quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Terrina atribuída à Fábrica da Bica do Sapato

A nossa seguidora misteriosa decidiu enviar-nos por e-mail uma peça atribuída à Fábrica da Bica do Sapato.

Apesar de as faianças deste centro de fabrico serem das mais procuradas pelos coleccionadores e antiquários o conhecimento da sua produção é escasso. Na realidade, sabe-se através dos documentos de arquivo, que a Fábrica existiu entre 1796 e 1818 e que em 1824 já não constava dos mapas estatísticos das fábricas do Reino, que se efectuavam nas altura.

Sucedeu-lhe no mesmo sítio, na calçada dos Cesteiros, ali para Santa Apolónia, mas uma década mais tarde, a Fábrica de Vítor Roseira, que produziu milhares de azulejos paras as fachadas dos prédios lisboetas.


A única peça que se conhece marcada da Fábrica da Roseira é esta Lavanda, que pertence a uma colecção particular e foi a partir dela que Artur Sandão, o celebre especialista em cerâmica, por comparação estilística, fez pela primeira vez uma série de atribuições a outras peças sem marca e a partir dessas, os antiquários fizeram mais outras quantas atribuições.

Esta explicação para a existência de uma única peça marcada da Bica do Sapato não se prende com o acaso, mas antes, porque na sociedade de antigo regime portuguesa, ainda corporativa, era necessário a uma fábrica, que pretendesse entrar em funcionamento, requerer um alvará à Junta de Comercio, provando ser capaz de fabricar produtos de qualidade. Assim tal como o operário para passar a mestre sapateiro ou alfaiate tinha que apresentar a obra-prima, a fábrica candidata ao Alvará submetia à consideração da referida Junta uma peça de grande qualidade e com assinatura. Esta Lavanda talvez tenha sido uma dessas peças.
Escrevi estas palavras com base num dos textos de Alexandre Nobre Pais e João Pedro Monteiro presente na obra Cerâmica neoclássica em Portugal. – Lisboa: IPM, 1997

6 comentários:

  1. A terrina é uma peça que não consigo deixar de admirar, tal a sua qualidade.
    Todos nós, aqui, nesta pequena comunidade, não podemos deixar de experimentar um prazer estético na nossa produção cerâmica mais rude, por tudo aquilo que ela representa, como a repetição de formas que séculos de uso permitiram adaptar à função, o vidrado algo baço que cobre a superfície como camada de seda, de que hoje é difícil encontrar par, os brancos tintados de uma tonalidade amarelada, azulada, esverdeada ou acastanhada, que servem de fundo ao traço imaginativo do artista/artesão, que repetiu motivos tradicionais, copiou outros provenientes de paragens longínquas ou então, obra suprema, decidiu recriar modificando ou adaptando, por tudo isto, e muito mais, não é possível deixar de admirar a nossa cerâmica.
    No entanto, e a par de tudo isto, apareceu uma segunda vertente na nossa cerâmica do século XVIII, liderada pela influência europeia introduzida pela mão de Brunetto, que veio instalar-se da Real Fábrica do Rato, e que se caractariza por uma produção de um cunho mais internacional, mais erudito, de que, creio, esta terrina deve ser uma herdeira.
    É o período de ouro da nossa cerâmica, pois data do último quartel do século XVIII a fundação das principais fábricas do país, como Massarelos, Juncal, Darque (Viana do Castelo), Miragaia, Cavaquinho, Estremoz, as de Vandelli em Coimbra e no Porto (Cavaquinho), Santo António do Vale da Piedade e, por fim, a da Bica do Sapato.
    Sabe-se que a Real Fábrica do Rato partilhava pintores com a da Bica do Sapato, como Francisco de Paula e Oliveira, por isso não seria de estranhar que a influência duma extravasasse para a outra, e vice-versa.
    Fico extasiado perante o recorte do pé desta terrina, a discreção da forma das asas, a delicadeza e elegância do desenho decorativo, o uso controlado das cores, enfim, até a própria forma do bojo está perfeitamente adequada. Nada é forçado, tudo parece fluir com uma naturalidade que não deixa de nos impressionar pelo equilíbrio.
    Nada está a mais, e ainda que a cor forte colocada na pega da tampa possa parecer ferir o conjunto, está a equilibrar a faixa da mesma cor que percorre a base da peça, e é uma boa forma de a coroar condignamente.
    É uma peça absolutamente fantástica, obrigado aos donos por permitir a sua divulgação (não sei se eu o faria, ou talvez o fizesse a contragosto, o que só vem abonar a favor daqueles) e a ti porque a publicaste com uma literatura perfeitamente clara e elucidativa.
    Manel

    ResponderEliminar
  2. Manel
    Obrigado pelo teu comentário muito bem escrito e muito conhecedor, em que sintetizaste perfeitamente as características da produção cerâmica do último quartel do Século XVIII. Foi brilhante

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo seu comentário, Caro Fábio

    ResponderEliminar
  4. Olá Luís
    Mais uma deslumbrante e valiosíssima peça da nossa faiança.Bem haja à seguidora misteriosa.

    Excelente o comentário do Manel que completou o seu. Uma verdadeira história de faiança portuguesa a rivalizar com o livro do José Queiroz.
    A talhe de conversa diz ele "foi através de um amigo e carta de recomendação dele, que se dirigiu a casa do coleccionador da peça que apresenta assinada Bica do Sapato, na altura pertença do Sr.Dr Eça Azevedo, amável o recebeu deixou tirar fotos e estudar a peça.
    Acrescenta ser a primeira que vê sem ser do tipo vulgar conhecida como faiança sapateira. Este belo exemplar feito decerto com destino especial, de pasta mais fina, do mais apurado esmalte e de mais cuidada decoração, número de perfeições que lhe dão, em conjunto,outro aspecto. Acrescenta que a julgar pelo compasso do anjo segura pelas pontas, é possível que a bacia, hoje incompleta,deveria ter o gomil, fosse feita para oferecer a um arquitecto, seria Mateus Vicente, autor da Basílica da Estrela, segundo diz, jurando presunção, deveria ter negócios com a fábrica do Rato e da Bica do Sapato que forneceram azulejos.

    A Bica do Sapato primou nos reinados de D.José e de D. Maria I por decorações de flores,festões pendentes,paisagens e marinhas, motivos que repetem na azulejaria.
    Na loiça, estes ornamentos reduzem-se muitas vezes, a simples repregos, como troncos de árvores, trechos de paliçadas e arbustos, que se antepõem a rápidas indicações marítimas ou camponesas, quase sempre na cor de vinho.
    Na Bica do sapata as peças pintadas nas cores tradicionais do século XVIII, azul, verde, amarelo, cor de vinho e cor de laranja.
    Remata o autor que parte da produção de Estremoz, certamente foi para ali levada por um pintor da Bica do Sapato e também a da fábrica de Darque, em Viana do Castelo.
    Nelas a decoração tem, nas composições, o carácter das faianças da Bica do Sapato, e, na maneira de pintar,o sabor das de Darque".

    Pois quem saberá a origem da bela peça apresentada?
    Beijos
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Cara Isabel

    O seu comentário veio muito a propósito e de de facto a Lavanda apresentada faria conjunto com um Gomil. Só nos resta imaginar a beleza do Gomil e Lavanda juntos.

    A produção de faiança destes finais do XVIII, príncipios do XX é toda ela muito delicada e bonita e com um certo ar de família, sem dúvida, porque a Fábrica do Rato servia de escola aos ceramistas da época.

    Beijos

    ResponderEliminar