sábado, 4 de fevereiro de 2023

Uma xícara antiga da Vista Alegre


Já há muito tempo que apresentei aqui esta chávena e o respectivo pires, que comprei na feira da ladra há cerca doze anos. Embora não apresente nenhuma marca, na altura em que escrevi o texto, estava convencido de que se tratava de uma produção da Vista Alegre de meados do século XIX. A forma gomada, a decoração com florinhas e ao mesmo tempo uma certa simplicidade, pareciam características da Vista Alegre.

Não há qualquer marca no pires ou na chávena

Mas, um dia, recebi em casa uns amigos franceses, que gostam de coisas antigas e quando lhe mostrei o louceiro onde arrumo os açucareiros, os bules, os pratos e as chávenas da Vista Alegre, disseram-me sem margem para duvidas, que esta chávena era francesa, produção de Paris e a dúvida armazenou-se na minha cabeça. Com efeito, o largo filete dourado que corre ao longo da orla das peças corresponde um pouco ao gosto pronunciado pelos dourados da porcelana francesa do século XIX

Posteriormente, jantei em casa de um amigo, que tem coisas antigas e além disso é também um genealogista. Na sala de jantar, tem um prato com o mesmo motivo decorativo pendurado na parede. Virei-o, não apresentava marca, mas o meu amigo Alfredo disse-me que era uma peça herdada e que na família sempre se disse que era Vista Alegre. Foi pena não ter tirado uma fotografia do prato, mas na altura ainda tinha um telemóvel pré-histórico e contentei-me em grava-lo na memória.

Como tenho muita louça da Vista Alegre, ando sempre a rever as publicações, que foram saindo sobre o assunto, na esperança de encontrar sempre uma informação, que me tenha passado desapercebida. Infelizmente, essas obras repetem o conteúdo umas das outras e não tem sido editado nenhum estudo inovador, que compare as produções da Vista Alegre, com as outras fábricas européias, sobretudo com as francesas. Isto pelo menos para o século XIX, que é o período da Vista Alegre que me interessa mais. Também não existe um catálogo sistemático das formas e decorações dessa fábrica de Ílhavo. Ultimamente ando a convencer-me que o melhor livro que saiu sobre esta marca, continua a ser “A Fábrica da Vista Alegre : o livro do seu centenário 1824-1924. - Lisboa : Biblioteca Nacional, 1924”. Só é pena ter poucas ilustrações e de fraca qualidade. Mas para 1924, o ano da sua publicação, tudo aquilo era um verdadeiro luxo editorial.


Ao folhear essa obra mais uma vez, encontrei na estampa XVIII a reprodução de um serviço que parece apresentar o mesmo motivo decorativo que a minha xícara. Na página 32, da mesma obra, indica-se, que se trata de um serviço de chá polícromo, do Exmo Sr. Dr. Egas Moniz, Lisboa; e peças iguais do Exmo. Sr. Marques Gomes, Aveiro, 1840-1852 VA a ouro. É certo, que as asas das chávenas deste serviço são diferentes da minha, que se apresenta no chamado formato London shape, mas a Vista Alegre fabricou neste período xícaras com esse formato.



Em suma, a minha chávena e pires parecem ter sido produzidos entre 1840-1852 pela Vista Alegre.

Serviço de café de porcelana de Paris. Foto retirada de https://www.pamono.eu/antique-porcelain-tea-service-paris-set-of-14

Contudo, as minhas dúvidas persistem. Numa simples pesquisa por imagens no Google, num site de vendas on-line francês encontrei um serviço de café de porcelana de Paris com uma decoração quase igual. Mas a porcelana francesa tem sempre um brilho mais vítreo que a portuguesa.

Ambas as chávenas assentam ligeiramente inclinadas para a direita.

Por outro lado, esta xícara tem também uma particularidade. Se a assentarmos no pires fica ligeiramente inclinada para a direita. Eu até tenho que pôr um papelinho dobrado por debaixo para ficar direita no louceiro. No início, achei que era um defeito de fabrico, mas tenho outra chávena, decorada com flores e um passarinho, que tem exactamente a mesma característica de assentar ligeiramente inclinada. E essa está belissimamente pintada e não pode ser um defeito de fabrico. Aliás, é outra peça sobre as quais tenho dúvidas se é Vista Alegre ou porcelana de Paris. Creio que esta inclinação era intencional e terá a ver com qualquer razão ergonómica, talvez para ser mais fácil beber o chá ou para verter os restinhos do chá para a taça de pingos, quando as pessoas se queriam servir de mais.

Enfim, esta minha chávena parece ser da Vista Alegre, executada entre 1840-1852 e creio que demonstra bem as fortes influências da porcelana francesa nas produções da fábrica de Ílhavo.



Bibliografia e ligações consultadas:

A Fábrica da Vista Alegre : o livro do seu centenário 1824-1924. - Lisboa : Biblioteca Nacional, 1924

4 comentários:

  1. A chávena é linda, isso é certo. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida

      É uma peça muito bem pintada e elegante, sem marca sobre qual tentei algumas aproximações com a outras peças da Vista Alegre e da porcelana de Paris.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Esta loiça é sempre tão bonita, mas tenho sempre dificuldade em perceber a proveniência, tal como tu.
    Tenho ideia que os artistas que trabalharam na VA no século XIX ou são franceses ou de formação francesa, pois sei que a fábrica enviou os seus trabalhadores para França, com vista à sua formação.
    Mas estes desenhos são apelativos, com um colorido muito equilibrado e elegante, os dourados muito bonitos, e passam muito bem por porcelana de Paris.
    E a forma do "London shape" é muito bonita, e, de acordo com o meu gosto, prefiro-a à outra que aparece na foto.
    Tenho igualmente uma quantidade de peças deste tipo, sem marca, e nunca sei o que considerar.
    Que são fantásticas e inconfundíveis, lá isso são.
    E muitas destas chávenas encontro-as à venda por preços muito em conta, pois estão normalmente desirmanadas.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      A relação da Vista Alegre com a as fábricas francesas parece ser um assunto pouco estudado, ou tratado ao de leve. No entanto, as influências da porcelana francesa são óvbias e se as peças não apresentam marcas experimentamos sempre a mesma dúvida, esta peça é francesa ou da Vista Alegre?

      Estes posts são uma forma de tentar sistematizar um pouco essas dúvidas.

      Um abraço

      Eliminar