segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Dez anos de velharias do luís



No dia 30 de Setembro de 2009 iniciei este blog, com um post apresentado uma bonita terrina de faiança do Norte, de que hoje, passados 10 anos, ainda não sei quem é o fabricante. Aliás, comecei o blog na esperança de encontrar alguém do outro lado do monitor, que me ajudasse a esclarecer as minhas dúvidas sobre a faiança portuguesa, que na altura já coleccionava. Na verdade, aconteceu precisamente o contrário e o blog foi uma espécie de motor de arranque para começar a ler sobre faiança e porcelana e a visitar museus com colecções de cerâmica e aprender sobre o assunto por mim próprio. Mas como sou um homem com interesses muito diversificados, rapidamente comecei a escrever sobre história da família, gravura, fotografia, mobiliário, caixas de jóias, embalagens, esculturas, ferragachos, espelhos, azulejos, árvores centenárias e sei lá que mais.



Embora por vezes experimente uma certa dificuldade em arranjar assuntos novos, não há dúvida que esta obrigação de escrever regularmente um blog, exercita a minha criatividade e lá vou tirando da manga mais um tema para um post ou então volto atrás e escrevo sobre a peças que já mostrei e sobre as quais descobri elementos novos. Enfim, acabo por me divertir muito com tudo isto e acrescentar a minha cultura.

Bem sei que os blogs passaram de moda e hoje todos estão no facebook, no Twitter, no Tumblr e sabe Deus aonde mais, mas este formato do blog serve muito bem o meus intuitos, que é a produção de pequenos textos fáceis de ler no momento de pausa do emprego ou ao final do dia, quando já não há paciência para ler grandes testamentos e intercalados. São também textos intercalados com imagens agradáveis de objectos antigos, que pretendem distrair o leitor de um quotidiano agressivo e cinzento.

As lágrimas de uma Santa de Roca
Correndo o risco de parecer uma Miss Universo a discursar no momento da sua eleição, naquele momento em que chora e sorri ao mesmo, acenado ao público, queria agradecer a atenção dispensada a todos os que me seguem, aqui ou no facebook, aos que comentam ou ainda aqueles, que aqui vem parar aos trambolhões, empurrados por uma pesquisa no Google. Sinto um grande empatia por vós pois partilhamos os mesmos interesses e na medida dos meus conhecimentos da minha escassa arte fotográfica, procurarei sempre escrever textos com alguma qualidade e utilidade, ilustrados por boas imagens.

31 comentários:

  1. Parabéns pela década do seu blog.Continue mostrando os seus variados interesses a que já nos habituou. Por mais uma década!

    if

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ivete

      Muito obrigado pelos seus parabéns e também pelos seus contributos neste blog na área da faiança, em particular nos ratinhos.

      Um abraço e cumprimentos ao seu marido

      Eliminar
  2. Dez anos de textos é obra. Não conheço praticamente ninguém que aguente este ritmo.
    Por norma as pessoas começam com muita verve, cheias de ideias, vontade de partilhar mas, sistematicamente, desistem, dedicam-se a outras redes sociais, vão procurar outros encantos e deixam-se de pesquisas, pois, escrever da forma como fazes, implica muito trabalho, muita leitura e muita permuta de conhecimento.
    Mas como és pessoa de hábitos e de ritmos certos continuas a utilizar este blog para percorrer um caminho que é muito curioso e lá vais tendo leitores, uns mais participativos e escrevinhadores, como é o meu caso, outros menos, ou nada de todo, mas praticamente todos são unânimes em admirar o teu trabalho.
    Uns aparecem, outros desaparecem, outros vão e vêm, outros ainda são esporádicos, caem aqui de para-quedas, e vão da mesma forma como vieram, nem sequer exalando um suspiro.
    Outros ainda lêem-te, não deixando qualquer comentário, limitam-se a usar a informação para os seus fins; quantos não pretendem tão somente saber quanto vale a traquitana que herdaram do avô ou da avó, ou então estão em partilhas e querem saber como avaliar a peça para poder vender ou trocar.

