sexta-feira, 10 de maio de 2019

Vistas do Reno: terrina inglesa da Davenport


Ao longo dos anos o meu amigo Manel foi coleccionando muita faiança inglesa do século XIX, que ainda se encontra a bom preço no mercado das velharias em Portugal. Umas das minhas peças preferidas desta pequena colecção é esta terrina e travessa da fábrica inglesa da Davenport, com o padrão conhecido Reno, Rhine Pattern ou Rhenish views, o que em Português quer dizer, vistas do Reno. Em tempos fez parte de um serviço que apresentava várias paisagens daquele grande rio europeu, que nasce na Suíça, onde serve de fronteira entre aquele País, a Áustria e o Liechtenstein, atravessa a Alemanha, a França e desagua na Holanda A leiloeira inglesa Bonhams teve um serviço destes à venda em 2005, com 13 vistas diferentes do Reno, embora até essa data estivessem documentadas apenas 10.

Na informação que se encontra on-line normalmente indica-se que estas vistas do Reno serão aparentemente imaginárias. Contudo, no caso desta terrina, segundo alguma pesquisa que fiz, as paisagens representadas serão um pouco mais reais do que se pensava. Em primeiro lugar representarão aspectos do chamado médio Reno, uma região onde o rio corre por gargantas profundas e no alto dos montes, se alcandoram castelos medievais. É uma zona muito turística, em cujas encostas crescem extensos vinhedos e que é património mundial da UNESCO, desde 2002.
 


Em segundo lugar, pelo menos a travessa da terrina representa seguramente a vista de Ehrenbreitstein, em frente a Coblença, que na altura era um subúrbio do outro lado do Reno e que hoje faz parte daquela cidade alemã. Encontrei duas estampas com a representação de Ehrenbreitstein, Coblença e creio uma delas terá servido de fonte aos artistas da Davenport para conceberem o desenho desta travessa ou presentoir, como dizem os franceses.
 
Coblentz e o castelo de Ehrenbreitstein. Estampa com desenho de C G Schutz, gravada por Sutherland, publicada por R. Ackermann, 1820.
Publicada na obra A picturesque tour along the Rhine, from Mentz to Cologne : with illustrations of the scenes of remarkable events, and of popular traditions

 
Coblentz e o castelo de Ehrenbreitstein. Estampa da obra A Tour through Holland, along the right and left banks of the Rhine, to the south of Germany, in/ by Sir John Carr. London : Printed for R. Phillips by T. Gillet,1807

Igualmente a vista da terrina parece-me uma panorâmica da cidade de Coblença, com a sua ponte sobre o Mosela, composta livremente a partir de estampas da época, muito embora aqui não haja uma semelhança tão evidente entre estas imagens e a peça de loiça, como na vista de Ehrenbreitstein.
 
 
 
 
Relativamente à tampa da terrina não consegui identificar a paisagem representada, embora seja uma panorâmica típica do médio Reno, onde o rio corre entre gargantas profundas e nas margens erguem-se povoações históricas com as suas torres de igrejas.
 
 
Andernach. Uma típica paisagem do Médio Reno. Estampa da obra A Tour through Holland, along the right and left banks of the Rhine, to the south of Germany, in/ by Sir John Carr. London : Printed for R. Phillips by T. Gillet,1807

Nas primeiras décadas do século XIX foram publicados uns quantos livros de viagens sobre o Reno, como por exemplo A picturesque tour along the Rhine, from Mentz to Cologne, London : R. Ackermann, 1820, A Tour through Holland, along the right and left banks of the Rhine, to the south of Germany, in/ by Sir John Carr. London : Printed for R. Phillips by T. Gillet, 1807 ou ainda, Tombleson's views of the Rhine, London : W. Tombleson & Co, 1832 e seria muito interessante poder comprar as ilustrações destes livros com as todas peças deste serviço da Davenport para chegar a conclusões mais definitivas.
 

Esta travessa da Davenport, com a marca impressa a azul terá sido produzida em meados do século XIX, numa época em que o movimento romântico descobriu os castelos medievais arruinados do Reno com panorâmicas majestosas e as viagens por aquele rio tornaram-se parte do circuito do Grand Tour. Esta louça da Davenport permitia satisfazer o gosto pela Idade Média e pelas paisagens românticas, trovadores, valquírias e princesas encantadas aquelas pessoas com algum dinheiro para comprarem um serviço de faiança, mas não o suficiente o suficiente para empreenderem uma viajem ao longo do Reno.
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Na altura comprei esta terrina através de um site de vendas na net, mas fi-lo a medo, com receio da peça ser diferente do que era apregoado, mas como o preço era convidativo, lá me habilitei à sua aquisição.
    As peças inglesas continuam a preços muito convidativos nos nossos mercados, mas não sei por quanto tempo. Quando vejo os mercados estrangeiros, sobretudo os americanos, ou mesmo ingleses, fico com os cabelos, que não tenho, em pé. Se eles descobrem o nosso mercado posso dizer adeus às minhas compras de loiça inglesa.

    Mas, no final, revelou-se uma peça que me agradou bastante, e com formas que me fazem lembrar as formas da prataria barroca, interpretadas pelos ingleses do romantismo da segunda metade do XIX.
    Já passaram quase 15 anos desde que a tenho, e continua a ser uma das minhas peças favoritas.
    Na altura fiz uma pesquisa, verifiquei serem vistas do Reno, mas fiquei por aí.
    Mas tu aprofundaste a pesquisa e descobriste que as vistas parece que são mesmo reais e não fantasiosas.

    A Maria Andrade, no seu blog, apresentou igualmente um prato deste serviço.
    Na altura enviei-lhe também uma fotografia desta terrina.
    Muito boa pesquisa!
    Manel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manel

      O blog da Maria Andrade serviu-me de ponto de partida para estas minhas pesquisas sobre este padrão fantástico. A partir daqui procurei na wikipedia informações sobre o Reno na arte, onde encontrei referência a livros de viagens da segunda metade do XIX e seguida fiz umas quarenta ou cinquentas pesquisas na net sobre vistas do Reno em gravura no século XIX, até chegar a alguns resultados mais sólidos, percebendo que esta travessa representa vistas do Médio Reno, de Coblença e de Ehrenbreitstein em particular. No fundo usei a minha prática de pesquisa de material impresso que minha profissão de bibliotecário me deu ao longo dos anos

      As formas neobarrocas são outro aspecto muito interessante deste conjunto.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Margarida

      Muito obrigado pelo seu comentário. Este padrão das vistas do Reno é dos mais bonitos da louça inglesa.

      Bjos e bom fim-de-semana

      Eliminar
    2. Boa noite, desculpe estar a incomodar , mas tenho andado a procura de sites para por uma terrina Davenport azul séc XIX sem nenhuma lasca está mto direitinha.
      Se PME puder ajudar agradeço
      Abraço

      Eliminar
    3. Caro(a) desconhecido(a)

      Obrigado pelo seu comentário, mas não o entendi muito bem. Pretende saber informações sobre quem poderá fazer restauro de cerâmica ou deseja comprar esta peça?

      Em todo o caso, não comercializo velharias. Esta página é dedicada ao colecionismo e à história.

      Um abraço

      Eliminar