quarta-feira, 31 de julho de 2013

Night and day


Ainda estou para saber como consegui encaixar tanto candeeiro numa casa com uma assoalhada e meia, nem sei ao certo o que iluminam eles, mas nunca lhes consegui resistir. Ainda hoje quando vejo aqueles enormes lustres nas casas de velharias, que já ninguém compra, pois poucos terão altura nas salas dos seus apartamentos em Carnaxide ou Benfica, fico sempre nostálgico, a apetecer-me ter mais um tecto para colocar uma daquelas coisas enormes cheias de vidrinhos, latões ou cristais e recriar o foyer do antigo cinema S. Jorge ou a sala Patino no Museu Nacional de Arte Antiga.


Este aplique comprei-o na feira-da-ladra há muitos anos. Ainda foi concebido para ser alimentado a gaz e portanto será datado entre 1844 e 1918, o período em que esse tipo de iluminação foi mais usado em Portugal. 

Em forma de tocha, os globos, já os comprei eu, numa loja de candeeiros, na Rua de S. Domingos, que é ainda uma das melhores casas do género em Lisboa. O segredo foi colocar lâmpadas amarelas e obter assim à noite, uma luz muito especial que enche de mistério as centenas de velharias, que espreitam de todos os pontos da minha casa. As casas antigas são como as velhas Senhoras, não gostam luzes claras e cruas.

12 comentários:

  1. Bonito ambiente, Luís, criado com uma bela antiguidade!
    Para aumentar o romance só falta acrescentar aqui a canção do mesmo nome de Cole Porter :)
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade

      Realmente o post foi inspirado pelo Night and day do Cole Porter e pensei colocar uma ligação ao Youtube. Ainda andei a ver e ouvir as várias versões daquela música, mas depois achei que o texto só podia ter duas imagens, a "noite" e o "dia" e tudo o resto cortava o impacto das fotografias. Diga-se em abono da verdade, que tirei ao todo umas vinte e tal fotografias a este aplique, para escolher estas duas. E assim nos vamos entretendo com estas actividades e esquecemos as coisas horríveis que os nossos governantes nos querem fazer.

      Bjos

      Eliminar
  2. E de um nada se fez luz! Como usualmente, perfeito.
    If

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara If

      Obrigado. A ideia foi realmente feita a partir de um nada. Andava a navegar no youtube e ao escutar o night and day, lembrei-me que esse era o mote perfeito para apresentar, este aplique sobre o qual tinha pouco para dizer, mas do qual tinha boas fotografias em arquivo.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Salve Luis!
    Sofro da mesma paixão por objetos de iluminação. Minha esposa sempre comenta onde vamos colocar outro candeeiro? Mas não consigo resistir...
    abraços d´além mar (Brasil)

    Edwin Pinto Fickel

    ResponderEliminar
  4. Muito bonito este night and day.
    É pena não se notar bem o desenho decorativo do ferro. São flores?
    Boa noite. :)

    ResponderEliminar
  5. Caro
    Edwin Pinto Fickel

    Há muito que não contava com os seus comentários. Os candeeiros criam focos de interesse em vários pontos da casa e depois há tanta variedade de tipos, que apetece sempre comprar mais um.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Cara Ana

    Obrigado!!!

    O aplique é constituído por motivos vegetais estilizados. Não está ali representada nenhuma flor ou planta em particular.

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Realmente o Luís possui uma sensibilidade fora de comum. Esse aplique é muito bonito! E os globos ficaram a matar!
    De cada vez que o Luís publica uma foto com recantos e peças da sua casa, fico com a sensação de que sou transportada para um outro mundo, quase do tipo Gruta de Alibábá, tamanhos são os tesouros aí encerrados. Nem sei como é que ainda consegue ter espaço para alguma coisa..mas o facto é que tudo conjuga com tudo, e nada briga entre si!!

    Abraço

    Alexandra Roldão

    ResponderEliminar
  8. Apesar de não ser dos teus apliques mais espetaculares, são bem evocativos de uma era e, com os globos que escolheste, ficaram muito bem, sobretudo quando iluminados com esse tipo de lâmpada colorida.
    Compôs mais um recanto da tua mansarda e, muito importante, não retirou protagonismo às peças fantásticas que o rodeiam.
    Os parabéns pelo dia de hoje
    Manel

    ResponderEliminar
  9. Cara Alexandra

    Procuro sempre fotografar os lados mais favoráveis, e mostrar os recantos mais felizes da minha casa. A visão de conjunto é mais calamitosa, já que a minha casa está cheia como um ovo. Em tudo o caso, quem ali entra fica sempre surpreendido com a loucura que ali vai.

    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Manel

    O aplique tem um certo ar victoriano de que gosto e a escolha dos globos com luzes amarelas ficou muito feliz. Também já experimentei recriar o mesmo efeito com luzes vermelhas, com abatjours, mas estas pura e simplesmente não alumiam, embora deiam um certo ambiente de pecado muito interessante.

    ResponderEliminar