    No final de contas é esta constância e persistência que faz uma pessoa curiosa e capaz de partilhar o seu saber com outras, e que, além do mais, ainda encontra prazer naquilo que faz.
    Espero que continues
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Obrigado pelas tuas felicitações e pelos teus comentários, que acrescentam sempre qualquer coisa de novo a estes posts. Por outro lado, muitas das peças que aqui tenho mostrado são tuas, de modo que tenho sempre à disposição material de trabalho. Por outro lado, muito do que aqui escrevo é o resultado positivo de muitas conversas e discussões, que mantemos acerca de velharias, arte e história.

      Realmente sou persistente e um homem de hábitos e portanto mantenho o blog com alguma facilidade. Por outro lado, em termos temáticos, este blog não se circunscreve a uma área demasiado especifica, por exemplo à porcelana portuguesa ou a uma fábrica de cerâmica, em que rapidamente esgotaria o tema. Sendo um blog de velharias posso divagar num amplo leque de matérias e no fundo atingir um público um pouco mais diversificado. Há pessoas que vem aqui por causa da faiança, outras pelas histórias de família, enquanto que ainda outras preferem a as porcelanas europeias ou os azulejos.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Caro Luis. Não sei se já alguma vez aqui comentei mas já li muitas postagens suas, em especial as relativas a azulejos, e alem de as ler relatei-as a pessoas próximas por tê-las achado formidáveis, aquelas em que o sr e um seu amigo partilham do gosto pelo azulejo, etc. É um blogue muito interessante e está de parabéns pelos 10 anos de escrita. Se não fosse interessante eu não estava a segui-lo. Não sou é assídua a comentar, e, calhando, até a visitar. As pessoas cansaram-se do Facebook, muitas, e estão a abandonar, eu, por exemplo. Para onde havíamos de voltar? Para o lugar onde começamos, os nossos blogues abandonados, ou quase, por anos. Ninguém me tira da cabeça que estes nossos espaços são uma muito melhor experiência do que o Facebook. Fala quem tem 12 anos de rede social. Espero que continue a escrever quando tiver oportunidade, vale muito a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Belinha

      Obrigado pelas palavras tão simpáticas e fico sempre contente por saber que o que escrevo é útil e agradável para quem está do outro lado do monitor.

      A azulejaria portuguesa é uma paixão. Embora a minha casa seja antiga, talvez construída por volta de 1870, não tinha azulejos nas paredes. Pouco tempo depois de me mudar comecei a colocar-lhe progressivamente azulejos, uns achados nos contentores das obras e outros comprados na feira da Ladra e a minha ideia foi criar um efeito, que eles tinham estado sempre ali, que numas quaisquer obras de renovação, tinham aparecido debaixo do reboco, quais objectos arqueológicos. No fundo evitei aquela tentação que muita gente tem, que é de mandar encaixilhar os azulejos e fazer quadrinhos com eles.

      O gosto por colecionar velharias é muito vasto. Há por exemplo pessoas, que andam pelas feiras a comprar utensílios de química, como pipetas e tubos de ensaio e creio que deverão formar colecções muito giras.

      Uso o facebook como apontador para as novidades do blog e muita gente prefere comentar naquela rede social, mas de facto o formato do FB não me serve para o blog, onde procuro sempre intercalar cuidadosamente as imagens no texto. Aqui no blog, as imagens seguem o rumo do discurso de cada um dos posts.

      Um abraço

      Eliminar
  4. Ah, esqueci-me de dizer que sou grande apreciadora de coisas antigas, embora não conhecedora. No meu blogue não há nada sobre isso, com excepção de uma postagem extensa dedicada ao vidro de urânio. É que costumo visitar lojas de antiguidades e feiras "por desporto" e deparei-me com estes objectos radioactivos. Afinal até tinha alguns em casa, eram do meu avô.Também costumo cuscar leilões online, pelo simples prazer de olhar peças usadas e com muitos anos...é, é isso, muito tempo livre! Esqueci-me de dizer que gostei muito da forma como foi usando os azulejos que compara na sua casa...

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Luís,
    Parabéns por esta década de persistência, de dedicação e bom gosto.
    Um abraço,
    Berto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Humberto

      Um obrigado muito especial para ti, cujas contribuições para este blog tem sido tão valiosas. Tantas vezes tenho recorrido a ti quando tenho dúvidas sobre história da família, fotografias antigas ou assuntos de Outeiro Seco e Chaves e tenho sempre uma resposta pronta, precisa, generosa e desinteressada.

