a antiga capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, mas não tenho dinheiro. As cidades de Minas gerais também estão na listas das minhas prioridades, ao lado de Pompeia e Herculanum e bem acima de Compenhaga.

      Também espero voltar a ver-te em minha casa e voltar a passear contigo por Lisboa. Ficaram muitos azulejos por ver e agora que te dedicaste à azulejaria de fachada, vais descobrir centenas deles iguais aos do Rio, aqui em Lisboa.

      Um abraço para o amigo carioca

      Eliminar
    2. Oh Luis! Descole um intercâmbio com algum museu ou biblioteca aqui no Rio, rapaz! Veja se o que onde vocÊ trabalha não tem algum porgrama de intercâmbio assim.
      abraços

      Eliminar
  4. Bom dia Luís,
    Parabéns por estes três anos de partilha de conhecimentos.
    Para além de toda a pesquisa que rodeia as velharias, não esqueço os ensinamentos quanto à identificação de gravuras e em particular todas as novas informações que foste acrescentando sobre Solar dos Montalvões e, por afinidade, sobre população e a Aldeia de Outeiro Seco, onde os restos do mesmo ainda resistem.
    Um abraço amigo,
    Berto

    ResponderEliminar
    Respostas



    1. Humberto

      Tu foste uma pedra chave neste blog.

      Graças a ti reapareceram informações sobre o solar dos Montalvões perdidas há muito.

      Conto voltar a escrever muito brevemente sobre Outeiro Seco em particular sobre as visitas que a esta terra fez uma das personalidades mais importantes da arqueologia e da etnografia dos finais do XIX e príncipios do XX.

      Um abraço para o meu amigo de Outeiro Seco

      Eliminar
  5. Olá Luís
    Parabéns pelo aniversário do seu blog. Os excelentes textos a que nos habituou e as peças a que respeitam fazem-nos querer sempre mais.
    if

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara If

      A sua colaboração tem animado este blog extraordinariamente. As imagens de faiança que aqui mostra da sua colecção tem gerado um interesse enorme pela cerâmica portuguesa e criou aqui uma verdadeira "ratinhomania", um neologismo que acabei aqui de criar, mas que descreve bem o entusiasmo que estes pratos ratinhos despertam nos seguidores deste blog e na rede de blogs sobre cerâmica.

      Um abraço

      Eliminar
  6. Luís!:)
    Muitos parabéns pelo terceiro aniversário do seu fantástico blogue. O que eu não tenho aprendido aqui! Não me canso de lho dizer, pois é de toda a justiça que assim seja.
    A sua casa é fabulosa. Obrigada pela visita e...não deixe de escrever,mesmo que se lhe esgotem, como diz o Luís, "os tarecos".Continue sempre, por muito, muito tempo, pois, os seus escritos, fazem um bem tremendo, a muito dos seus seguidores, onde eu me incluo.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula

      Muito obrigado.

      A sua personalidade tranquila é sempre bem vinda nestas viagens que faço em torno da minha casa.

      um abraço

      Eliminar
  7. Olá Luís,
    parabéns pela persistência na divulgação e valorização do património. Que este blog dure muito tempo mais, os leitores assíduos - nos quais me incluo - agradecem! Bjs,
    Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luisa

      Elogios vindos da tua parte tem um valor especial.

      Ainda que os tarecos se me esgotem passarei a escrever sobre as ruas, as casas, os monumentos. O que não faltam em Portugal são paineis de azulejos, capelas abandonadas e casas antigas por estudar.

      Beijos

      Eliminar
  8. Parabéns!
    Descobri este blogue há pouco tempo (através de outro) e gostei muito. Gosto de decoração, de velharias e coisas antigas.
    Espero que continue por muito tempo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Cara Isabel bem vinda ao meu blog.

    As isabeis desempenham sempre papeis significativos neste blog.

