domingo, 14 de maio de 2023

Uma caixa de prata com um retrato de uma senhora



Depois da morte do meu pai, escolhi esta caixinha de prata com o retrato de uma senhora. Sempre gostei muito dela e recordo-me de a ver durante décadas em casa dos meus pais em cima da mesma mesinha. É um objecto que me trará sempre à memória o ambiente da casa onde fui criado e os meus próprios pais.

Muito antes de ser minha sempre a namorei à distância e durante uns quantos anos convenci-me de que seria umas dessas caixinhas antigas, com um retrato pintado autêntico em miniatura, que serviam para recordar a memória de um antepassado, guardar rapé, uma jóia, o caracol de cabelo de uma pessoa amada ou como diriam os franceses, un tout petit rien.


Mas ainda antes de ficar com uma ela, resolvi desmonta-la e depressa me apercebi que o retrato da senhora não era uma pintura original, mas sim uma estampa, talvez uma cromolitografia, enfim uma reprodução qualquer recortada de uma revista ou de um álbum e usada por um ourives para decorar a caixinha e proporcionar ao cliente a sensação de estar a comprar uma peça clássica, que ficaria muito bem em cima de uma mesinha ao estilo D. Maria ou Império.

Apesar de saber que a caixinha não era antiga, resolvi ficar com ela na mesma e de facto encontrei-lhe rapidamente um lugar na minha casa atafulhada de velharias.

A caixinha encontrou rapidamente o lugar certo da minha casa

Já na minha casa resolvi saber mais sobre esta pequena caixa e olhar para ela atentamente. Apesar de ser indiscutivelmente de prata não apresenta qualquer marca de ourives ou do punção de um ensaiador, o que lhe diminui de imediato o valor comercial. Quanto à dama vestida à moda Império, tive uma sensação que já tinha visto aquele retrato algures. Pensei tratar-se de Lady Hamilton (1765 -1815), essa demi-mondaine, célebre por ter sido amante de Lord Nelson e fiz algumas pesquisas nesse sentido, mas infelizmente não era. Teria graça em casa o retrato de uma cortesã, até para contrabalançar com as dúzias de santinhos e cristos que decoram o meu apartamento minúsculo. 

Maria Graham por Thomas Lawrence

Coloquei a imagem no google e encontrei um retrato de uma tal Maria Graham, uma senhora inglesa que esteve na corte do Brasil e foi perceptora da menina, que viria a ser a nossa Rainha D. Maria II. O seu retrato pintado por Sir Thomas Lawrence apresentava muitas semelhanças estilísticas com a Senhora da minha caixinha de prata. Pesquisei então no google pelo nome deste artista britânico e rapidamente descobri que a Senhora da minha caixinha é uma reprodução de uma pintura de Sir Thomas Lawrence, retratando Sarah Siddons (1755-1831), uma das actrizes de teatro mais famosas de sempre do Reino Unido. 

Sarah Siddons por Thomas Lawrence. Foto de https://mydailyartdisplay.uk/2014/08/24/sarah-siddons/

Segundo os relatos da época, as suas representações eram brilhantes e dedicou-se ao chamado teatro declamado, interpretando papéis de peças de William Shakespeare, entre outros. Serviu de musa aos melhores pintores britânicos de então, como Joshua Reynolds e Thomas Gainsborough, que a imortalizaram na tela.

Sarah Siddons por Thomas Gainsborough

A reprodução da minha caixinha foi então feita a partir de uma pintura de Sir Thomas Lawrence (1769-1830), executada em 1797, representando Sarah Siddons no papel Mrs Haller, na peça The Stranger, da autoria do dramaturgo alemão August Friedrich Ferdinand von Kotzebue. A pintura original encontra-se hoje na Tate Gallery, em Londres, com o nº de inventário N00785 e a partir dela imprimiram-se ao longo do século XIX e ainda no XX, muitas estampas, como esta fotogravura, que aqui apresento, da Photographische Gesellschaft datada mais ou menos por volta de 1900. Terá sido uma destas estampas mais recentes, que foi usada para decorar a minha caixinha em prata.

Reprodução de c. de 1900 da Photographische Gesellschaft. Foto da National Portrait Gallery


Quanto à época, em que esta caixinha de prata foi executada, é muito difícil encontrar datas. Tenho a ideia que só apareceu lá em casa, quando já estaria no início da adolescência ou da juventude. Os meus pais não compravam pratas, portanto tenho ideia que terá sido herdada da minha avó, ou bisavó, do lado paterno e talvez por isso possa presumir, que será coisa da primeira metade do século XX.

Em suma esta caixinha de prata, com uma reprodução impressa de um retrato de Sarah Siddons tem pouco valor comercial, mas é muito decorativa e sempre que olho para ela, revejo uma imagem da casa dos meus pais e isso é para mim é um valor mais que suficiente.




Ligações consultadas:





10 comentários:

  1. Brilhante a sua pesquisa e dedicação ao conhecimento. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) anónimo(a)
      Muito obrigado pelo comentário. É sempre um prazer saber que o escrevo agrada a quem está do outro lado do monitor.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Caro(a) anónimo(a)
      Agradeço muito as suas felicitações!!

      Um abraço

      Eliminar
  3. És um estudioso brilhante
    Parabéns pelo trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro(a) anónimo(a)
      Muito obrigado. Não sou exactamente brilhante. Mas, talvez por ser bibliotecário tenho uma pratica grande de pesquisa e estas coisas dão-me muito prazer. Um abraço

      Eliminar
  4. Esta caixa tem valor afetivo, e isso é o mais importante para mantermos as coisas conosco.
    Se é valiosa ou não, isso é outro assunto.
    Todos nós mantemos coisas conosco que nos tocam especialmente, e é um motivo tão válido como qualquer outro.
    Espero que a mantenhas por muitos e muitos anos, e que passe para outra pessoa que a queira por uma razão similar, isso faz toda a diferença para uma peça tão singela quanto esta.
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      Creio que temos uma certa tendência a atribuir um maior valor comercial às peças de família, que nos habituámos a ver durante décadas na casa onde fomos criados ou de uma avó. Acabamos por misturar na nossa cabeça o valor sentimental com o comercial. Esta caixinha que sempre gostei tanto é um bom exemplo disso.

      Um abraço

      Eliminar
  5. Uma história maravilhosa em torno de uma caixa :-) Bom dia!

    ResponderEliminar