      Um abraço deste transmontano exilado

      Eliminar
  6. Luís, muitos parabéns e obrigado pela partilha generosa que tem acontecido ao longo destes 10 anos.
    É sempre um prazer ler sobre tudo o que escreve bem como também os assertivos comentários do, comentador residente, Manel.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Joaquim

      Muito obrigado. Tê-lo conhecido a si e à sua mulher e visitar a casa de Vilartão foi uma das muitas vantagens que este blog me proporcionou.

      Um grande abraço e bjos à ângela

      Eliminar
    2. Joaquim, agradeço-lhe muito a simpatia que sempre teve e pelo muito que tenho aprendido consigo também, lendo-o e sempre que tive/tivemos o prazer da vossa companhia.
      Infelizmente não confraternizamos tanto quanto gostaria, mas haverá tempo. Mais uma vez lhe agradeço as suas palavras tão simpáticas e envio-lhe os melhores cumprimentos, extensivos à Ângela, claro, que é uma pessoa igualmente muito especial
      Manel

      Eliminar
  7. Bem haja Luís e peço: Mais uma década por favor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Luís Filipe.

      Muito obrigado e pelas suas felicitações e um grande abraço

      Eliminar
  8. Gosto imenso deste blogue, onde tenho aprendido imenso. Espero bem que continue :-) Parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida

      Muito obrigado pelas suas felicitações e agradeço também a sua fidelidade a este blog. bjos

      Eliminar
  9. Salve Luis!
    Embora com certo atraso segue minhas congratulações. Desejo muitas décadas de trabalho em teu blog, aliás, o fato de os blogs estarem démodé calha perfeitamente com o conteúdo que trazes com maestria. Aqui também nos brinda com textos poéticos sobre objetos também considerados démodé em tempos cinzentos onde o culto à estética niilista e do horrendo impera. Teu blog é um manifesto em favor da beleza. Quando o acesso tenho em mente as palavras do filósofo Roger Scruton: “Em qualquer época entre 1750 e 1930, se você pedisse às pessoas cultas para descrever o objetivo da poesia, da arte ou da música, elas teriam respondido: a Beleza. E se você perguntasse pela razão disso, você aprenderia que a Beleza é um valor, tão importante quanto a Verdade e o Bem.

    Depois, no século XX, a beleza deixou de ser importante. A arte, cada vez mais, concentrou-se em perturbar e em quebrar tabus morais. Não era a beleza, mas a originalidade, conseguida por qualquer meio e a qualquer custo moral, que ganhava os prêmios.

    Não apenas a arte fez um culto à feiura; a arquitetura também se tornou desalmada e estéril. E não foi somente o nosso ambiente físico que se tornou feio. Nossa linguagem, nossa música e nossas maneiras estão cada vez mais rudes, egoístas e ofensivas; como se a beleza e o bom gosto não tivessem nenhum lugar real em nossas vidas. [...]

    Eu acho que nós estamos perdendo a beleza e há um risco de que, com isso, nós percamos o sentido da vida.”

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Edwin

      Muito obrigado pelas suas felicitações.

      Com efeito, tenho a noção que neste blog navego contra a corrente, apresento objectos fora de moda, peças antigas que a maioria das pessoas não gosta, um certo culto nostálgico do passado, que quase todos preferem ignorar e ainda para mais sou um bocadinho francófilo, numa época em que o inglês varreu tudo à sua frente. Mas também é verdade, que os seguidores deste blog são precisamente pessoas como eu, que apreciam uma boa cómoda em castanho ou pau santo, porcelanas francesas, arte sacra, azulejos e sobretudo gostam de história e acreditam que é necessário manter a memória. A nossa civilização ocidental vive da história, herdámos a democracia da Grécia, o direito de Roma, a religião do Médio Oriente, um conceito de beleza do Renascimento e o gosto pelo luxo francês dos séculos XVII e XVIII. Mais ainda, importamos do Oriente o gosto pela porcelana, pelas lacas e pela seda.