    Espero poder contar com os seus comentários e conhecimentos

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Parabéns por mais um aniversário e obrigada por nos brindar com os seus posts.
    Um abraço
    LM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Lm

      Muito obrigado e espero que o que escrevo lhe continue a agradar

      abraços

      Eliminar
  11. Amigo Luís,
    A forma como ilustrou este post de aniversário não podia ser mais adequada: o Luís na terra das suas origens, a casa de onde nos fala e os objetos com que se encanta e nos encanta...
    Acho que nem era preciso dizer como este seu blogue foi uma referência para mim desde o início, continua a ser e vai continuar por muito tempo! É um lugar que visito diariamente, ou quase, e onde sempre encontro motivos de interesse e uma escrita fluida e criativa, muitas vezes cheia de humor, que me põe logo bem disposta.
    E como me/nos tem deliciado e enriquecido com as histórias das suas pesquisas e os resultados a que vai chegando!
    Continue, portanto, por mais três, seis, nove, sei lá!
    Parabéns e obrigada.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Maria Andrade

      Julgo que os nossos dois blogs funcionam numa certa sintonia, em que nos vamos desafiando um ao outro, mas de uma forma salutar, com o objectivo de sabermos um bocadinho mais. É um pouco como as antigas tertúlias dos cafés literários, só que à volta de velharias.

      Bjos e obrigado

      Eliminar
  12. Olá Luís!

    Parabéns por mais um ano de atividade de um espírito eclético, generoso e iluminado, que muito nos têm alentado nestes tempos tão sombrios.

    O Luís tem o dom ainda de tão bem receber na sua casa, que nos faz sentir como em nossa casa estivéssemos.

    Um abraço muito apertado nosso

    Ângela e Joaquim



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joaquim

      Eu bem que lhe devo um jantar, fui tão bem recebido por si e pela Ângela.

      Agradeço-lhe a sua colaboração aqui no blog, enviando algumas imagens das suas velharias para publicação no blog, o que permitiu discussões muito interessantes e tornar-lo mais atractivo. Os seus comentários são também sempre estimulantes.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá Luís

      Não me deve nada. Esperamos é poder contar com a sua amizade e com o seu blog por muitos anos.

      Abraços

      Eliminar
  13. Atrasado mas não esquecido.
    Isto dos finais de semana nas planícies alentejanas dá nisto. Mas este foi particularmente tocado por dias quase perfeitos, não obstante os contratempos que se fizeram sentir.
    Parabéns pelo terceiro aniversário de uma escrita curiosa, culta, informativa, sóbria, concisa e rigorosa, por vezes tocada com laivos de ironia, sobre assuntos, pessoas, locais e objetos que a todos, os desta comunidade, teve o condão de tocar de perto.
    E, tal como os outros membros, tenho aprendido muito, e tens contribuído para que me debruçe sobre muitas outras coisas afins, que, doutra forma, me escapariam.
    Agradeço as palavras amáveis da Grazi e retribuo os cumprimentos.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este debruce com "ç" escapou ... é o resultado desgraçado de estar sem atenção ao que vou escrevendo.
      É bom ver a Marília por aqui novamente.
      Os meus cumprimentos e que recupere rápido da sua intervenção ao menisco.
      Manel

      Eliminar
    2. Manel

      Já que estamos em maré de elogios e encómios, uma parte do sucesso relativo deste blog deve-se aos teus comentários, sempre redigidos num português elegante e cheios de considerações oportunas. O Joaquim Malvar chama-te com toda a propriedade, o comentador residente.

      Abraços

      Eliminar
  14. Ola Luis, ainda aqui estou!!!!!! Certo é que não tenho qualquer hipótese de aceder aos blogs quando estou pelo mar mas quando estou em casa continuo a visitar as paredes de sua casa e as peças do Manel... :-) Mas de uma forma anónima e com saudades deste mundo que me é tão querido. Por agora estou por cá a recuperar de uma cirurgia a um menisco teimoso e vou ficar de olhos bem abertos mais assíduamente e quem sabe me inspiro e volto a escrever um pouco nos meus "solitários" Armazéns...tem dias que me parece que já nem consigo passar uma ideia para "o papel", tanto é o tempo que passo sem escrever!!!
    Bem, mas o que me trouxe a tentar escrever desta vez é a vontade de agradecer o acesso a este seu mundo virtual...que chovam muitas ideias, factos, peças e vontade de escrever para continuar a fazer as delicias deste publico que não desarma! Feliz aniversário para o blog! :-)

    Bem Haja Luis e um grande abraço,

    Marília Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marília!!!

      Já julgavámos afundada por algum iceberg no atlântico Norte, pois há tanto tempo não tinhamos notícias suas.

      Escrever é so começar.

      Fiquei contente por a ver de regresso, ainda que por motivos de uma operação.

      Bjos

      Eliminar
  15. Viva Luis,

    Então parabéns pelo terceiro aniversário. Ainda que só três anos mas tanta maturidade, tantos textos bem escritos, tanta informação importante, fundamentada, estudada, muito para além da mera opinião, senso comum.

