segunda-feira, 4 de maio de 2020

A ilusão do luxo


Nos últimos tempos fui comprando objectos em casquinha, alpaca e outros materiais com pretensões a nobreza, pois dão-me a ilusão de um quotidiano mais requintando, usando um açucareiro ou uma caixa de chá que parecem prata. São normalmente coisas que se compram a bom preço nos mercados de velharias, pois apresentam-se muito oxidadas ou já sem a camada de prata original que as revestia. O tratamento para lhes devolver o brilho, a elegância e a ilusão de luxo, é muito simples, basta usar um produto para limpar pratas ou então o Pratex, que as reveste novamente de uma fina camada de daquele metal nobre.

Aproveitei agora o confinamento para limpar todas essas peças, que fui comprando e em alguns casos para renovar-lhes a fina camada de prata e o resultado foi tão bonito, que não resisti a apresenta-las aqui em conjunto. O açucareiro e a caixa de chá são coisas inglesas dos finais do XIX e inícios do XX, imitando o estilo da prataria neo-clássica. A caixa de chá sem decoração de qualquer espécie não tem marca nenhuma e tanto poderá ser francesa, inglesa ou portuguesa e os dois talheres são suecos. A Suécia sempre teve uma grande tradição na cutelaria e estas duas peças foram efectivamente compradas a um sueco, que vivia no Algarve, mas fazia a feira de Estremoz.

Talheres suecos


A colher para servir o molho ou talvez para verter a calda em algum doce está marcada. Foi fabricada pela GuldsmedsAktieBolaget, uma casa fundada em Estocolmo em 1867 e que hoje faz parte do grupo GENSE. Além do nome, "Guldsmeds, as restantes siglas, AB, são o desenvolvimento de AktieBolaget e NS, são as iniciais suecas de Ny silver, em português, nova prata, designação que se dava naquele País a estas galvanoplastias, que pareciam ser prata, mas não eram bem prata. Não faço a menor ideia da época em que foi produzida esta colher. Poderá até ser coisa da segunda metade do século XX. Até há bem pouco as famílias burguesas gostavam de comprar faqueiros ou mobílias num estilo qualquer do passado, um Luís XVI, renascença ou um D. João V.
Guldsmeds AB NS


Quanto à colher que serve para espalhar aquele açúcar muito fininho sobre os bolos, apresenta duas marcas, uma referente ao processo de galvanoplastia e materiais utilizados e outra identificando a decoração. Extraprime ALP NS, quer dizer uma alpaca de boa qualidade e o NS, alertava o consumidor, para que aquela colher era feita em nova prata, e não na antiga e verdadeira prata. Hagar é a residência da família real sueca, cujo nome que deu origem a uma decoração nos faqueiros, muito popular entre os cuteleiros daquele País, a julgar pelas pesquisas no Google.

Extraprime ALP NS


Estes processos químicos de revestir objectos em latão com prata ou por materiais que aparentassem ser prata generalizaram-se na indústria a partir de 1840 e permitiram colocar na mesa dos burgueses assim-assim a ilusão de estarem a usar uma baixela de prata, semelhante aquelas que serviam nas casas dos aristocratas ou dos grandes burgueses da alta finança e da indústria.

Casquinha, alpacas e outros materiais com pretensões a nobreza

Alguns links consultados com o auxílio do Google translator



6 comentários:

  1. Lindas peças,também gosto muito...Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Louca por Porcelana

      Muito obrigado pelo seu comentário. O resultado destas limpezas foi muito feliz e o pano de damasco azul ajudou a dar a ilusão de luxo. Um abraço

      Eliminar
  2. Estes tratamentos ficam sempre bonitos.
    Por vezes nem é pelo facto de se estar a usar uma peça de prata, porque há peças destas tão bonitas, que não é necessário, nem faz muito sentido, a não ser que se tenha "manias de grandeza", estar a comprar prata.
    E o uso que se faz delas é igualmente prático, por isso, e mais uma vez, não há qualquer necessidade de se comprar outras feitas em materiais mais nobres.
    E o tratamento que lhes deste tornou-as muito bonitas. Dá gosto usá-las
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      É verdade. Por vezes estas casquinhas são cópias tão boas da prataria verdadeira, que valem por si e depois como são baratas no mercado de velharias, podemos coloca-las a uso sem ter pedo de perder dezenas ou centenas de euros. Gosto muito deste requinte que emprestam ao nosso quotidiano. Um abraço

      Eliminar
  3. Como dar brilho e lustrar peças de alpaca ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode usar os mesmos produtos de limpeza da prata. Convém é depois de aplica-los, passar por água, limpar e puxar o lustro com um paninho macio.

      Um abraço

      Eliminar