      Tal como o Edwin, também me parece, que além do culto da beleza, desapareceu na arte contemporânea a mestria. Como comparar essa gente que faz as chamadas instalações com as obras dos grandes pintores, escultures ou ourives do renascimento, do barroco ou mesmo do século XIX. A arquitectura então é um verdadeiro horror. Nos mercados de antiguidades as pessoas deixaram de procurar os belos móveis do passado e só querem comprar objectos de design da Bauhaus ou contemporâneos. Enfim, se calhar pareço um bocadinho reacionário, mas a verdade é que a arte contemporânea me aborrece de morte, com uma ou outra excepção, que confirma a regra.

      Um grande abraço

      Eliminar
  10. Muitos parabéns, meu querido amigo! Perdoe o meu atraso, a minha ausência, mas não quero deixar de lhe dizer o quanto admiro a sua persistência, a sua escrita sempre interessante, as suas pesquisas, o seu gosto por tantas coisas belas de tempos idos. o seu interesse por temas tão diversificados. E tudo acompanhado por boas fotos como esta de uma bela santa de roca. Continue sempre, com o inestimável apoio do nosso amigo Manel, o seu comentador residente.
    Um grande abraço para ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Andrade

      Muito obrigado e não tem que se desculpar. Eu próprio ando cheio de trabalho e com menos tempo para o blog, embora ideias novas nunca me faltem, além de que disponho sempre do recurso às tralhas todas que o Manel vai adquirindo. Preciso é de um bocadinho mais tempo para ler sobre os assuntos e redigir, pois mesmo que os textos do blog sejam simples, procuro sempre que sejam fundamentados por leituras.

      Bjos e muito obrigado

      Eliminar
    2. Agradeço-lhe as palavras, Maria Andrade. Sempre uma mulher muito especial, de quem tenho muita pena de não ver como gostaria, pois não é todos os dias que se encontra alguém rigoroso, que escreve com uma mestria muito especial, e que tem o dom de cativar com o que sempre escolheu para partilhar.
      Um abraço para vós com desejos de que tudo vos corra de forma tranquila e com muita saúde
      Manel

      Eliminar
  11. Caro Luís!!
    Atrasados mas sinceros e com muita consideração e amizade! Muitos, muitos parabéns pelo décimo aniversário do seu "Velharias",o meu blog de eleição por todos os motivos que já aqui tenho referido. A informação cuidada e fidedigna, a beleza das peças, a sua escrita e claro, o próprio Luís que sempre tão cortesmente me recebe a mim e aos outros visitantes neste seu espaço.Desejo-lhe as maiores felicidades e continue por muito tempo.Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria Paula

      Agradeço imenso os seus parabéns e com efeito procuro sempre que os meus posts sejam rigorosos e acompanhados de boas imagens, muito embora este blog seja uma coisa de divulgação, sem pretensões académicas. Regra geral procuro um certo tom cortez, porque a net está cheia de conteúdos ofensivos e de com gente a fazer comentários grosseiros e mal criados. Creio que estamos todos um bocadinho cansados de toda essa vulgaridade e pelo menos aqui mantemos entre nós, sempre uma certa cortesia,

      Bjos e muito obrigado

      Eliminar
  12. Adoro esse blog, sempre estou por aqui a ler e ver o material sempre de qualidade que você coloca aqui. É um blog de bom gosto, refinado, mas também descontraído, variado, também engraçado e divertido. Aqui encontrei muita coisa que não conhecia de antiguidades e velharias que adoro. Boas descobertas, acréscimos para mim.
    E o humor do dono do blog bate muito com o meu...aqui neste post a lembrança dos discursos das misses que me lembro tanto, memórias engraçadas e arquivadas também em minha memória.
    É certo que os blogs saíram de moda, mas eu adoro entrar nos blog, são mais cuidados e calmos, bons de ler, de ver e também de fazer- eu também sou "dono" de um. Aliás é a liberdade de fazer um blog que é legal. Entra lá quem quer, quem gosta, não importa número de seguidores.
    Luís, um abraço e muitas postagens mais.
    O Antiguinho adora o Velharias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge

      Muito obrigado pelas suas felicitações.

