quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Uma estampa veneziana da segunda metade do século XVIII ou votos de boas festas


Os seguidores deste blog já sabem que não sou muito dado a efemérides, comemorações, quadras festivas e outros assuntos da mesma natureza. Mas o Natal é sempre uma oportunidade para mostrar mais uma estampa religiosa.

Esta gravura é uma representação do Sono do Menino Jesus, impressa em Veneza, mais ou menos entre 1770-1800, por Niccolò Cavalli (1730–1822), gravada por Pellegrino dal Colle (1737–1812) a partir de uma obra do pintor Giovanni Battista Mengardi (1738-1796). 

Gio. Batta. Mengardi pinx. e Peregrinus de Colle Sculp. ap. N. Cavalli Venetiis.

Identifiquei os criadores desta estampa a partir dos dados constantes no rodapé, Gio. Batta. Mengardi pinx. e Peregrinus de Colle Sculp. ap. N. Cavalli Venetiis. São os nomes dos autores latinizados e a respectiva função na realização da gravura. Em latim, pinx quer dizer pintou, Sculp, esculpiu ou melhor gravou e Ap, é a abreviatura de Apud, isto é, imprimiu ou editou. Nesse último quartel do século XVIII o latim tinha ainda prestígio suficiente para os autores identificarem o seu trabalho nessa língua, pelo menos nas gravuras. O que fiz foi colocar estes dados no google e rapidamente cheguei ao sítio do British Museum, que tem uma estampa quase igual, onde os autores estavam perfeitamente identificados. Refiro, quase igual, porque a estampa da colecção do British Museum foi impressa no sentido inverso ao daquela, que pertence ao meu amigo Manel, o que leva a pensar que esta gravura teve várias reimpressões.
Ego dormio, et cor meum Vigilat. Estampa do British Museum. 

O título da estampa é o seguinte: Ego dormio, et cor meum Vigilat, frase latina, extraída da Bíblia, do Antigo Testamento, do livro Cântico dos Cânticos e que em português se traduz por Eu durmo; e o meu coração está desperto

Ego Dormio Et Cor Meum Vigilat, Desenho de Jacopo Amigoni (1682-1752) e gravada por Giovanni Volpato - Ca. 1730

Esta frase reporta-se ao tema da gravura, o sono do Menino Jesus, um tipo iconográfico do Deus Menino muito comum na pintura e na gravura nesta época, que o representa a dormir numa prefiguração da sua paixão e morte futura. Na mão segura uma romã, cujas bagas vermelhas simbolizam o sangue de Cristo e à sua cabeceira, há também um cacho de uvas de idêntica simbologia. Naturalmente, este sono do Menino significa também, que enquanto o seu corpo dormia, a alma continua activa pensando em todos os tormentos porque havia de passar para reconciliar o Pai com a humanidade.

Na mão segura uma romã, cujas bagas vermelhas simbolizam o sangue de Cristo e à sua cabeceira, há também um cacho de uvas de idêntica simbologia

Não consegui apurar se esta estampa foi retirada de um livro ou se foi já destina a ser vendida solta em todo o caso foi realizada a partir de uma obra do pintor italiano Giovanni Battista Mengardi (1738-1796), um discípulo de Tiepolo. É sobretudo conhecido pelas suas pinturas a fresco em Igrejas, mas desempenhou também um papel importante na República Veneziana, como responsável pelo património, tendo restaurado algumas obras de grandes mestres italianos. A sua actividade como desenhador de obras destinadas a serem gravadas é menos conhecida, mas foi muito activa, conforme indica Valerio Vernesi no Dizionario Biografico degli Italiani - Volume 73 (2009)

Esta estampa não é bem uma Natividade, nem Giovanni Battista Mengardi é propriamente um grande mestre italiano, mas não deixa de ser um trabalho veneziano de boa qualidade e uma boa forma de vos desejar a todos umas boas festas.



Alguns links e obras consultadas: 




Bíblia / trad. do texto grego, apresentação e notas Frederico Lourenço. - 1a ed. - Lisboa : Quetzal, 2016

http://www.artericerca.com/artisti_italiani_settecento/mengardi%20giambattista/giambattista%20mengardi%20biografia.htm

2 comentários:

  1. Eu praticamente não a reconheci como minha, pois não a vejo amiúde, como acontece com outras que me são mais familiares; e, afinal, estas estampas já são em tal número que lhes perco o rasto.
    E tão pouco a sabia veneziana. As coisas que eu aprendo contigo!
    Ainda bem que apresentaste esta pesquisa, pois escapar-me-ia completamente.
    E, agora que a vejo destacada, entendo porque a comprei na altura, pois é bonita e, se a visse de novo à venda, não deixaria de a comprar.
    Obrigado pela pesquisa.
    Umas boas festas para ti e tua família
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Esta estampa esta colocada no meu quarto num cantinho, onde tu tens umas belíssimas gravuras. Um arcanjo feito a partir de um desenho de Charles Le Brun, uma Senhora do Carmo, representada com joias que hoje existem no Museu Soares dos Reis e ainda uma Mater Dolorosa do Pittoni, que é deslumbrante.

      O Pittoni estou a guarda-lo para a Páscoa.

      Esta estampa é um trabalho veneziano de muito boa qualidade. Não consegui exactamente apurar de saiu de m livro ou foi impressa solta, nem tão pouco o modelo que lhe deu origem. Mas pelo que li fiquei com a ideia que o Giovanni Battista Mengardi desenhava muito só para gravadores.

      Um abraço e boas festas

      Eliminar