    Felicidades porque "tarecos" e "coisas velhas" não hão de faltar.

    Abraço

    C.

    ResponderEliminar
  16. Caro C

    Obrigado. O meu caro amigo deixa poucos comentários, mas quando os faz, são sempre muito bons e acrescentam algo de novo ao post.

    um abraço

    ResponderEliminar
  17. Parabens.
    Descobri este blog há pouco tempo e acredite que para alem de me "viciar"essencialmente no gosto pelas faianças,todos os dias venho aqui "por a escrita em dia"
    Continue
    TX

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro ou Cara Tx

      Muito obrigado e espero poder continuar a contar consigo neste blog.

      Um abraço

      Eliminar
  18. MARÌLÌA
    Seja bem-vinda
    Tem muito tempo que não nos falamos
    Como estão as coisas com a menina?
    Muita luta,não e verdade'
    Desapareceu
    agora ...seu blog esta a sua espera...e nós também
    Um beijinho
    Grace

    ResponderEliminar
  19. Desculpe ,Luís
    Sei que o seu Blog não e ponto de encontro de conhecidos,mas a nossa amiga Marilia,não a podia deixar passar sem lhe dar uma palavra
    Parabéns para o seu fantástico Blog e espero que sempre ,mas sempre tenha muitas peças lindas e maravilhosas para nos mostrar
    Este é um dos que TODOS os dias venho espreitar quando chego do trabalho
    Adoro as suas antiguidades e a sua casa um pequeno Museu de maravilhas
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. Cara Grace

    Pode sempre mandar os beijinhos que quiser à Marília. lol.

    ResponderEliminar
  21. Parabens Luis pelos tres anos e esperamos que muitos outros possam ser celebrados . Voce esteve durante todo esse tempo trazendo sempre bastante informaçao a respeitos dos tesouros que acabamos encontrando pelo nosso caminho de uma maneira bem escrita que cativa cada um que da uma passada por aqui.
    Parabens!
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado e um grande abraço lisboeta para si, Ricardo

      Eliminar
  22. É sempre para mim um prazer enorme, para os olhos e para o espírito, visitar o seu blogue, que faço com assiduidade. Felicito-o pelo terceiro aniversário da sua publicação. Muito obrigada.
    Cumprimentos.
    emília reis

    ResponderEliminar
  23. Cara Emília

    É sempre um prazer vê-la por aqui.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  24. Caro Luís, boa noite,

    Parabéns por este aniversário e o meu obrigada pelo tratamento de assuntos tão interessantes neste seu blogue. Em particular agradeço o tratamento e divulgação da Faiança Ratinho que, estou certa, ganhou novos admiradores consigo!
    Um abraço, CC

    ResponderEliminar
  25. Cara CC

    Eu é que agradeço a sua colaboração por ter consentido apresentar aqui algumas peças da sua colecção. Aumentou muito o interesse pela faiança coimbrã e sobretudo uma onda de entusiasmo pelos ratinhos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  26. As minhas felicitações pela efeméride, Luís.

    É-me particularmente grato ver a forma como trata apaixonadamente todos os temas que aborda.

    Neste texto, agradou-me também o tom irónico sobre celebrações e... governadores civis.

    Grande abraço!

    MAFLS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro MAFLS

      Muito obrigado!!!!!

      Cumprimentos vindos da Fábrica de Sacavém são outra loiça!!!!

      Um, abraço

      Eliminar
  27. Salve Luís
    Felicitações pela efeméride. Teu Blog é sempre um deleite para um colecionador de antiguidades tal qual eu. Saudações d´além mar.
    Rev. Edwin Pinto Fickel - Brasil

    ResponderEliminar
  28. Caro Edwin Pinto Fickel

    Muito obrigado. Já aqui o escrevi e volto a escrever que uma das surpresas mais agradáveis deste blog foi a reacção calorosa de muitos brasileiros. Normalmente, imaginamos sempre os brasileiros uma gente apenas voltada para o presente ou o futuro e aqui tenho descoberto muitos brasileiros com o gosto pela história, pela cultura e alguns deles uns verdadeiros lusofilos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  29. ola amigo tenho pecas para venda
    sabe de algem que tenha interesse em oratorio e pecas em cobre

    ResponderEliminar
  30. caro Pepe Rui

    Se o oratório for bonito...

    ResponderEliminar