      O humor é uma ferramenta essencial para lutar contra as adversidades da vida. Se rirmos, ou brincarmos com as coisas más, estamos a minimizar a sua importância. O humor é também uma forma de criticarmo-nos, para evitar que nos achemos a cereja no topo do bolo.

      Também aprecio muito os seus comentários e os textos que escreve no seu blog, temperados com um humor muito brasileiro. Ainda hoje não me esqueci da expressão uma "chávena já muito sambada", para descrever uma peça com muitas marcas de uso. Só no Brasil se lembrariam de uma expressão dessas e imaginamos logo a chávena já gasta e cansada, depois de muitas noites de festa, dança e de muito desfile de samba pelas ruas do Rio de Janeiro.

      Um grande abraço

      Eliminar
  13. Parabéns pelo aniversário do Blog!Suas publicações são sempre interessantes e belas.Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara amiga

      Muito obrigado pelo seu comentário!!

      Neste blog a porcelana é sempre um tema recorrente. É uma material que se consegue colecionar ainda a bom preço e o efeito que faz é deslumbrante.

      Um abraço

      Eliminar
  14. Caro Luís
    Parabéns pelo excelente trabalho que você executa com segurança e maestria durante esses dez anos. Venho acompanhando seu blog desde o início embora nunca tenha me manifestado, mas não posso, nesse momento, deixar passar sem lhe cumprimentar pela trajetória que trilhou nesse tempo todo. Cumprimento você cá do Brasil, entusiasta que sou das coisas do passado. Tive a oportunidade de morar na Santa Terrinha por 2 anos, na minha mocidade, pesquisando para minha tese de doutorado e, na ocasião, tive a oportunidade de percorrer mil e um cantos onde havia antiguidades. Trouxe comigo algumas imagens sacras barrocas e peças em prata 900, que guardo e exponho com muito carinho e orgulho. Hoje, nos meus 8.0, continuo a apreciar as coisas bonitas que nossos antepassados nos deixaram. Continue nesse seu trabalho incessante de pescar e descobrir “novidades”, apresentá-las aqui e deixar-nos com água na boca.
    Um abraço do Antônio César

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Antônio César

      Muito obrigado pelo seu comentário, que muito me tocou.

      Quando comecei a escrever este blog, uma das coisas que mais me espantou foi a adesão de muitos brasileiros, que se tornaram não só seguidores fieis, como comentadores activos. Alguns deles tornaram-se mesmo amigos pessoais. Antes de iniciar o blog era vítima de um certo preconceito contra os brasileiros, que por aqui existe, e segundo o qual os nossos irmãos são uma gente superficial, que apenas gosta de samba, praia e futebol.

      Hoje, sei que existem muitos brasileiros cultos, educados e com o gosto pelo passado e pela memória, e talvez mais importante que isso, aprendi, que existe uma coesão cultural efectiva entre os nossos países, que funciona apesar de todas as diferenças e preconceitos de parte a parte.

      Um abraço forte de Lisboa, a velha capital

      Eliminar
    2. Olá,Luis
      Parabens pelo decimo aniversario do velharias
      Um pouco atrasada mas sempre atenta ao velharias Este blog é o meu preferido preferido
      Não comento porque o computador está noutra mãos e como tal...muita pêna minha
      Tenho andado atenta ,sempre,ao velharias
      Espero que venham outros dez belos anos
      Sei quecom o passar do tempo,também nós envelhecemos...é a vida
      Como estão a a menina Carminho e o mano?Dois belos jovens,claro
      E como não podia faltar...o querido Manel,como vai esse seu mais querido amigo?
      Espero que de muito boa saude
      Adoro os seus comentários
      E ,não sei porquê tornou-se também o amigo querido de todos nós aqui no velharias
      Um grande abraço para vocês acompanhado de um beijinho
      grace

      Eliminar
    3. Cara Grace

      Peço-lhe desculpa se só agora lhe responder, mas tive uma semana em que a preguiça tomou conta de mim.

      Agradeço muito as suas felicitações e bem sei que é uma seguidora e comentadora assídua deste blog. Transmitirei ao Manel os seus cumprimentos.

      Mais uma vez obrigado e um beijo

      Eliminar