sábado, 18 de fevereiro de 2023

Uma insólita figura em biscuit


Comprei esta figurinha de biscuit por tuta-e-meia. Tem o bracinho partido e por isso foi tão barata. Tudo que está incompleto ou partido tem sempre fraco ou nenhum valor comercial. Mas, mal a vi na banca do vendedor, identifiquei-a logo como sendo uma produção da Schafer & Vater, essa fábrica alemã, fundada em 1890 e que se especializou na produção de insólitas figuras em biscuit, muitas delas caricaturas de figuras da época ou mesmo serviços de loiça, também com as mesmas características. Já aqui apresentei um serviço de chá desta fábrica alemã, que representa as sufragistas, essas mulheres, que tanto deram que falar na Inglaterra pelas suas proezas e protestos e cuja fama correu o mundo inteiro, nos finais do século XIX e inícios do XX.


Esta figurinha apresenta uma boca desmesuradamente aberta e a cabeça toda perfurada. Normalmente, aqui em Portugal estes objectos são tomados por paliteiros. Mas o paliteiro é um utensílio muito português. Na verdade, esta estranha figura é uma fosforeira e simultaneamente um cinzeiro. Espetavam-se os fósforos nas cavidades das cabeça e a boca servia para segurar o cigarro ou sacudir uma cinza. Claro, o boneco tinha também uma função decorativa e os seus donos teriam um especial prazer em espetar um cigarro numa figura qualquer pública ou num tipo popular antipático.


As figurinhas Schafer & Vater foram muito populares nos EUA e Inglaterra algumas delas foram mesmo produzidas especialmente para esses mercados, apresentando legendas em inglês, identificando as figuras ou situações postas a ridículo.



A figurinha não está marcada, apresenta apenas o número de série do modelo, 957 e no tardoz alguém escreveu a lápis, qualquer coisa que não consigo ler. Talvez Frauda, Franda, ou Fianda, seguido de uma data, 1917 ou 1927. Será uma marca de posse, uma informação relativa ao preço? Enfim, aceito sugestões.



Em termos de datação, é um pouco complicado. Fundada em 1890 em Volkstedt-Rudolstadt, a Schafer & Vater esteve particularmente activa durante as décadas de 10 e 20 do século XX, depois entrou em decadência. Após segunda guerra mundial, a Turíngia ficou do lado da Alemanha comunista e Schafer & Vater deixou de exportar para o Ocidente e fechou as definitivamente as portas em 1962. No portal de antiquários americano Ruby Lane encontrei umas destas figurinhas, datada de mais ou menos 1910 e creio que a data deste meu boneco deve andar por aí.

Figura à venda no Ruby Lane



Bem sei que esta uma fosforeira / cinzeiro é peça um bocadinho insólita, está partida e não tem valor comercial. Mas eu adoro estes biscuits alemães do princípio do século XX.



Algumas ligações consultadas:


Schafer & Vater Porcelain / by Peter P. Spirit
http://stein-collectors.org/Members/private/PrositArticles/201303Prosit/Schafer%20and%20Vater%20Porcelain%20--%20by%20Peter%20P%20Spirito%20(Prosit%20Mar%202013).pdf


https://www.iconicedinburgh.co.uk/products/copy-of-antique-porcelain-smoking-head-ashtray-by-schafer-vater-by-the-light-of-the-silvery-moon


https://www.rubylane.com/item/1836869-Matchx20Holderx2cx20Sickx20Head/Original-Schafer-Vater-Match-Holder-Sick?search=1&t=6fc2b2c0


5 comentários:

  1. Quem diria que era uma fosforeira e cinzeiro!
    Eu julguei, quando o compraste, que era um paliteiro. Estas peças introduzem sempre um elemento de surpresa.
    Mas tem lógica que aquela boca imensa, aberta, tenha a função de cinzeiro.
    Que interessante!
    Pode não ter valor comercial, mas tem valor afetivo e seguramente deverá representar algum personagem que seria reconhecível à época em que foi produzido.
    Talvez o que está escrito por baixo seja o nome do personagem real, do qual foi feita esta caricatura.
    A data parece-me ser 1917.
    Parabéns pelas descobertas que até a mim me admiraram.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Como referi no blog, o paliteiro é uma objecto muito português. Já tinha feito algumas pesquisas anteriormente sobre o assunto, e lá fora, estes objectos perfurados ou com um recipiente adossado, são normalmente fosforeiras.

      Também acredito que o boneco, aqui mostrado, deveria representar um tipo popular, que na época era facilmente reconhecido por todos. Aliás, encontrei na net algumas destas figurinhas da Schafer & Vater representado por exemplo, um frade ou um um judeu. Aliás, há um certo paralelo entre as produções da Schafer & Vater e as da fábrica das Caldas de Rafael Bordalo Pinheiro.

      A data de 1917 coincide com o período em que esta peça terá sido fabricada e também penso que o resto da inscrição será relativa ao nome da personagem caricaturada.

      Um abraço


      Eliminar
  2. Que interessante, desconhecia. Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida

      Muito obrigado pelo seu comentário e pela sua fidelidade como leitora. Um abraço

      Eliminar